Descubra como calcular a nota do Enem
Todos os anos milhões de estudantes participam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com o objetivo de entrar no ensino superior. Uma boa nota nesta prova pode garantir uma vaga em universidades públicas, bolsa de estudo em faculdades particulares e até financiamento estudantil para ajudar a pagar o curso superior.
Com tantos benefícios assim, não é de se espantar que os estudantes fiquem ansiosos pela divulgação do resultado do Enem. Apesar do gabarito oficial estar disponível pouco tempo depois da prova, não é possível saber qual será a nota apenas conferindo a quantidade de acertos.
Isso porque, ao contrário do que acontece nos vestibulares tradicionais, o Enem não atribui um valor fixo às questões. O método aplicado pelo Ministério da Educação (MEC) é muito diferente do que estamos acostumados a encontrar nas escolas e processos seletivos tradicionais.
Ficou curioso? Descubra a seguir como funciona este método e como é feito o cálculo da nota do Enem!
Como é calculada a nota das provas objetivas do Enem
A nota das provas objetivas do Enem (Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática) é calculada através de um modelo estatístico chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI).
Neste método, o valor das questões varia de acordo com o percentual de erros e acertos dos participantes. Se uma questão teve um número muito alto de acertos é considerada fácil e, por esta razão, valerá menos pontos na nota final.
As questões com poucos acertos são consideradas difíceis e, seguindo a mesma lógica, valerão mais pontos. É por isso que às vezes encontramos dois participantes com o mesmo número de acertos, mas com notas finais diferentes.
O processo de correção do Enem não é simples e nem rápido. Após a realização das provas, as folhas de cartão-resposta são enviadas para uma leitura automatizada e transformadas em dados. Estes dados são interpretados pelo modelo da TRI e analisados por uma equipe de profissionais especializados.
Cada item da prova é qualificado a partir de três parâmetros:
- Grau de dificuldade.
- Poder de discriminação (capacidade que a questão tem de distinguir os estudantes que têm o conhecimento requisitado daqueles que não têm).
- Possibilidade de acerto ao acaso (chute).
O desempenho dos estudantes é medido de acordo com sua coerência ao responder as questões. Funciona da seguinte maneira:
- Se o estudante acertar as questões fáceis e médias, mas errar as difíceis, isso quer dizer que ele tem um conhecimento mediano naquela área.
- Se ele acertar as questões fáceis e médias e um grande número das difíceis, é bem provável que ele tenha um ótimo conhecimento na área.
- No entanto, se um estudante errar a maioria das questões fáceis e médias e acertar muitos itens difíceis, é um forte indício que ele está chutando as respostas, pois este não é um comportamento coerente. Afinal, o esperado é que se o aluno soube responder as questões difíceis, deveria ter acertado as fáceis também!
Como é calculada a nota da redação do Enem
A prova de redação não é avaliada pelo método da TRI. Ela é corrigida manualmente por dois avaliadores sem que um tenha contato com o outro e sem que se saiba quem é o autor do texto.
A nota da redação vai de zero a 1.000 pontos. Os corretores avaliam o texto da redação em cinco quesitos, cada um deles valendo 200 pontos:
- Domínio da norma padrão da língua escrita.
- Compreensão da proposta da redação
- Capacidade de selecionar, organizar, relacionar e interpretar informações para defender um ponto de vista.
- Uso de mecanismos linguísticos para construir a argumentação.
- Elaboração de uma proposta de intervenção para solucionar o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
A nota dos dois avaliadores é comparada. Se houver muita divergência a prova é encaminhada para uma terceira correção. Se ainda assim persistir a diferença nas notas, a redação é submetida a uma quarta avaliação.
Mesmo com uma boa pontuação nas provas objetivas, zerar na redação pode deixá-lo de fora de diversos processos seletivos. Veja algumas atitudes que podem resultar em um zero na redação:
- Apresentar o texto em branco.
- Escrever menos de 7 linhas.
- Desrespeitar os direitos humanos.
- Fugir do tema ou não atender à estrutura textual cobrada na prova.
- Apresentar uma clara intenção de anular a prova.
Universidades que aceitam a nota do Enem
Com a nota do Enem é possível se inscrever em diversos processos seletivos para entrar em universidades públicas e privadas.
Veja algumas instituições de ensino credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) que aceitam a nota do Enem:
Universidades Privadas:
- Universidade Estácio de Sá (UNESA)
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
- Centro Universitário Una (UNA) – em Belo Horizonte
- Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) – em Belo Horizonte
- Universidade São Judas Tadeu (USJT) – em São Paulo
- Faculdade Ruy Barbosa (Ruy Barbosa | DeVry) – em Salvador
- Faculdade Boa Viagem (FBV | DeVry) – em Recife
- Faculdade Nordeste (FANOR | DeVry) – em Fortaleza
Universidades Públicas:
- Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
- Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
- Universidade Federal de Goiás (UFG)
- Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
- Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Veja também:
Saiba por quanto tempo vale o Enem
Vai fazer ou já fez o Enem? Conte para a gente como pretende usar sua pontuação!