Ansioso(a) para ver o gabarito do Enem 2020? Confira como acessar o gabarito extraoficial e usar sua nota do Enem para ingressar na universidade!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o principal meio de acesso ao Ensino Superior público e privado do país. Isso porque praticamente todas as instituições de ensino aceitam a nota do exame como forma de ingresso.

Como é a prova do Enem?

A prova do Enem é composta por 180 questões de múltipla escolha das quatro áreas de conhecimento e uma redação no formato dissertativo-argumentativo sobre o tema proposto. O exame é aplicado em domingos seguidos, veja o conteúdo de cada dia de prova:

  • 1º dia de prova: Linguagens, códigos e suas tecnologias, Ciências humanas e suas tecnologias e redação;
  • 2º dia de prova: Ciências da natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.

Este ano, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o Enem 2020 foi adiado para o início de 2021. Com as novas datas, o Enem Impresso será aplicado nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e o Enem Digital (em seu primeiro ano de aplicação) será nos dias 31 de janeiro e 07 de fevereiro de 2021. 

Quando será divulgado o gabarito do Enem 2020?

O gabarito oficial do Enem 2020, de acordo com o edital do exame, será divulgado até o até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas. Portanto, até o dia 27 de janeiro de 2021 para o exame impresso e até o dia 10 de fevereiro de 2021 para o digital.

Veja o gabarito extraoficial completo do Enem 2020

Você não precisa esperar quase duas semanas para saber quantas questões acertou no Enem 2020. Aqui no portal Enem Virtual você confere o gabarito extraoficial completo do exame assim que terminar a prova.

Para ter acesso ao gabarito extraoficial da prova assim que ele estiver disponível, basta você salvar esta página ou aceitar o alerta de receber notificações do site.

Se você quer saber quantas questões acertou, é só conferir o gabarito no tópico abaixo.

Como calcular a nota do Enem 2020?

Diferente de outros vestibulares, a nota do Enem não é a soma dos acertos da prova objetiva. O Enem utiliza o sistema de Teoria de Resposta ao Item (TRI), método que calcula a nota final de acordo com a coerência das respostas do candidato.

A prova classifica as questões nos níveis fácil, médio e difícil. Na TRI, não basta o candidato acertar as questões difíceis mas errar as consideradas fáceis e médias, o sistema entende que houve um chute e abaixa a nota final.

Para conferir quantas questões você acertou no exame, veja o gabarito do Enem 2020 abaixo – a correção é feita pelos nossos parceiros da Revista Quero, em conjunto com o Anglo:

Os resultados finais do Enem poderão ser conferidos no dia 29 de março de 2021 pela Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Como entrar na faculdade com a nota do Enem 2020?

Com a nota do Enem, é possível ingressar em universidades públicas e privadas sem precisar prestar o vestibular novamente, seja por meio dos programas do governo federal ou diretamente nas instituições. No caso das universidades públicas, a maioria delas aceita o ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). 

Já para usar a nota do Enem para entrar nas instituições particulares, existem as bolsas de 50% e 100% do Programa Universidade Para Todos (Prouni) e o financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Diversas universidades privadas também oferecem descontos, bolsas e opções de financiamento próprios com a nota do Enem dos últimos anos.

Onde estudar com a nota no Enem 2020?

Existem várias faculdades privadas que ofertam ótimos descontos em suas mensalidades e ingresso sem burocracia, com ou sem a nota do Enem. Na hora de escolher uma dessas instituições, é importante pesquisar mais sobre a faculdade e ver suas avaliações no Ministério da Educação (MEC).

Para lhe ajudar, dê uma olhada abaixo nestas faculdades bem reconhecidas pelo MEC para você estudar pagando menos no ensino presencial ou a distância:

Leia também: Descubra que nota você precisa tirar no Enem pra ganhar bolsa 

Já sabe onde estudar com sua nota do Enem? Compartilha com a gente nos comentários abaixo!