Enem acumula pontos? Entenda
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece todos os anos e já é a prova mais importante para quem deseja fazer uma faculdade.
Isso porque a nota obtida no Enem serve para participar de diversos processos seletivos, seja para entrar em universidades públicas ou privadas sem fazer vestibular, conseguir uma bolsa de estudo e até financiar a faculdade a juros baixos.
Com tantas vantagens assim, é natural que os estudantes queiram melhorar sua nota para aumentar as chances de conseguir seu objetivo.
É possível participar da prova do Enem quantas vezes você quiser. No entanto, existem regras para a utilização dos pontos obtidos na prova e elas variam conforme cada processo seletivo.
Saiba se é possível acumular pontos no Enem e como a nota da prova é usada para selecionar candidatos.
O Enem acumula pontos?
Não! Não é possível acumular os pontos de provas do Enem de anos diferentes.
Apesar de poder fazer o Enem quantas vezes desejar, o candidato não pode somar as notas obtidas a cada ano para participar dos processos seletivos que usam o desempenho no Exame como critério de classificação.
O que conta é a média de pontos que o estudante obteve em uma mesma edição do Enem. Veja como funciona:
Como a nota do Enem é usada para classificar candidatos?
O Enem é formado por cinco provas: uma redação e quatro provas objetivas em diferentes áreas do conhecimento. Veja quais são:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Literatura, Arte, Educação Física e Tecnologias da Informação.
- Matemática e suas Tecnologias: Matemática.
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia.
- Ciências Humanas e suas Tecnologias: Geografia, História, Filosofia, Sociologia e Conhecimentos Gerais.
Para cada uma das cinco provas do Enem é atribuída uma nota. Geralmente o que interessa na hora de selecionar candidatos a uma vaga é a média destes pontos.
A média é calculada somando as notas das cinco provas e dividindo este valor por 5.
Cada um dos programas do Governo Federal de acesso ao ensino superior tem regras diferentes a respeito da utilização da nota do Enem como critério de seleção.
O que eles têm em comum é que aceitam a nota apenas de uma mesma edição do Enem. Não é permitido misturar as notas para aumentar a média de pontos. Ou seja, não é possível calcular esta média usando a nota da redação do Enem de 2014 com a nota da prova de Matemática do Enem de 2015, por exemplo.
O estudante precisa tirar notas altas nas provas de um mesmo ano para conseguir uma boa média de pontos.
Posso usar a nota do Enem de anos anteriores?
Se não é possível acumular pontos no Enem e o estudante deve usar a nota de uma mesma edição, surge a dúvida sobre qual edição é aceita pelos programas.
Alguns processos seletivos só aceitam a nota do Enem mais recente, em outros casos é possível apresentar a nota de anos anteriores. Veja mais detalhes:
Sisu
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) exige que os candidatos tenham feito o Enem mais recente e obtido uma nota superior a zero na redação.
Além disso, as universidades que oferecem vagas pelo Sisu são livres para determinar uma nota mínima para se inscrever e também atribuir pesos diferentes nas provas para selecionar os candidatos.
ProUni
Para participar do Programa Universidade para Todos (ProUni) é preciso ter feito a última edição do Enem e atingido um mínimo de 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação.
Além disso, os candidatos devem comprovar renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa para concorrer a bolsas parciais (50%) e até um salário mínimo e meio para concorrer às bolsas integrais (100%).
FIES
No caso do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), é possível se inscrever utilizando a nota de qualquer edição do Enem a partir de 2010.
A nota mínima para concorrer a uma vaga é a mesma do ProUni: 450 pontos na média das provas e nota superior a zero na redação.
Entrar de forma direta em universidades particulares
Em muitas universidades particulares é possível se matricular sem precisar fazer o vestibular. Basta mostrar o desempenho obtido no Enem.
Cada instituição de ensino define as regras de como vai usar a nota do Enem, quantas vagas serão disponibilizadas e qual a pontuação mínima exigida. Para saber mais detalhes, consulte o edital do processo seletivo da universidade de seu interesse.
Certificado de conclusão do Ensino Médio
Quem deseja obter o certificado de conclusão do Ensino Médio pelo Enem deve marcar essa opção no momento de se inscrever no Exame.
Para ganhar o certificado é preciso ter no mínimo 18 anos completos no dia da primeira prova do Enem e atingir a seguinte pontuação:
- 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas).
- 500 pontos na redação.
Universidades que aceitam o Enem
Conheça algumas universidades credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) que aceitam a nota do Enem:
Universidades Privadas:
- Universidade Estácio de Sá (UNESA)
- Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
- Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) – em Belo Horizonte
- Centro Universitário Una (UNA) – em Belo Horizonte
- Universidade São Judas Tadeu (USJT) – em São Paulo
- Faculdade Ruy Barbosa (Ruy Barbosa | DeVry) – em Salvador
- Faculdade Nordeste (FANOR | DeVry) – em Fortaleza
- Faculdade Boa Viagem (FBV | DeVry) – em Recife
Universidades Públicas:
- Universidade Estadual do Ceará (UECE)
- Universidade de Brasília (UNB)
- Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
- Universidade Federal do Pará (UFPA)
- Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Veja também:
Vai fazer o Enem? Conte para a gente como você pretende utilizar sua nota.