Saiba tudo sobre a página do participante do Enem

Enem — Escrito por

Esteja por dentro de tudo sobre a página do participante Enem e saiba como utilizá-lo para acessar informações importantes!

Você já deve ter percebido que, se deseja cursar uma faculdade, a primeira sugestão que as pessoas dão é fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De fato, ela é, sem dúvidas, a avaliação mais importante para aqueles que pretendem entrar no ensino superior brasileiro.

Isso porque, com os resultados desse exame, é possível tentar uma vaga em diversas universidades. Elas utilizam as notas alcançadas pelos candidatos no Enem para selecionar quem poderá ingressar na faculdade.

Tocamos neste ponto para que você entenda o seguinte: a página do participante do Enem é onde você encontra todas as informações sobre sua inscrição, seu local de prova e resultados.

Então, vamos saber mais sobre essa prova e a página do participante.

A página do participante: tudo sobre a sua inscrição no Enem

Quando você entra no portal do Enem, há uma página importantíssima dentro dele — a do participante, local onde você encontra todas as informações sobre sua inscrição.

Para acessar a página do participante, você precisa inserir:

  • CPF
  • Senha cadastrada no momento da inscrição
  • Conferência da figura indicada

Página do Participante

Para que você entenda melhor, é por meio do acesso à página do participante do Enem que você pode:

  • Realizar sua inscrição
  • Emitir o boleto com a taxa de inscrição a ser paga
  • Solicitar isenção da taxa de inscrição
  • Acessar o seu local de prova
  • Acessar suas notas finais

Realizar inscrição na página do participante Enem

Para que você possa se inscrever para fazer a prova do Enem, você precisa:

  • Informar seus dados pessoais, como nome completo e documentos.
  • Informar o nome da escola em que concluiu ou vai concluir o ensino médio.
  • Responder um questionário socioeconômico sobre sua realidade social.
  • Escolher uma senha para acessar as próximas etapas do processo.

Informações sobre taxa de inscrição na página do participante

Quando você terminar de realizar sua inscrição, o sistema vai gerar o boleto com uma taxa a ser paga em qualquer banco, nas casas lotéricas ou nas agências dos correios.

Preste atenção à data de vencimento que estará registrada no boleto, pois você precisa pagar até o dia informado para realmente poder fazer a prova.

Contudo, é possível também solicitar isenção da taxa de inscrição para que você não precise pagar o valor da prova.

Todas as pessoas que vão concluir o ensino médio em escolas públicas podem solicitar isenção da taxa de inscrição. Então, se esse é seu caso, você poderá economizar esse dinheiro.

Conferir o local de prova na página do participante

Para saber qual é o seu local de prova e se planejar para estar presente no dia da realização do Enem, basta acessar o seu cartão de confirmação. Ele estará disponível na página do participante a partir de outubro.

Conferir sua nota do Enem na página do participante

O momento mais esperado do Enem com certeza é o dia em que saem os resultados, que só pode ser acessado na página do candidato. É nela que você saberá quanto tirou na redação e em todas as outras provas.

O resultado do Enem tem previsão de ser divulgado na segunda semana de janeiro e, para consultar o seu, basta ter o CPF em mãos e a senha cadastrada na inscrição. O resultado para treineiros serão divulgados somente em março.

Fazer faculdade com a nota do Enem

Há várias maneiras de utilizar as notas do Enem para se tornar um universitário. Quer saber como? Por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (FIES)!

Além desses programas do governo federal, também é possível utilizar as notas para prestar vestibular em qualquer faculdade do País, inclusive em instituições privadas.

Abaixo, listamos algumas faculdades particulares que são reconhecidas pelo MEC pela sua qualidade de ensino e  oferecem ProUni e Fies, além de outras facilidades financeiras.

Essas faculdades aceitam a nota do Enem como forma de entrada nos cursos que oferecem e também contam com bolsas e financiamentos próprios.

Vale a pena conhecê-las e saber um pouco mais sobre os cursos que oferecem.

Veja também:

Enem 2018 – saiba quais as notas de corte para cada curso
Saiba como estudar numa faculdade EAD com a nota do Enem

Agora que você já sabe tudo sobre o Enem e a página do participante, queremos saber quais são seus planos! Já tem ideia de qual faculdade quer estudar? Deixe um comentário abaixo!

Comente