7 dicas para saber antes de fazer a redação do Enem
Para fazer a redação mais concorrida do Brasil, você deve estar muito preparado. Veja algumas dicas para realizar a sua prova
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é usado em diversas universidades do País como um sistema de seleção para os seus cursos. A prova acontece uma vez ao ano e, após inúmeras solicitações dos estudantes, passou a ser aplicado em dois domingos seguidos, geralmente no mês de novembro.
Disciplinas do Enem
As matérias que participam da prova estão divididas em 4 áreas de conhecimento, que são:
- Matemática e suas Tecnologias.
- Ciências Humanas e suas Tecnologias.
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Nessas áreas, estão as disciplinas de:
- História
- Geografia
- Gramática
- Literatura
- Sociologia
- Filosofia
- Matemática
- Física
- Química
- Biologia
Além da prova objetiva, o Enem conta com a redação, uma das mais difíceis do País.
Redação do Enem
Na redação do Enem, o aluno terá que realizar um texto discursivo de até 30 linhas com base em um dos dois temas propostos.
Confira 7 dicas para realizar uma redação nota mil!
1. Anote os pontos mais importantes
Antes de iniciar a redação, pense muito sobre o tema e escreva os pontos mais importantes na folha de rascunho. Isso servirá para você desenvolver a ideia central com mais facilidade.
2. Preste atenção na sua letra
A sua letra é o cartão de visitas para quem lê o texto. Tenha atenção ao tamanho, pois uma grafia muito grande pode tomar todo o espaço para desenvolver o tema e tornar seu texto superficial.
Não diminua a letra para a frase toda caber na mesma linha. Separe a sílaba e mantenha a harmonia visual durante toda a escrita.
3. Use terceira pessoa
Já que se trata de uma redação dissertativa, o texto precisa ser impessoal. Portanto, os verbos devem ser usados na terceira pessoa. Forma correta: “Vive-se no Brasil”; frase incorreta: “Vivemos no Brasil”.
4. Não exagere nas repetições
Escolha sempre sinônimos para não repetir palavras próximas, mas não use termos muito difíceis, pois trata-se de um texto que precisa ser claro.
5. Estruture seu texto
Divida o seu texto em um parágrafo de introdução, dois ou três de argumentação e um de conclusão. O primeiro e o último devem conter no máximo 7 linhas cada, deixando o restante para a argumentação.
6. Crie um título coerente
O Enem não obriga os candidatos a colocarem título na redação. Caso você queira, verifique se há coerência com o texto e obedeça a sua estrutura.
7. Exemplifique com dados publicados
Não utilize exemplos que não sejam concretos, muito menos pessoais. Use informações noticiadas ou até mesmo dados de pesquisas.
Como usar a nota do Enem
A nota do exame pode ser usada em diversos programas do governo federal, como o ProUni (Programa Universidade para todos), o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) e o Sisu (Sistema de Seleção Unificada).
Além desses programas, algumas faculdades particulares realizam processo seletivo com a nota do Enem. Assim, o aluno não precisa prestar o vestibular da universidade, nem fazer pagamento da inscrição.
Listamos algumas das principais instituições que realizam esse tipo de processo seletivo, além de oferecerem bolsas de estudo e financiamentos próprios:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
Veja também:
Os melhores cursos EAD do Brasil
Vai fazer o Enem? Então conte aqui nos comentários quais disciplinas você acha mais fáceis e quais são as mais difíceis!