Conheça as faculdades de Pedagogia que aceitam o Enem
Entre os cursos mais populares do país, Pedagogia pode ser encontrado em mais de 1.000 faculdades – a maioria na rede particular de ensino.
Quem está pensando em fazer esse curso não vai ter muita dificuldade de conseguir uma vaga com a nota do Enem. Além dos diversos processos seletivos disponíveis, há uma imensa quantidade de vagas distribuídas todos os anos.
O segredo para se dar bem é escolher uma boa faculdade, saber que nota é preciso pra entrar, e qual processo seletivo é o mais adequado para você.
Conheça a seguir algumas faculdades de Pedagogia que aceitam o Enem e garanta sua vaga!
Faculdades de Pedagogia que aceitam o Enem
Quem quiser entrar em Pedagogia com a nota do Enem terá pelo menos quatro chances de tentar uma vaga:
- Sisu, para quem quer estudar em instituições públicas.
- ProUni, para quem quer bolsa de estudos em faculdade particular.
- FIES, para quem busca uma forma facilitada de financiar os estudos.
- Ingresso direto, para quem quer garantir vaga de forma rápida e descomplicada em faculdade particular.
Neles, há centenas e centenas de faculdade à sua escolha, em todas as partes do Brasil – inclusive para quem quer estudar a distância.
Vamos conhecer algumas delas?
Faculdades públicas de Pedagogia que aceitam o Enem
Há um bom número de universidades públicas que oferecem vaga em Pedagogia pelo Sisu – a lista pode ser consultada no site oficial do programa, na época em que as inscrições estiverem abertas.
O desafio aqui é mesmo encarar a concorrência, que, por vezes, pode elevar a nota de corte a mais de 740 pontos em algumas instituições.
Mas o bom é que Pedagogia tem uma oferta de vagas tão grande que dá para entrar até com notas mais baixas. A média, por exemplo, é de 610 pontos no Enem, enquanto as menores ficam na casa dos 550 pontos.
Para participar do Sisu basta ter feito a edição mais recente do Enem e não ter zerado a redação. As vagas são apenas para cursos presenciais.
Faculdades privadas de Pedagogia que aceitam o Enem
As faculdades privadas dominam a oferta de vagas em Pedagogia no Brasil: cerca de 92% do total, pode acreditar!
Essa proporção não é muito diferente nos processos seletivos que usam a nota do Enem.
O candidato que quer estudar Pedagogia em faculdade privada optar pelo ProUni, pelo FIES ou pelo ingresso direto.
O ProUni, que distribui bolsas de estudos, exige que o candidato tenha feito o Enem mais recente e atenda às exigências de renda familiar, formação escolar e desempenho nas provas. A nota média para conseguir vaga no programa é de 570 pontos, com variações que podem ir de 450 (a mínima necessária) a mais de 720!
O FIES ajuda a financiar os estudos com juros baixos e um prazo generoso para pagar a dívida, que só começa a ser cobrada depois da formatura. Para participar é preciso ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010 e atender aos requisitos de desempenho e renda familiar. Para obter vaga em Pedagogia é necessário ter, em média, 550 pontos. Há faculdades que pedem menos, cerca de 450 pontos, e outras que exigem mais de 670. Tudo depende de onde você quer estudar.
Dos três, o ingresso direto é o processo mais sossegado. Além de ter notas de corte menores, não faz qualquer exigência de renda. O interessado só precisa informar a pontuação obtida no exame para conseguir vaga instantaneamente – só é preciso ter nota igual ou maior que a mínima exigida, claro.
Conheça algumas faculdades particulares de Pedagogia que aceitam o Enem:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) – no Distrito Federal
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
- Faculdade das Américas (FAM) – em São Paulo
Veja também:
Descubra que nota você precisa tirar no Enem pra passar em Pedagogia
O que achou dos processos seletivos, das notas de corte e das faculdades que oferecem Pedagogia pelo Enem? Conte para a gente!