Procurando o gabarito do segundo dia do Enem 2020? Neste artigo, você encontra o gabarito e ainda descobre como usar sua nota do Enem para entrar na faculdade!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o maior vestibular do Brasil! Isso porque a prova é a oportunidade de concorrer a vagas em universidades públicas e privadas de todo o país.

Como é a prova do Enem?

O Enem é composto por quatro provas de diferentes áreas, com 45 questões cada, aplicadas em dois dias, além de uma redação dissertativa-argumentativa sobre o tema proposto em cada edição.

No primeiro dia, os candidatos encaram as provas de Linguagem e Códigos, Ciências Humanas e a redação. Já no segundo dia, é a vez da prova de Ciências da Natureza e Matemática.

Em 2020, além da tradicional prova impressa, o exame contará com sua primeira versão virtual: o Enem Digital. Nesta edição, por conta da pandemia de Covid-19, as provas foram adiadas para o início de 2021. Veja as datas:

  • Aplicação do Enem Impresso 2020: 17 e 24 de janeiro de 2021.
  • Aplicação do Enem Digital 2020: 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.

Quando será divulgado o gabarito do Enem 2020?

Conforme consta no edital do Enem 2020, o gabarito oficial do exame será divulgado até o terceiro dia útil após a aplicação da segunda prova. Ele poderá ser acessado no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão que realiza o exame, e no aplicativo oficial do Enem.

Portanto, a previsão do Inep é de que o gabarito oficial do Enem Impresso estará disponível até o dia 27 de janeiro de 2021 e o gabarito oficial do Enem Digital, até o dia 10 de fevereiro de 2021.

Mas, você não precisa esperar quase duas semanas para conferir quantas questões acertou na prova do Enem. Aqui no site do Enem Virtual, você encontra o gabarito extraoficial do primeiro e do segundo dia do Enem assim que a prova termina.

Para acessar o gabarito extraoficial em tempo real, é só salvar a página do Enem Virtual ou aceitar o alerta de receber notificações do site que você será notificado.

Como calcular a nota do Enem 2020?

A ansiedade para saber quantas questões se acertou no Enem é normal. Mas, o que muitos não sabem é que a nota do Enem não está ligada diretamente ao número de acertos na prova.

Isso porque o Enem usa o sistema de correção de Teoria de Resposta ao Item (TRI). Na TRI, a nota final do candidato é dada de acordo com a coerência das respostas dele nas questões de nível fácil, médio e difícil.

Além disso, há o tempo de correção da redação, que equivale a 20% da nota final. São milhões de redações, que são corrigidas por, no mínimo, dois corretores. Por isso, para ver seu resultado final do Enem, é preciso esperar a divulgação do Inep, prevista para o dia 29 de março de 2021.

Como entrar na faculdade com a nota do Enem 2020?

Hoje em dia, praticamente todas as universidades aceitam a nota do Enem como forma de ingresso, seja pelos programas do governo federal ou por ingresso direito. Confira abaixo como usar sua nota do Enem para entrar em universidades públicas e particulares!

Como entrar numa universidade pública com a nota do Enem?

Os estudantes que desejam ingressar numa instituição pública por meio do Enem devem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O programa abre no início de cada semestre letivo e a seleção ocorre de forma on-line. Quanto maior sua nota, maiores as chances de você conseguir uma vaga nas instituições e cursos mais concorridos.

Como entrar numa universidade particular com a nota do Enem?

Já para o ingresso em instituições privadas, com a nota do Enem, o estudante pode concorrer a bolsas de 50% ou 100% pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) ou tentar um financiamento estudantil pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Para se inscrever tanto no Prouni quanto no Fies, o estudante precisa se encaixar nos critérios socioeconômicos, de escolaridade e na nota mínima estabelecidos em cada programa.

Existe ainda como usar sua nota do Enem para ingressar diretamente na faculdade, sem precisar prestar o vestibular próprio da instituição. Pelo ingresso direto, quanto melhor sua nota, maiores as chances de você conseguir melhores bolsas, descontos e financiamentos da própria faculdade. 

Onde estudar com a nota no Enem 2020?

Ao encontrar uma universidade particular que aceita o ingresso direto pela nota do Enem, é importante verificar se a instituição é reconhecida e bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC), bem como o curso que você pretende ingressar.

Algumas instituições privadas oferecem bons descontos em suas mensalidades e ingresso sem burocracia, com ou sem a nota do Enem. Confira abaixo destas faculdades bem reconhecidas pelo MEC para você entrar na faculdade pagando menos:

Leia mais: Descubra onde usar a nota do Enem 2021 

Você já sabe que curso e onde quer estudar com sua nota do Enem? Compartilha com a gente nos comentários!