Saiba tudo sobre o Enem no RJ

Enem — Escrito por

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado para verificar os conhecimentos adquiridos por estudantes brasileiros durante o ensino médio. Hoje em dia ele serve para isso e muito mais!

Com o tempo, muitas faculdades passaram a usar o desempenho no Enem para selecionar novos alunos. Além disso, o governo federal vem utilizando o exame como critério de classificação em programas como ProUni e FIES.

No Rio de Janeiro, há inúmeras instituições que utilizam as notas do Enem como alternativa ao vestibular: se o estudante apresentar bom desempenho no Enem, tem a vaga garantida!

Descubra tudo sobre o Enem no RJ: seu funcionamento, quando fazer a inscrição e como utilizar os pontos. Veja também algumas faculdades fluminenses reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que aceitam o Enem como forma de ingresso!

 

Como funciona o Enem no RJ?

No estado do Rio de Janeiro o Enem funciona da mesma forma e segue o mesmo calendário aplicado no restante do Brasil.

Embora as provas aconteçam no final do ano, o período de inscrições é no primeiro semestre, geralmente em maio. Por isso, atenção para não perder as datas!

A dica é ficar de olho no site oficial do Enem. É lá que é publicado o edital de cada nova edição, com todas as datas, informações sobre as provas e outras notícias importantes.

As inscrições também devem ser feitas no site oficial. Para fazer o cadastro, além de informar dados pessoais é preciso fornecer o número de celular e e-mail pessoal, informar a cidade onde quer fazer a prova, entre outros detalhes.

Algumas semanas antes da aplicação do exame é possível consultar o local de prova. Verifique antes o local e o trajeto que vai fazer e, nos dias do Enem, programe-se para chegar com tempo de sobra. Não dê bobeira, pois todos os anos há casos de candidatos que chegam atrasados e não podem participar.

As provas do Enem abrangem todo o conteúdo dos três anos do ensino médio e estão divididas em quatro áreas do conhecimento:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Linguagens Códigos e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias

Serão 45 questões objetivas sobre cada um desses assuntos.

E há também a redação, que deve ser escrita a partir do tema proposto: geralmente é um assunto atual que impacta a sociedade brasileira e tem a ver com alguma questão econômica, política, social, cultural ou ambiental.

O texto deve ser desenvolvido em no máximo 30 linhas e seguir o modelo dissertativo-argumentativo.

O tema só é revelado na hora da prova. Nos últimos anos, algumas propostas abordaram a violência contra a mulher, a intolerância religiosa e a publicidade infantil, por exemplo.

Uma dica de ouro é ler diariamente os principais jornais do país para estar sempre bem informado sobre a atualidade. É legal também assistir a programas de debates para conhecer argumentos e opiniões de especialistas.

Quando posso fazer o Enem no RJ?

As provas do Enem costumam acontecer entre o final de outubro e o início de novembro. Mas cuidado: como já dissemos, as inscrições ocorrem meses antes, geralmente em maio.

Os exames são divididos em dois dias (dois domingos consecutivos) e as provas são aplicadas à tarde na maior parte do país – os portões abrem às 12h e fecham às 13h, horário de Brasília. Depois desse horário, ninguém mais entra!

Para que serve a nota do Enem no RJ?

O Enem é um termômetro da qualidade do ensino médio brasileiro. Por meio dele, dá pra saber com anda o nível dos estudantes em todo o país. É também uma forma de saber como está o seu nível acadêmico e verificar, de acordo com suas notas, quais são os seus pontos fortes e fracos.

É possível prestar o Enem quantas vezes você quiser, estudando mais aquelas matérias em que não foi tão bem e tentando melhorar o seu desempenho, para poder concorrer a vagas em universidades e aos benefícios dos programas do governo federal.

Entenda as opções:

Enem como acesso à faculdade privada

Em muitos casos, um bom desempenho no Enem pode garantir vaga na universidade sem ter que passar pelo vestibular. Isso porque várias instituições de ensino superior utilizam as notas do Exame como critério de seleção dos alunos.

Cada faculdade tem autonomia para definir como será o seu processo seletivo. As que consideram as notas do Enem, por exemplo, podem trabalhar com diferentes exigências de nota.

Algumas delas solicitam pelo menos 450 pontos na média geral das provas objetivas. Outras, 300 pontos. Um critério pode ser também a nota da redação.

Há ainda o caso do sistema misto: o aluno tem que fazer o vestibular da instituição, mas pode complementar a sua nota com os pontos obtidos no Enem.

Enem para ingressar em universidades públicas sem vestibular

Mais de 130 universidades públicas gratuitas do Brasil inteiro usam a nota do Enem mais recente para distribuir suas vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para se inscrever basta não ter zerado na redação do Enem mais recente, mas a nota para passar pode variar entre pouco mais de 600 e quase 900 pontos.

Enem como acesso a benefícios do governo federal

Boas notas no Enem podem também garantir o acesso aos programas de incentivo ao ensino superior do governo federal. Eles são voltados a estudantes de baixa renda que, sem esse apoio, não teriam como fazer uma faculdade particular.

Um deles é o Programa Universidade para Todos (ProUni), que distribui bolsas de estudo para cursos de todas as áreas do conhecimento, em faculdades privadas do país inteiro. Além de comprovar baixa renda familiar, é preciso se enquadrar nos requisitos de desempenho no Enem mais recente.

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) também exige determinado desempenho no Enem e é voltado para um perfil específico de renda. O FIES ajuda a pagar a faculdade e a dívida só começa a ser paga depois da formatura, com juros abaixo do que é cobrado no mercado e parcelamento de longo prazo.

Em todos os casos citados acima, quanto mais pontos, mais chances de conseguir passar. Por isso, capriche no Enem. Ele pode abrir muitas portas para você!

Faculdades do RJ que aceitam as notas do Enem

De acordo com os dados do Ministério da Educação (MEC), o estado do Rio conta com mais de 150 instituições de ensino superior (cerca de 120 são particulares). Destas, certamente muitas aceitam as notas do Enem como critério de seleção de alunos.

Veja agora algumas das principais faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, presentes no Rio de Janeiro, com cursos em diversas áreas – presenciais e a distância – que usam as notas do Enem em seus processos seletivos:

Veja também:

Descubra que nota você precisa tirar no Enem pra ganhar bolsa

Vai prestar o Enem no Rio de Janeiro? Já tem algum curso e faculdade na sua mira? Quais? Conte tudo para a gente aqui nos comentários

Comente