É bom fazer provas anteriores para o Enem deste ano?

Enem — Escrito por

Entenda como fazer simulados usando as provas anteriores do Enem pode te ajudar a se dar bem no maior vestibular do país e acesse as provas antigas.

Já ouviu alguém falar “a prática leva a perfeição”? Esse dizer também é válido para os estudantes que vão enfrentar a maratona de provas do Enem.

É muito importante se preparar com antecedência e adequadamente para ter uma boa performance durante o Exame. Fazer as provas anteriores do Enem é uma ótima forma de turbinar seu desempenho.

Veja por que realizar simulados usando as avaliações de outras edições do Enem faz a diferença na sua preparação para conseguir uma ótima nota. E mais: veja aqui como acessar as provas de anos anteriores!

As provas anteriores ajudam a se habituar à estrutura do Exame

Conhecer o formato do Enem é indispensável porque se trata de uma prova longa e desafiadora. Ao usar as últimas avaliações, você se familiariza com o modelo do Exame, evitando surpresas nos dias de prova.

Preparando-se corretamente, você sabe o que esperar e descobre quais são seus pontos fracos e fortes. Isso é, quais são as matérias que precisará estudar mais ou menos e quais os cuidados que deverá ter para não se cansar durante as pelo menos 5 horas de prova.

Em outras palavras, o Enem é uma prova de resistência física e intelectual. Nesse sentido, você deve participar de simulados usando as avaliações antigas para conhecer os seus limites mental e físico.

Os testes são a melhor forma de aprender e fixar conteúdos na memória

Isso mesmo: fazer provas simuladas é uma técnica de aprendizado muito mais eficaz do que apenas ler o conteúdo. Seu aprendizado certamente será maior fazendo testes do que relendo textos.

Isso acontece porque você se envolve com a atividade. Você dedica tempo para resolver problemas sem consultar anotações, concentrando-se e usando a memória para relembrar o que estudou sobre a matéria. Tudo isso ajuda a fortalecer e estabilizar padrões neurais em seu cérebro.

Ou seja, você compreende melhor o conteúdo a cada teste realizado, conseguindo acessá-lo na memória com mais facilidade.

A provas anteriores do Enem que você deve usar para estudar

Você sabia que o Enem é um exame com 20 anos de existência?

A primeira edição aconteceu em 1998. E até 2008 a prova continha 63 questões, que eram aplicadas em um único dia.

Em 2009, o Exame Nacional do Ensino Médio recebeu um novo formato, usado até hoje: 180 questões em 2 dias de prova.

Por isso, na sua preparação para o Enem, é muito importante que você use as provas antigas realizadas entre 2009 e 2017. Afinal, elas têm o mesmo formato da avaliação que você vai fazer este ano.

E onde conseguir essas provas? No site do Inep (portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos), o instituto responsável pela realização do Enem.

Dicas para melhorar seu desempenho no Enem

Confira algumas dicas que Barbara Oakley, professora universitária e autora do livro “Aprendendo a Aprender”, sugere para quem vai realizar simulados e provas:

  • Dormir pouco na noite anterior ao simulado e aos dias de prova pode jogar por água abaixo as preparações que você fez ao longo do ano. Portanto, durma bem nos dias anteriores ao Enem!
  • Se bater aquela ansiedade e pânico durante a prova, atente-se à sua respiração por um momento. Posicione sua mão sobre o estômago, procurando relaxá-lo enquanto respira fundo.
  • Seu cérebro pode enganar você: às vezes, ele faz você acreditar que escolheu a alternativa correta. Antes de marcar a opção no caderno de resposta, desvie sua atenção um tempo. Em seguida, verifique sua escolha novamente perguntando “isso realmente faz sentido?”.

Onde estudar usando a nota do Enem

Agora que você já sabe porque é importante realizar simulados com as provas anteriores do Enem e como acessá-las, veja onde é possível estudar usando a nota desse exame.

As faculdades abaixo são reconhecidas pelo MEC, aceitam o Enem em seu vestibular, concedem bolsas de estudos para estudantes com boa nota no Enem e oferecem um bom ensino presencial e a distância:

Veja também:

10+ dicas rápidas para estudar para o ENEM da forma correta

Entenda por que você deve estudar atualidades para o ENEM

Veja 7 dicas valiosas para passar no Enem

Já sabe qual graduação fazer usando a nota do Enem? Então conte para a gente nos comentários!

Comente