A prova de Matemática e suas tecnologias no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é composta por 45 questões e sobre os assuntos mais pertinentes do Ensino Médio. Os enunciados são contextualizados com atualidades e exigem raciocino e interpretação do participante para resolver a questão.

Algumas matérias de matemática são pedidas em quase todas as edições do ENEM e o participante deve dar uma atenção especial a elas. O exame exige do aluno apenas os conhecimento básicos e práticos. Podem cair questões simples de multiplicação, médias IMC, conversão de medidas e outros.

A prova de matemática também exige que o participante esteja afiado na leitura e interpretação e pode ser exigida na leitura de tabelas, gráficos e alguns textos. E para que o participante garanta a questão de interpretação é necessário estar calmo e ler com muita atenção.

Geometria

O ENEM costuma pedir questões sobre o dia-a-dia e em nosso cotidiano está repleto de figuras como paralelepípedos, triângulos, esferas, cone, cilindros, cubos, pirâmide retângulos e círculos. As questões sobre volume de sólidos e área de figuras planas e encontrar valores dos tamanhos de arestas, semelhança de triângulos e outras figuras, estão sempre presentes.

O Teorema de Pitágoras que trata das semelhanças de triângulos tem presença marcada em muitas provas do ENEM.  A Trigonometria pode surgir em questões que façam referencia à ângulo, e como usar o cosseno, seno e tangente e o plano cartesiano.

Estatística

A leitura e interpretação de gráficos e tabelas costumeiramente aparece nas provas, portanto, médias aritméticas simples ou compostas, modas e medianas podem estar presente no exame.

Cálculos e Porcentagens

A prova do ENEM trata de conceitos básicos e práticos até na matemático portanto o participante precisar estar afiado para resolver questões de operações simples como multiplicação, divisão, soma e subtração que exijam raciocino lógico. As questões de porcentagem são pouco complexas e referenciam ao cotidiano como taxas, juros e outros. Para sair bem nestes tipos de questões é necessário que o participante faça o maior numero de questões possíveis para treinar.

Probabilidade

As questões de probabilidade também precisam ser treinadas e quanto mais exercícios resolvidos, melhor. Não são exigidos do participante muita teoria mas é relevante que o aluno saiba encontrar soluções em questões de análise combinatória. As questões são um pouco mais complexas e podem relacionar com outras disciplinas da matemática.

Problema e Equações

As funções de primeiro e segundo grau são questões garantidas no exame e podem estar dentro de vários contextos da atualidade. Podem cair em formas de gráficos, para analisar as retas ou curvas que as funções apresentam.

Os problemas sobre funções podem exigir que o participante saiba encontrar área mínima ou máxima. As relações de grandeza são fortes candidatas a aparecerem e as equações surgem de modo simples, básicos e certamente serão citadas. É importante que o participante saiba montar uma equação tomando por base o enunciado.

O ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio será realizado nos dias 3 e 4 de Novembro. Cada prova será composta por 45 questões, dando um total de 90 questões por dia, além de uma redação exigida no segundo dia de realização de prova.

No primeiro dia o participante tem 4 horas e meia para concretizar as 90 questões do exame e as provas são Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias.

No segundo dia o participante terá 4 horas e meia para realizar a prova e 1 hora a mais para escrever a redação, totalizando 5 horas e meia de prova. Serão 90 questões, sendo 45 de Linguagens, Códigos e suas tecnologias, 45 de Matemática e suas Linguagens e uma redação. Na redação é exigido que o participante escreva no mínimo sete e no máximo 30 linhas e o gênero exigido é o dissertativo-argumentativo.

O Gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio será divulgado no dia 7 de Novembro e o resultado com o desempenho individual no dia 28 de Dezembro e poderá ser visto no site oficial do ENEM.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]