Descubra tudo sobre o Enem no RS

Enem — Escrito por

No Rio Grande do Sul, fazer o Enem é uma das formas mais fáceis de entrar no ensino superior de qualidade!

O estado, que tem um dos melhores complexos educacionais do Brasil, oferece milhares de opções a quem tem planos de fazer uma faculdade. São centenas de instituições públicas e particulares à disposição.

O exame ainda permite financiar os estudos a juros baixos, conseguir bolsas ou mesmo entrar direto no curso desejado sem ter que fazer vestibular.

Não é à toa que investir no Enem é, hoje, o primeiro passo para quem busca uma carreira de sucesso. Se você está no RS e não quer perder essa oportunidade, fique ligado que a gente vai explicar a seguir tudo sobre o exame – desde os principais processos seletivos até os requisitos de inscrição e as instituições participantes.

Para que serve o Enem no RS

O Enem é um exame criado pelo governo federal para avaliar o domínio dos estudantes brasileiros sobre os conteúdos vistos ao longo do ensino médio.

O exame não é obrigatório, mas com o tempo foi se popularizando até se tornar o que hoje conhecemos como o “maior vestibular do país”.

Atualmente, mais de 130 instituições públicas (além de milhares de particulares) distribuem um universo gigantesco de vagas por meio de diferentes processos seletivos que usam a nota do Enem como critério de classificação.

Na lista, temos em instituições bastante conhecidas e desejadas dos gaúchos, como UFRGS, UFPEL, FURG e Unipampa.

Muitas delas acabaram totalmente com seus vestibulares e passaram a adotar apenas os programas de seleção do governo federal. Outras, disponibilizam apenas um percentual de suas vagas aos estudantes que fizeram o exame.

Quando acontece o Enem no RS

O Enem acontece uma única vez ao ano, em dois domingos seguidos – normalmente no início do mês de novembro. A prova é aplicada simultaneamente em todo o Brasil.

O exame é composto por quatro provas e uma redação.

As provas objetivas envolvem quatro áreas:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Literatura, Artes e Tecnologias da Informação.)
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (que engloba Química, Física e Biologia)
  • Matemática e suas Tecnologias

A redação testa o conhecimento e a capacidade do candidato de apresentar ideias em um texto simples, objetivo e coerente. O formato deve ser dissertativo-argumentativo e o tema só é revelado no dia da prova.

Quem pode fazer o Enem no RS

O Enem pode ser feito regularmente por qualquer pessoa que já tenha concluído ou esteja no último ano de conclusão do ensino médio.

Quem está nos anos iniciais do ensino médio consegue fazer o exame apenas como treineiro.

Mas aqui tem um porém: o treineiro faz a prova apenas para se familiarizar com o formato e o nível de dificuldade das questões. Não é permitido, nesse caso, usar a nota obtida no exame para concorrer em qualquer processo seletivo para entrada no ensino superior, mesmo que tenha se saído muito bem.

Processos seletivos que usam o Enem no RS

Em todo o Rio Grande do Sul podemos encontrar processos seletivos que usam a nota do Enem para distribuir vagas em instituições públicas e particulares.

São três grandes programas do governo federal e mais um que tem sido adotado por faculdades particulares de todo o país.

Conheça as opções:

  • Sisu – Distribui vagas em universidades públicas e institutos federais de educação, ciência e tecnologia por todo o Brasil. A disputa por uma vaga é altíssima e quem tem boa pontuação leva vantagem. O Sisu acontece duas vezes por ano, pouco antes do início de cada semestre letivo. Pode participar quem fez o Enem mais recente e não zerou na redação. No RS há vagas em cursos de todas as áreas do conhecimento – até nos mais procurados, como Medicina, Direito e Engenharia. Mais adiante você pode ver a lista com todas as instituições públicas do RS que oferecem vagas por esse sistema.
  • ProUni – Concede bolsas de estudos parciais e integrais em faculdades particulares. É mais uma chance de entrar com o pé direito no ensino superior. Para concorrer é preciso se enquadrar em critérios de formação, renda e desempenho no Enem mais recente. As inscrições ficam disponíveis duas vezes ao ano. Aqui você vai encontrar vagas em cursos presenciais e a distância em várias instituições gaúchas.
  • FIES – Permite financiar um curso superior a juros baixos e ainda obter um prazo longo para pagamento da dívida – uma bela oportunidade para quem está sem grana e não pode mais esperar para fazer uma graduação. O benefício é distribuído mediante processo seletivo. Para concorrer é preciso se encaixar no perfil de renda e de desempenho no Enem. O FIES acontece duas vezes ao ano.
  • Ingresso Direto – Quem não quer passar pela dor de cabeça de um novo processo seletivo pode optar pelo ingresso direto. Essa é a forma mais rápida de conseguir uma vaga no RS. O candidato só precisa entrar no site da faculdade onde quer estudar, fazer a inscrição no curso desejado e informar a nota obtida em qualquer edição do Enem. Caso tenha o mínimo determinado pela instituição, basta se matricular.

Universidades que aceitam o Enem no RS

Você vai se surpreender com a lista de faculdades do RS que usam a nota do Enem para admitir novos alunos.

As principais universidades e institutos federais estão aqui. As mais conhecidas faculdades particulares também!

Universidades particulares do RS que aceitam o Enem

Se o seu objetivo é usar a nota do Enem para entrar em uma faculdade particular, temos uma boa notícia: aqui o universo é muito amplo e diverso.

No RS temos cursos presenciais e a distância em todas as áreas do conhecimento. Grande parte das instituições participam do ProUni, do FIES ou oferecem a modalidade de ingresso direto.

Você só precisa ficar atento a alguns detalhes e responder a algumas perguntas antes de se inscrever:

  • A instituição é bem avaliada pelo MEC?
  • Tem o curso que você realmente quer fazer?
  • A infraestrutura disponível é boa?
  • Tem o curso na modalidade (presencial, semipresencial a distância) que melhor se encaixa em suas necessidades?

Se a resposta a todas elas for sim, pode ir fundo. Você certamente sairá da faculdade com um diploma reconhecido e bem aceito no mercado de trabalho.

Quer algumas sugestões para iniciar sua pesquisa? Nós temos algumas para você!

Universidades públicas do RS que aceitam o Enem

Entre as instituições públicas do Rio Grande do Sul que aceitam o Enem, algumas oferecem todas as vagas pelo Sisu e outras apenas uma percentagem, que pode variar de 30% a 80% do total. Conheça alguns exemplos:

  • Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
  • Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
  • Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul)
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IF-Farroupilha)

 

Veja também:

Descubra tudo sobre o Enem em SP

Vai usar o Enem para entrar na faculdade no Rio Grande do Sul? Conte para a gente em qual processo seletivo você pretende se inscrever!

Comente