Descubra tudo sobre o Enem em SP

Enem — Escrito por

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é considerado hoje em dia o maior vestibular do país. Isso porque um bom desempenho nas provas pode significar o acesso direto a muitas universidades.

Em São Paulo, mais de 100 faculdades aceitam as notas do Enem como critério de seleção. Há instituições, tanto na capital quanto no interior, que abrem essa possibilidade de ingresso sem a necessidade de prestar vestibular.

Além disso, boas notas no Enem dão ao estudante a oportunidade de se candidatar a programas de financiamentos e bolsas de estudo. Ou seja: ir bem no Enem é um grande passo para o seu futuro universitário e profissional!

Entenda melhor como são as provas, quando são feitas, como se inscrever e como usar as notas. Confira também algumas faculdades de SP que aceitam a pontuação do Enem como forma de ingresso!

Como são as provas do Enem em SP?

As provas do Enem são muito semelhantes a um vestibular tradicional. Você tem que comparecer ao local indicado no momento da confirmação de sua inscrição e terá um tempo determinado para fazer o exame. O conteúdo cobrado corresponde aos três anos do ensino médio e se divide em quatro provas objetivas (com 45 questões cada uma) sobre os seguintes temas:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias

Fora isso, há também a redação. Nela, você terá que desenvolver, em no máximo 30 linhas, uma dissertação argumentativa sobre o tema proposto, que só é revelado na hora da prova.

O tema da redação do Enem costuma ser um assunto da atualidade com impacto na sociedade brasileira e pode abordar os campos político, social, econômico, cultural e/ou ambiental. Portanto, é recomendável estar por dentro de questões atuais para poder escrever um texto sólido e coerente. Em edições recentes, foram solicitados temas como publicidade infantil, violência contra a mulher e intolerância religiosa, por exemplo.

Quando posso fazer o Enem em SP?

As provas do Enem são realizadas em dois dias. Ultimamente, têm sido aplicadas em dois domingos consecutivos. E você tem que estar ligado no cronograma: embora as provas aconteçam somente no final do ano, as inscrições ocorrem já no primeiro semestre – o mais comum é que seja entre abril e maio.

Por isso, se você tem mesmo interesse em fazer o Exame, consulte a página oficial do Enem, onde é publicado o edital de cada nova edição e o cronograma atualizado.

Uma vez inscrito, você tem que esperar (e estudar!) até o segundo semestre para fazer as provas, que em geral são aplicadas entre os meses de outubro e novembro.

Para que serve a nota do Enem em SP?

A nota do Enem serve, antes de mais nada, como um demonstrativo dos conhecimentos que você adquiriu durante o Ensino Médio. Boas notas no Enem, portanto, são a prova de que você tem alto nível como estudante, e pode, em muitos casos, conseguir uma vaga na universidade sem ter que fazer vestibular.

Mas cada faculdade tem autonomia para decidir sobre seus processos seletivos. Às vezes, podem exigir uma nota mínima obtida no Enem para admitir o aluno em algum dos seus cursos.

Em algumas instituições esse desempenho mínimo pode ser de 450 pontos na média geral das provas, enquanto em outras pode ser de 300 pontos, por exemplo. Isso, como dissemos, vai variar de faculdade para faculdade. Muitas universidades exigem também nota acima de zero na redação.

Algumas instituições optam ainda por um sistema misto: você faz o vestibular e pode complementar o desempenho com os pontos do Enem.

Uma coisa é certa: quanto melhor você se sair no Exame, mais chances terá de ingressar no curso de seus sonhos.

Algumas faculdades de SP que aceitam as notas do Enem

Já passa de cem o número de faculdades no estado de São Paulo que aceitam as notas do Enem como critério de seleção de alunos.

Mas fique atento a um ponto importantíssimo: antes de fazer qualquer tipo de inscrição ou matrícula, verifique sempre se a instituição está credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Somente universidades que contam com o aval do MEC podem emitir diplomas com validade em todo o território nacional.

Selecionamos para você algumas das principais faculdades de SP que utilizam o desempenho do Enem como forma de selecionar estudantes. Além de serem reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, trabalham com ProUni, FIES (vamos falar deles adiante), bolsas, descontos, convênios e financiamentos sem burocracia.

Confira:

Para que mais posso usar as notas do Enem em SP?

Além de entrar na faculdade, com boas notas no Enem você poderá participar de programas do governo federal que ajudam o estudante de baixa renda a cursar o ensino superior, caso cumpra os requisitos de inscrição. Conheça:

  • Programa Universidade para Todos: conhecido por sua sigla, ProUni, distribui bolsas de estudo parciais e integrais para uma grande quantidade de cursos de faculdades privadas de todo o Brasil. O foco são os alunos que possam comprovar baixa renda familiar. A classificação é feita por meio das notas obtidas no Enem mais recente. O mínimo solicitado é 450 pontos na média geral das provas e acima de zero na redação. Mas esse desempenho costuma ser insuficiente para os cursos mais procurados e, portanto, quanto melhor a nota do Enem, mais oportunidades de conseguir a bolsa para o curso desejado.
  • Fundo de Financiamento Estudantil: conhecido como FIES, esse é um programa que financia as mensalidades durante o curso e o aluno só começa a pagar a dívida depois de formado, em um longo prazo e a juros bem baixos. O desempenho mínimo no Enem para poder se inscrever no FIES também é de 450 pontos na média geral das provas, sem ter zerado na redação (valem as notas de qualquer edição do Enem a partir de 2010). É preciso cumprir o requisito de renda familiar.

 

Veja também:

Enem é considerado um vestibular? Entenda

Preparado para prestar o Enem em SP? Já sabe qual curso superior quer fazer? Em qual faculdade? Conte para a gente aqui nos comentários!

Comente