Descubra o que é o espelho da redação do Enem 2020 e quando estará disponível para o participante

Após a divulgação dos resultados, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) irá disponibilizar aos participantes o espelho da redação do Enem 2020. Esse documento é uma cópia digitalizada da redação corrigida, com comentários dos avaliadores.

O candidato irá encontrar, no espelho da redação, a nota que tirou em cada uma das cinco competências exigidas pela prova e, além de entender a construção da nota final, poderá reconhecer os seus pontos fortes e quais precisa melhorar ao escrever uma redação.

Por ter fins exclusivamente pedagógicos e educativos, o espelho da redação do Enem 2020 não pode ser utilizado para contestar a correção da prova. E justamente por esse motivo o nome formal do documento é “vista pedagógica”.

Como é a prova do Enem?

O Enem é constituído por duas provas: uma objetiva, com questões de múltipla escolha sobre as diversas áreas do conhecimento, e uma redação. Cada uma dessas provas vale até mil pontos. Ou seja, só a redação equivale à metade da nota final do Enem.

Além disso, o sistema de avaliação do Enem funciona diferente para cada uma dessas provas. A avaliação objetiva leva em consideração diversos fatores, como a dificuldade de cada exercício. E mesmo que o aluno erre todas as questões da prova, ela não poderá zerar, pois a nota mínima que pode ser alcançada é 200 pontos. Contudo, pela dificuldade da prova, é muito difícil que um estudante alcance a nota máxima.

Com a redação, entretanto, a avaliação é feita manualmente. E da mesma forma que o candidato pode ter seu texto anulado e tirar a nota zero, é possível conquistar a nota máxima, caso cumpra todos os requisitos da prova.

Como é feita a avaliação da redação do Enem?

A redação do Enem é corrigida por dois avaliadores de forma independente. Cada um deles irá dar uma nota de zero a duzentos para cada uma das cinco competências exigidas pelo exame. Ou seja, a soma dessas notas pode chegar a mil pontos, compondo a nota total de cada avaliador.

Já a nota final da redação do Enem é a média aritmética das duas notas totais, dada pelos dois avaliadores. Essas notas e os comentários feitos pelos avaliadores serão encontrados no espelho da redação do Enem 2020.

Agora, caso haja uma diferença superior a 100 pontos entre as médias dos corretores ou acima de 80 pontos em alguma das cinco competências, ficará definida uma discrepância entre os avaliadores.

Neste caso, a redação é encaminhada para um terceiro avaliador. Se não houver outra discrepância, a nota final será a média aritmética entre as duas notas que mais se aproximarem, sendo a outra descartada.

Se ainda assim houver uma grande diferença na nota dada pelos três corretores, a redação será corrigida por uma nova banca, formada por três outros corretores. Essa banca determinará a nota final do participante.

Devido a esse sistema de correção que elimina as discrepâncias, o espelho da redação do Enem com o resultado final não poderá ser utilizado pelo aluno para contestar a nota obtida.

Quais são os critérios de correção da redação do Enem?

A correção da redação do Enem segue os critérios estabelecidos em cinco competências, sendo que cada uma vale de 0 a 200 pontos. São elas:

  1. Domínio da norma culta da língua escrita.
  2. Compreensão da proposta da redação.
  3. Coerência do texto.
  4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos.
  5. Proposta de intervenção para o problema abordado.

Como não zerar a redação do Enem?

É possível que as cinco competências citadas acima nem sejam consideradas pelos avaliadores, caso o candidato cometa alguns dos “crimes” que fazem a redação do Enem ser anulada.

Confira abaixo os erros que, de acordo com o edital do Enem 2020, levam à anulação da redação, para que você nem pense em cometê-los durante a prova:

  • Não atender à proposta solicitada pelo enunciado ou utilizar de outra estrutura que não seja a dissertativo-argumentativa.
  • Não apresentar texto escrito na Folha de Redação. O espaço para rascunho não será considerado.
  • Não atingir o limite mínimo de 7 linhas (ou 10 para o Sistema Braille)
  • Apresentar impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação.
  • Ter parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
  • Apresentar no espaço destinado exclusivamente ao texto, nome, assinatura, rubrica ou qualquer informação que possa identificar o autor.
  • Apresentar integralmente ou predominantemente texto em idioma estrangeiro.
  • Texto com letra ilegível, que torne impossível a leitura pelos avaliadores.

Caso um aluno tenha seu texto anulado, ele encontrará um desses motivos acima no espelho da redação do Enem 2020.  

Quando sai o espelho da redação do Enem 2020?

Devido à pandemia do novo coronavírus, tanto a aplicação quanto a avaliação do Enem 2020 foram adiadas para o início de 2021, e consequentemente a divulgação dos resultados e da vista pedagógica da redação.

Ainda não há uma data específica para a disponibilização do espelho da redação do Enem 2020, mas como a aplicação das provas acontece entre 17 de janeiro e 25 de fevereiro de 2021, data bem próxima do início do ano letivo, a expectativa é de que os resultados finais saiam até dia 29 de março. O espelho da redação do Enem 2020 deverá ser disponibilizado em até alguns dias depois da divulgação dos resultados.

Segundo consta nos editais vigentes, o participante poderá acessar a vista pedagógica de sua redação, exclusivamente para fins pedagógicos, após a divulgação do resultado, em data a ser divulgada.

Para que serve o espelho da redação do Enem?

Com a visão pedagógica da redação, o candidato poderá entender como foi calculada a nota obtida em seu texto. Além disso, o espelho da redação pode ser usado para que o estudante saiba quais os pontos fortes e quais ele precisa melhorar ao escrever uma redação.

Esse autoconhecimento contribui muito para que o estudante aprimore sua escrita, inclusive para outros exames, vestibulares e edições futuras do Enem, caso venha a realizá-las.

Como acessar o espelho da redação do Enem 2020?

Para ter acesso ao espelho da redação do Enem 2020, o estudante precisará acessar o site ou aplicativo do Enem/Inep e fazer login com CPF e senha cadastrados na inscrição. A vista pedagógica ficará disponível na seção “Página do Participante”, que pode ser acessada pelo seguinte link: <enem.inep.gov.br/participante>.

Onde estudar com a nota do Enem?

Com a nota do Enem, é possível ingressar em quase todas universidades públicas e privadas do país, sem precisar prestar vestibular novamente, seja por programas do governo ou pelo ingresso direto em faculdades particulares.

Algumas faculdades privadas ofertam ótimos descontos em suas mensalidades e ingresso sem burocracia, com ou sem a nota do Enem. Confira abaixo destas faculdades bem reconhecidas pelo MEC para você entrar na faculdade pagando menos:

Leia também: Veja o gabarito extraoficial completo do Enem 2020

Você já sabe onde estudar com sua nota do Enem? Conte aqui pra gente nos comentários!