Veja o calendário do Encceja e todas as datas importantes
As inscrições para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) costumam ser abertas entre os meses de abril e maio.
O exame é gratuito e oferece certificação para jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio na idade adequada. Essa certificação tem a validade de um diploma: quem for aprovado poderá seguir seus estudos na etapa seguinte.
Se você está inscrito no Encceja ou deseja acompanhar a edição deste ano para se inscrever futuramente, acesse o site do Inep (instituto responsável pela aplicação do exame) e fique atento às datas importantes do calendário:
- Aplicação do exame: normalmente um domingo, com provas nos períodos da manhã e da tarde.
- Divulgação dos resultados: normalmente definida pelo Inep só depois da publicação do edital e do período de inscrições.
É comum que os resultados sejam divulgados cerca de três meses após a realização do exame.
Quem está inscrito no Encceja deve acessar o portal do Inep com frequência para acompanhar a divulgação de datas e outras informações. Fique atento também às novidades aqui no Enem Virtual.
Nome social e atendimento especializado
O edital do Encceja também traz datas importantes para os inscritos que desejem usar o nome social ou precisem de atendimento especializado:
- Solicitação de atendimento pelo nome social (principalmente para pessoas transgênero).
- Resultado da solicitação de atendimento especializado (para pessoas com deficiência, gestantes, lactantes e outras pessoas com necessidade específica).
- Recurso de solicitação de atendimento especializado (para quem teve a primeira solicitação negada).
Esses recursos e solicitações devem ser feitos no sistema de inscrição do Encceja, dentro do portal do Inep.
No dia do exame
Também fique atento aos horários de aplicação das provas do Encceja:
- Manhã: das 9h às 13h, com fechamento dos portões de acesso às 8h45 (horário de Brasília – DF).
- Tarde: das 15h30 às 20h30, com fechamento dos portões de acesso às 15h15 (horário de Brasília – DF).
Durante a manhã, são aplicadas as provas de Ciências e Matemática. À tarde, são realizadas as provas de Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, História e Geografia.
Como funciona o Encceja
Para realizar o Encceja, basta ter a idade mínima para cada etapa:
- Ensino Fundamental: pessoas com 15 anos ou mais no momento da inscrição.
- Ensino Médio: pessoas com 18 anos ou mais no momento da inscrição.
Tanto o exame do Ensino Fundamental quanto o do Ensino Médio são compostos por 4 provas objetivas, cada uma delas com 30 questões de múltipla escolha, além de uma redação. Saiba, a seguir, quais são os conteúdos cobrados pelo Encceja.
Ensino Fundamental
- Prova 1: Ciências Naturais
- Prova 2: Matemática
- Prova 3: Língua Portuguesa e redação, Inglês, Espanhol, Artes, Educação Física
- Prova 4: História, Geografia, Filosofia, Sociologia
Ensino Médio
- Prova 1: Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia)
- Prova 2: Matemática e suas Tecnologias
- Prova 3: Língua Portuguesa e redação, Inglês, Espanhol, Artes, Educação Física
- Prova 4: História, Geografia, Filosofia, Sociologia
Pontuação necessária para obter o certificado
Para conseguir o certificado do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, o candidato precisa obter 100 pontos ou mais (de um máximo de 180) em cada uma das provas e tirar pelo menos nota 5 (de 10) na redação.
Quem não conseguir a pontuação mínima em uma das provas receberá uma declaração parcial de proficiência e poderá realizar novamente, no próximo Encceja, as provas em que foi reprovado. Quando conseguir a aprovação em todas as avaliações, o candidato receberá o certificado completo.
Continuando os estudos
Sabemos que ter um diploma de ensino superior é fundamental para conseguir um bom emprego e melhorar a renda. Quem conseguir o certificado de Ensino Médio por meio do Encceja poderá realizar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e, assim, se candidatar a uma vaga em universidades públicas e privadas.
Mas você sabia que várias instituições particulares têm vestibulares próprios, que não dependem do Enem, e mensalidades bem em conta? Além disso, muitas oferecem descontos, bolsas e alternativas de financiamento.
Veja algumas opções de instituições que oferecem cursos presenciais ou a distância e que são reconhecidas pelo MEC:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
FIES
Para quem vai estudar em uma faculdade particular, uma das modalidades de financiamento mais procuradas é o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).
Para se candidatar a ele, é preciso obter pelo menos 450 pontos no Enem, não zerar na redação e comprovar renda familiar bruta mensal de até 3 ou 5 salários mínimos, dependendo da modalidade de financiamento.
Mas, como dissemos acima, existem faculdades que oferecem bolsas e programas alternativos de desconto. Para saber mais, é só entrar em contato diretamente com as instituições.
Veja mais:
Saiba tudo sobre a redação da prova do Encceja
Você vai fazer o Encceja? Deseja cursar uma faculdade depois de obter o certificado? Compartilhe sua história e seus planos nos comentários.