Descubra tudo sobre o Enem em MG

Enem — Escrito por

Quando o assunto é faculdade, quem mora – ou quer morar – em Minas Gerais não tem do que reclamar: tem opção de curso superior em todas as áreas do conhecimento.

E mais: com uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dá para concorrer a uma vaga em centenas de instituições públicas e particulares pelo estado, mesmo nas menores cidades.

Com os processos seletivos que usam a nota do Enem o candidato pode estudar de graça, financiar os estudos e até entrar na faculdade sem fazer vestibular.

Está achando bom demais para ser verdade? Pois tem mais. Fomos atrás de todos os benefícios ligados ao Enem em MG e contamos tudo para você.

Confira a seguir!

Para que serve o Enem em MG

O Enem foi criado para avaliar o nível de conhecimento dos estudantes brasileiros sobre os conteúdos do ensino médio.

Em todo o país, ao longo dos anos, o exame foi crescendo, ganhando importância e popularidade, até se transformar em um verdadeiro passaporte para o ensino superior.

Hoje, muitas universidades – tanto em Minas como em todo o país – acabaram totalmente com seus vestibulares e passaram a usar somente as notas do Enem como critério de seleção. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é um exemplo disso.

Outras tantas passaram a distribuir uma parte de suas vagas aos alunos que se deram bem no exame.

Pelo Brasil, mais de uma centena de universidades públicas já aderiram a esse formato. Entre as particulares, o número é muitas vezes maior!

Quando acontece o Enem em MG

O Enem acontece uma vez por ano, geralmente no mês de novembro, em todo o país.

São quatro provas objetivas, mais uma redação.

As provas têm 45 questões cada, nas seguintes áreas:

  • Matemática
  • Ciências da Natureza (que engloba Química, Física e Biologia)
  • Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Literatura, Artes e Tecnologias da Informação.)
  • Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

Já a redação aborda algum tema da atualidade. A gente só descobre sobre o que vai escrever na hora em que vai fazer a prova.

O Enem acontece em dois domingos seguidos. No primeiro dia tem as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. No segundo, Matemática e Ciências da Natureza.

As provas são aplicadas simultaneamente em todos os estados brasileiros.

Quem pode fazer o Enem em MG

Qualquer pessoa que já tenha concluído o ensino médio ou esteja concluindo essa etapa de escolaridade pode participar do Enem.

Quem ainda não está no terceiro ano do ensino médio pode fazer o Enem na condição de “treineiro” – somente para se familiarizar com o formato, pois não poderá usar a nota do exame para entrar na faculdade.

As inscrições abrem no mês de maio.

Processos seletivos que usam o Enem em MG

Em Minas, temos pelo menos quatro grandes processos seletivos que usam a nota do Enem. Um deles em instituições públicas e os outros três, em particulares.

Conheça:

  • Sisu – O Sistema de Seleção Unificada acontece duas vezes por ano. Ele usa a nota do Enem para distribuir vagas em universidades federais, estaduais e institutos de educação, ciência e tecnologia. Para participar do Sisu basta ter feito a edição mais recente do Enem e não ter tirado zero na redação. O processo seletivo é concorridíssimo, portanto quanto maior a nota nas provas, maiores as chances de passar.
  • ProUni – O Programa Universidade para Todos usa a nota do Enem para distribuir bolsas de estudos em faculdades. Para participar, o candidato precisa ter feito o exame mais recente e se encaixar em certos critérios de renda e formação escolar. O ProUni também abre inscrições duas vezes ao ano e várias faculdades particulares de MG ou com sede no estado participam do programa, que oferece bolsas em cursos presenciais e a distância.
  • FIES – O Fundo de Financiamento Estudantil ajuda a pagar a mensalidade do curso superior a juros baixos, com um prazo longo para pagamento da dívida. Para concorrer ao benefício é preciso se encaixar nos requisitos de desempenho no Enem e perfil de renda familiar. O FIES também acontece duas vezes ao ano e está disponível em diversas faculdades particulares de MG.
  • Ingresso Direto – O ingresso direto é a forma mais tranquila de conseguir uma vaga em MG. Com ele, o candidato só tem que apresentar a nota que obteve no Enem – geralmente vale de qualquer edição – e correr para fazer a matrícula. Para isso, tem que alcançar o desempenho definido pela faculdade. É uma forma simples e rápida de entrar no ensino superior privado. O sistema é adotado por várias instituições mineiras.

 

Universidades que aceitam o Enem em MG

Como a gente já tinha falado lá em cima, a UFMG é uma das tantas instituições mineiras de ensino que participam do Enem.

Mas não tem só ela na lista, não. A relação é muito maior!

São dezenas instituições públicas e particulares com presença em todas as regiões mineiras.

Conheça algumas:

Universidades particulares de MG que aceitam o Enem

Podemos encontrar muitas opções entre as faculdades particulares presentes em Minas Gerais que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso.

São instituições que oferecem cursos presenciais e a distância em diferentes áreas do conhecimento.

A melhor dica que podemos dar aqui é: na hora de buscar uma faculdade para estudar, verifique se a instituição é bem avaliada pelo Ministério da Educação, se tem uma boa infraestrutura e, claro, se oferece o curso que você quer, na modalidade que você prefere.

A gente trouxe algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC com presença em MG para você levar em conta na hora de tentar uma vaga.

Confira:

Universidades públicas que aceitam o Enem em MG

  • Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)
  • Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
  • Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG)
  • Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG)
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG)
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas)
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM)
  • Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

 

Veja também:

Descubra tudo sobre o Enem em SP

Está em MG e vai fazer o Enem? Conte para a gente em qual processo seletivo você pretende se inscrever!

Comente