O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) surgiu para medir o nível dos estudantes do ensino médio no Brasil todo. Mas, de um simples termômetro educacional, passou a ser uma das provas mais importantes do calendário estudantil brasileiro.

Isso porque, hoje em dia, um bom desempenho no Enem pode garantir o acesso a centenas de universidades públicas e privadas e a programas do governo como o ProUni e o FIES.

Em Santa Catarina, há inúmeras possibilidades de conseguir benefícios e estudar usando as notas do Enem, seja para cursos presenciais ou a distância, em vários municípios do estado.

Veja agora tudo sobre o Enem em SC: como funciona, quando são as provas e o que o que você pode conseguir com as notas!

Como funciona o Enem em SC?

O Enem é uma prova de abrangência nacional. Em Santa Catarina, segue a linha do exame feito em todo o país, ou seja, as datas de aplicação são as mesmas e as provas são iguais.

E, falando em datas, você tem que ficar atento. É que as provas acontecem somente no fim do ano, mas as inscrições devem ser feitas ainda no primeiro semestre (normalmente, no mês de maio).

O melhor mesmo é não perder de vista o site oficial do Enem, onde a cada nova edição são publicadas todas as datas e informações que você tem que saber para poder participar do exame sem surpresas.

É nesse mesmo site que você deve se inscrever e fazer seu cadastro, informando seus dados pessoas, celular, e-mail, cidade onde pretende fazer a prova, entre outras informações.

Próximo à data do Enem, é divulgado o endereço exato das provas. Nossa dica é preparar-se contra imprevistos: repasse o trajeto que terá que fazer, calcule o tempo gasto e, no dia do exame, chegue com antecedência. Você já deve ter visto notícias de participantes que ficam no portão do local de prova, se lamentando por terem chegado atrasados, não é? Não passe por isso!

Quanto ao conteúdo das provas em si, ele abrange os conhecimentos referentes ao ensino médio, divididos em quatro áreas, com 45 perguntas objetivas sobre cada um deles:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias

Fora essas quatro provas objetivas, há também a prova de redação. Geralmente, ela traz um tema ligado à atualidade do cenário social, político, econômico ou cultural brasileiro. Em no máximo 30 linhas, você terá que desenvolver um texto dissertativo-argumentativo defendendo o seu ponto de vista de forma coerente.

Todo cuidado é pouco nessa hora. Os temas costumam ser complexos (intolerância religiosa, violência contra a mulher e publicidade infantil são alguns exemplos dos últimos anos). Por isso, você deve estar muito bem informado.

Nossa sugestão é que, no ano em que irá prestar o Enem, você devore jornais, revistas e programas de debate, por exemplo. Eles podem ser importantes fontes de diferentes pontos de vista e dados concretos para que você use em seu texto.

Quando é possível fazer o Enem em SC?

O cronograma exato de cada edição é publicado no site oficial. As provas costumam acontecer entre o fim de outubro e o começo de novembro (a inscrição, como já alertamos, tem que ser feita bem antes).

As provas ocorrem em dois domingos consecutivos. Em Santa Catarina, elas são aplicadas no período da tarde. E não dê bobeira: os portões ficam abertos entre as 12h e as 13h. Passando desse horário, não há mais como entrar.

O que posso fazer com a minha nota do Enem em SC?

A importância das notas do Enem cresceu bastante de uns anos para cá. Um bom desempenho pode garantir o acesso a cada vez mais universidades públicas e privadas – para cursos presenciais e a distância – e também serve para conseguir entrar em programas de benefícios do governo.

Uma coisa legal é que, caso você vá mal no Enem, sempre haverá a oportunidade de tentar novamente no ano seguinte. Com as suas notas em mãos, poderá saber seus pontos fortes e fracos e estudar mais para a próxima edição.

Agora vamos explicar melhor como usar as suas notas.

Enem para entrar em faculdade particular

Você sabia que um bom resultado no Enem pode garantir uma vaga em universidade privada sem ter que fazer vestibular? É que muitas delas consideram as notas do Exame como critério de seleção.

O sistema varia, já que cada faculdade é livre para estabelecer seus processos seletivos. As notas suficientes para conquistar a vaga podem mudar de acordo com o curso desejado e segundo fatores como o número de vagas oferecidas e a procura por parte de candidatos. Uma coisa é certa: quanto melhor você for no Enem, mais altas serão as suas chances.

Enem para entrar em universidade pública

Há opções também para as universidades públicas gratuitas: mais de 100 instituições de todo o país consideram a nota do Enem para selecionar alunos por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Para participar, é preciso ter feito o Enem mais recente, sem ter zerado na redação.

Enem para obter benefícios estudantis patrocinados pelo governo federal

Programas governamentais como o ProUni (bolsas de estudo) e o FIES (financiamentos) – voltados a estudantes que possam comprovar baixa renda – também pedem determinadas pontuações no Enem para conseguir o benefício.

O desempenho mínimo para se inscrever, nos dois casos, é de 450 pontos na média das provas e mais do que zero na redação. Mas, é claro, quanto mais altas forem suas notas, mais possibilidades você terá de fazer o curso desejado desfrutando de uma bolsa de estudo ou financiamento.

Resumindo: estude muito e consiga um bom desempenho no Enem. Isso pode mudar o seu futuro acadêmico e profissional!

Faculdades de SC que aceitam as notas do Enem

Muitas faculdades aceitam as notas do Enem em Santa Catarina, inclusive instituições sediadas em outros estados do Brasil. Isso é possível graças ao ensino a distância (EAD): uma universidade de São Paulo, por exemplo, pode contar com polos de apoio presenciais em várias cidades de SC.

Lembramos que quando a faculdade é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), os cursos a distância fornecem diplomas com a mesma validade dos presenciais.

Listamos a seguir algumas sugestões de faculdades reconhecidas pelo MEC que estão presentes em Santa Catarina (seja em cursos presenciais ou a distância). Assim, você já pode ir começando a sua pesquisa pelas instituições que melhor se encaixam em suas expectativas de estudo:

Veja também:

Conheça as 10 faculdades a distância mais baratas do país

Mora em Santa Catarina e vai prestar o Enem? Gostou de saber tudo o que você pode fazer com as notas? Conte para a gente aqui nos comentários!