Descubra como conseguir vaga no Prouni com a nota do Enem

Prouni — Escrito por

Vai iniciar o ensino superior e pretende se inscrever no ProUni? Para isso é preciso ter feito o Enem e atender a critérios socioeconômicos. Saiba agora como usar sua nota do Enem no ProUni!

A nota do Enem é utilizada como critério para selecionar os alunos para o ingresso no ensino superior. Tanto universidades federais como faculdades particulares têm adotado o Exame como forma de ingresso.

Além disso, programas como ProUni, Fies e Sisu também utilizam a nota do Enem como critério. Portanto, se você pretende participar do ProUni, fique atento às datas e demais informações sobre como realizar o Enem.

Como utilizar a nota no Enem no ProUni

O que é o ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um programa criado pelo governo federal para ajudar alunos de baixa renda a ingressarem no ensino superior. O ProUni oferece bolsas de estudos de 50% e 100% da mensalidade em universidades privadas. As inscrições para participar do Programa acontecem duas vezes por ano: no primeiro e no segundo semestres.

Como dissemos, para participar do ProUni e concorrer às bolsas é imprescindível que o candidato tenha feito o Enem. E não basta apenas realizar as provas, o candidato deve obter pelo menos 450 pontos de média e não zerar a redação.

Inscrições para o ProUni

As inscrições para o ProUni devem ser feitas no site do Programa. No momento do cadastro, você deverá informar o CPF, o número de inscrição do Enem e criar uma senha.

Ao acessar o site, o candidato pode escolher, por ordem de prioridade, até duas opções de cursos em uma ou mais instituições. E deve indicar o tipo de bolsa na qual se enquadra (50% ou 100%)!

Quando o prazo para realizar as inscrições se encerrar, caso haja mais alunos do que vagas, o Programa selecionará os candidatos melhor classificados em cada curso, de acordo com a nota obtida no Enem. Ou seja, aqueles que conseguirem as melhores notas no Enem terão mais chances de conseguir uma bolsa e iniciar sua graduação!

Uma vez por dia, o ProUni calcula a nota de corte para cada curso. Dessa forma, o estudante pode saber se a sua nota permite que ele consiga a bolsa na faculdade em que se inscreveu. E a boa notícia é que se você não tem a nota necessária, poderá alterar suas opções até o último dia, garantindo uma vaga no ensino superior!

Tipos de bolsas ofertadas pelo ProUni

O ProUni oferece dois tipos de bolsas: integrais (100% da mensalidade) e parciais (50% da mensalidade). A bolsa integral é destinada a candidatos com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Já a bolsa parcial é para os candidatos com renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa.

As bolsas adquiridas por meio do ProUni têm validade para toda a duração do curso. Porém, para garantir o benefício durante todo o período, o estudante deve ser aprovado em pelo menos 75% das matérias cursadas, em cada período letivo.

Pré-requisitos para participar do programa

Sobre o Enem, o candidato às bolsas do ProUni deve ter uma pontuação mínima de 450 nas provas e nota maior que zero na redação. Mas isso não é tudo, os interessados no benefício deverão comprovar renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa e cumprir pelo menos um dos requisitos abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio em escola pública ou ter cursado parte ou todo o ensino médio em escola privada com bolsa integral,
  • Ser portador de deficiência física,
  • Ser professor da rede pública de ensino básico, concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou Pedagogia.

Resultados do ProUni

O resultado do processo de seleção é disponibilizado no site do ProUni, pelo telefone ou nas próprias universidades participantes do Programa.

Matrícula na universidade

Os candidatos selecionados pelo ProUni devem comparecer na secretaria da universidade na qual foi aprovado portando os documentos que comprovem as informações citadas na ficha de inscrição.

Início das aulas

Após todas as informações serem devidamente confirmadas, o estudante deve assinar o Termo de Concessão e, então, será inserido no programa de bolsa.

Como estudar para ir bem no Enem e utilizar a nota no ProUni

Conseguir uma boa nota no Enem é fundamental para ser aprovado no ProUni. Apesar da nota exigida para participar ser 450 pontos, a nota de corte em cada curso pode variar bastante, podendo ser bem mais alta do que a pontuação mínima exigida.

E a dica de ouro para conseguir uma boa pontuação é: planejamento. Separe algumas horas do seu dia aos estudos. Selecione algumas matérias do ensino fundamental II e, principalmente, do ensino médio. A internet está repleta de bons conteúdos, então assista video-aulas no YouTube e acesse sites que oferecem simulados do Enem.

Outra estratégia que pode te ajudar muito a alcançar seu objetivo é verificar os temas mais abordados nas provas dos anos anteriores. Busque essa informação e refaça as provas antigas para garantir que você conheça também o estilo da prova e esteja preparado para os enunciados do Enem.

Sobre a redação, é preciso ler e escrever. Mantenha-se atualizado sobre os principais acontecimentos do Brasil e do mundo. E escreva, escreva e escreva.

Seguindo essas dicas será mais fácil ir bem na prova e conseguir utilizar a nota do Enem no ProUni.

Faculdades que participam do ProUni

Selecionamos algumas instituições que são reconhecidas pelo MEC, participam do ProUni e podem ser ótimas opções para você iniciar sua tão sonhada graduação!

Elas oferecem cursos em todas as áreas do conhecimento e nas modalidades presencial, semipresencial e EAD.

Além disso, as mensalidades são acessíveis. Assim, se você não conseguir ser aprovado no ProUni, poderá procurar por mensalidades que cabem no seu bolso, ou até tentar bolsas e financiamentos próprios dessas faculdades. Confira:

Veja também:

Como usar a nota do Enem pra entrar na faculdade

Conheça as 10 faculdades a distância mais baratas do país

Agora que você sabe como utilizar sua nota do Enem no ProUni, comente abaixo em qual faculdade pretende utilizar sua bolsa!

Comente