Algumas dúvidas sempre surgem quando o aluno resolve prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). De fato, o processo, desde o dia da inscrição até a realização das provas, exige atenção aos detalhes. Por isso, algumas dúvidas se tornam mais recorrentes.

Para ajudá-lo, selecionamos as perguntas mais frequentes sobre o Enem. Uma contribuição e tanto para quem vai passar por esta importante etapa a fim de obter a conclusão do ensino médio ou mesmo uma colocação em universidades.

Enem: perguntas e respostas

Há uma infinidade de dúvidas frequentes sobre o Enem. Confira as principais perguntas e suas respectivas respostas:

1- Quem pode fazer o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, pode ser feito por todos os estudantes que já concluíram o ensino médio e possuem mais de 18 anos ou que concluirão no ano que prestarão as provas. Para os alunos da rede pública de educação, a inscrição é gratuita. Para os demais candidatos, o valor da inscrição é de R$35,00.

2 -Quais os documentos necessários para a inscrição?

Para se inscrever no Exame, os alunos precisam ter em mãos os números de seu CPF e documento de identidade. Vale lembrar que o aluno também precisa ter um endereço de e-mail válido. A partir da inscrição, os candidatos terão um número para acompanhar todo o processo, saber o endereço da prova, por exemplo, além de poderem verificar o seu desempenho, quando as notas forem divulgadas.

3- No dia das provas, o que eu posso ou não levar?

Um documento original com foto é o primeiro item que jamais pode ser esquecido. Na ausência do RG, a carteira de trabalho e outros documentos comprobatórios podem ser utilizados.

Compondo a lista dos itens que podem ser levados, também entram comidas e bebidas, além de caneta preta ou azul, com tubo transparente, para o preenchimento das questões. Réguas, calculadoras, lápis e borracha são proibidos no Enem. Os equipamentos eletrônicos, como celular e fones de ouvidos também são banidos, assim como bonés. Para as meninas, o ideal é ter em mãos um elástico para prender os cabelos!

4 -Como são estabelecidas as notas?

A nota do Enem está relacionada ao número de acertos da prova, com exceção da redação, que pode variar de 0 a 1000, conforme critérios de avaliação: coesão e coerência. No entanto, o Inep – Instituto responsável pelas provas – disponibiliza uma tabela que ajuda os candidatos a avaliarem o seu desempenho.

5 – Por que existem provas de cores diferentes?

Esta é uma estratégia para evitar a famosa “cola”. Os cadernos de prova do Enem estão nas cores rosa, azul, amarela e branca, mas a única diferença entre elas é a cor e a ordem das questões, além das opções de resposta. O conteúdo é o mesmo.

6 – Quanto tempo eu terei para responder as questões?

É importante atentar-se ao tempo para realização das provas. No primeiro dia os candidatos terão 4h30 para responder às questões. Já no segundo, a prova e a redação podem ser executadas em 5h30. Vale lembrar que o tempo mínimo de permanência é de 2h.

7- Como as redações são avaliadas?

São cinco as competências avaliadas na redação, segundo o manual do Enem:

  • Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita;

  • Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;

  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: o seu;

  • Mostrar conhecimento dos mecanismos linguísticos fundamentais para a construção de uma argumentação;

  • Elaborar uma proposta para solucionar o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

8 -Como saberei sobre o meu desempenho na prova?

O Inep tem até três dias, após o último dia de prova, para divulgar o gabarito oficial. Normalmente, os candidatos verificam o desempenho na prova de múltipla escolha a partir deste gabarito e esperam o resultado oficial, que vem com a nota da redação em uma data já estipulada pelo Mec.

Listamos aqui as perguntas mais frequentes sobre o Enem. Estas questões podem parecer simples, mas com toda certeza precisam ser de conhecimento de todos os candidatos do Exame para o sucesso.

E você, tem alguma dúvida? Compartilhe-as conosco!