Enem passo a passo

Enem — Escrito por

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a prova mais esperada do ano para milhões de brasileiros. O número de participantes cresce a cada edição e o principal motivo é que a nota do Enem pode ser usada para entrar na faculdade, conseguir bolsas de estudos e financiamento estudantil.

Apesar de ser uma prova complexa que dura dois dias, com 180 questões e uma redação, participar do Enem é simples.

Em poucos passos você consegue se inscrever pela internet, consultar seu local de prova, fazer o Exame e depois é só esperar o resultado.

Preparamos um passo a passo com tudo o que você precisa fazer para participar do Enem!

 

1. Faça sua inscrição

Para participar do Enem, primeiro você precisa se inscrever. As inscrições normalmente abrem em maio, mês em que é publicado o Edital do Enem.

Se você tiver um computador com acesso à Internet, nem precisa sair de casa para se inscrever no Enem. Quando abrirem as inscrições, faça o seguinte:

  1. Acesse o site oficial do Enem.
  2. Clique no link para fazer a sua inscrição.
  3. Faça o seu cadastro, informando seu CPF e criando uma senha.
  4. Preencha todas as informações solicitadas.
  5. Imprima o boleto da taxa de inscrição e faça o pagamento o quanto antes. Se você estudar em escola pública, estará isento automaticamente e não precisará pagar a taxa. Caso seja estudante de baixa renda, confira os requisitos no Edital do Enem, marque essa opção e solicite a isenção preenchendo o formulário disponível na página de inscrição. Em seguida, volte para ver se seu pedido foi aceito.

 

2. Comece a estudar

Assim como acontece em outras provas que avaliam muitas competências e conteúdos, como o Vestibular, o segredo do sucesso no Enem é começar a estudar o quanto antes.

Quando você evita deixar tudo para a última hora e se organiza para aprender e treinar o conteúdo aos poucos, só tem a ganhar:

  • Seu aprendizado será mais consistente, com tempo suficiente para tirar dúvidas.
  • Você se familiarizará com o tipo de questão pedida no Exame.
  • O tempo para responder cada questão diminuirá.
  • Você ficará mais confiante para fazer a prova com tranquilidade.

Se você ainda estiver cursando o ensino médio, aproveite para esclarecer todas as dúvidas com os professores. Muitas escolas organizam simulados do Enem para os alunos treinarem não só o formato da prova, mas terem mais agilidade ao responder as questões da prova dentro do tempo-limite do Exame. Agarre essa oportunidade e faça todos os simulados que puder!

Caso você já tenha concluído o ensino médio, pode fazer cursinhos preparatórios ou mesmo estudar sozinho. Uma boa técnica de estudo é baixar gratuitamente as provas dos últimos anos no site do Enem e resolver as questões para descobrir o que já sabe bem e quais matérias precisa estudar mais.

Para fazer um simulado em casa, imprima os cadernos de prova e organize um local silencioso e sem distrações para fazer a o Exame. Marque o tempo exato para começar e terminar, seguindo o mesmo prazo definido no Enem. Não consulte nenhum material e desligue o celular. A ideia é resolver as questões como se você estivesse na sala de prova! Quando terminar, baixe o gabarito no site do Enem e confira suas respostas.

Treinar a redação também é muito importante! O Enem pede que o texto seja do modelo dissertativo-argumentativo e você precisará expor seu ponto de vista sobre o tema proposto, desenvolver argumentos e fazer uma proposta de intervenção social para aquele problema, respeitando os Direitos Humanos.

Uma atividade que ajuda muito a resolver a prova do Enem e fazer uma boa redação é ler muito. Jornais e revistas ajudam a ficar atualizado sobre os grandes temas da atualidade. Ao praticar a leitura você melhora sua capacidade de interpretação, uma competência fundamental para entender as questões das provas objetivas e redigir um texto dentro do tema proposto. Vale lembrar que a fuga do tema é o principal motivo para um zero na redação do Enem.

 

3. Chegue com antecedência ao local da prova

Consulte seu local de prova e o número da sala assim que a informação estiver disponível. Procure fazer o trajeto da sua casa até o local da prova uns dias antes, de preferência com o mesmo meio de transporte que usará para chegar na data do Exame.

É muito importante calcular uma folga, um tempo a mais para imprevistos, pois nos dois dias do Enem o trânsito fica bem mais complicado. Organize-se para chegar lá pelo menos uma hora antes da abertura dos portões, entre assim que for permitido e dirija-se logo até a sua sala.

Um dia antes, durma bem e se alimente corretamente.

Leve apenas os documentos e materiais necessários e permitidos para fazer a prova do Enem.

 

4. Não esqueça do cartão-resposta e da folha de redação

No primeiro dia de prova do Enem (sábado), você deverá responder 90 questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza em 4 horas e 30 minutos.

No segundo dia (domingo), são 5 horas e 30 minutos para resolver 90 questões de Matemática e Linguagens e fazer a Redação.

Dentro desse prazo já está incluído o preenchimento do cartão-resposta e da folha de redação.

Reserve um tempo para fazer isso com calma, pois o Inep (organizador do Enem) não corrige rascunhos do caderno de prova. O que vale é o que você preencheu no cartão-resposta e na folha de redação.

 

5. Confira o gabarito e aguarde o resultado

O Gabarito Oficial do Enem é divulgado poucos dias depois da prova. Você pode conferir quantas respostas acertou, mas só com essa informação não dá para saber a sua pontuação no Enem.

Isso porque a redação é corrigida manualmente e a nota das provas objetivas é feita a partir de um cálculo complexo que leva em consideração o desempenho de todos os candidatos para determinar o nível de dificuldade das questões. Se você acertar uma questão que quase ninguém acertou, por exemplo, terá mais pontos nesse item.

O resultado do Enem, com a nota da redação e a sua pontuação nas provas objetivas sai alguns meses depois do Exame, normalmente entre o fim de dezembro e as primeiras semanas de janeiro.

 

Veja também:

Como somar a nota do Enem

 

Comente