Um guia completo sobre a inscrição no Enem 2021, com datas, valor da taxa e como utilizar sua nota para entrar na faculdade

Fazer o Enem é um dos seus planos para 2021? Então chegou a hora de prestar muita atenção nos detalhes que envolvem a prova considerada de maior importância e alcance no Brasil.

O Enem já se tornou a principal forma de conseguir uma vaga em um curso de ensino superior. Com a nota da prova em suas mãos, abrem-se os caminhos rumo à profissão dos sonhos.

Mas para que o sonho se torne realidade é preciso um primeiro passo: realizar sua inscrição no Enem 2021.

Você conhece todos os detalhes burocráticos que envolvem a inscrição do Enem 2021? Quais documentos precisa ter em mãos e até quando precisa deles para não perder o prazo? 

O seu Enem 2021 começa agora, pois, com uma inscrição bem feita, você pode fazer uma prova tranquila e sem imprevistos. Afinal, evitar qualquer nervosismo no dia de aplicação já ajuda a obter um resultado melhor.

Para que você possa se concentrar nos estudos para o Enem 2021, preparamos um guia completo sobre a inscrição na prova. Assim você não precisa ficar procurando por aí as informações. Salve essa página nos favoritos e volte sempre que tiver alguma dúvida sobre o assunto.

Ao final do texto, ainda te daremos dicas extras sobre como utilizar a sua nota no Enem para garantir sua vaga na faculdade! 

Quando e onde fazer a inscrição no Enem 2021

Se prepare! As inscrições do Enem 2021 estão programadas para abertura no dia 30 de junho e encerramento às 23h59 do dia 14 de julho de 2021.

Ou seja, as inscrições ficarão abertas por apenas uma quinzena. Não deixe para a última hora para não acabar esquecendo ou passando por eventuais problemas técnicos. O Ministério da Educação (MEC) não se responsabiliza caso o sistema fique sobrecarregado.

Para realizar a sua inscrição basta apenas acessar o site oficial do Enem (enem.inep.gov.br/participante) ou baixar gratuitamente o aplicativo do Enem na loja da Google Play (Android) ou App Store (iOS). 

Só tome cuidado para não baixar o app errado. Procure a versão oficial e verificada pela loja de apps. Em caso de dúvidas, prefira realizar a inscrição pelo site.

Custo da inscrição no Enem 2021

O Enem 2021 terá uma taxa de inscrição no valor de R$85,00. Não foram feitos reajustes no valor em comparação com a última edição.

A isenção do pagamento foi concedida somente a estudantes de escola pública e pessoas em vulnerabilidade econômica que solicitaram o benefício entre os dias 17 a 28 de maio de 2021.

Pessoas que tiveram direito à isenção de taxa no Enem 2020, não compareceram ao exame e não apresentaram nenhuma justificativa válida pela falta acabaram perdendo o acesso ao benefício neste ano.

Se você não enviou um pedido de isenção ou teve sua isenção indeferida pelo Inep, terá que pagar a taxa de oitenta e cinco reais se quiser participar do Enem 2021.

O boleto, ou guia de recolhimento da União (GRU), é emitido ao final da inscrição e está disponível para impressão na página individual do participante, acessada somente pelo estudante inscrito.

Qual o último dia para pagar a taxa de inscrição do Enem?

O prazo máximo para realização do pagamento da taxa de inscrição do Enem 2021 é o dia 19 de julho de 2021. O participante pode realizar o pagamento pelo internet banking, agências bancárias e caixas eletrônicos, lotéricas e agências dos Correios.

Como faço a inscrição no Enem 2021

Quando você entrar no site oficial da prova a partir do dia 30 de junho, basta clicar no botão principal para realizar a sua inscrição. Uma série de dados será solicitada pelo portal para preenchimento, como:

  • número do seu CPF;
  • data do seu nascimento;
  • filiação (nome dos pais no documento de identificação);
  • sexo;
  • cor/raça;
  • estado civil;
  • nacionalidade;
  • cidade natal;
  • RG, estado e órgão que emitiu o documento;
  • CEP e informações sobre o seu endereço residencial;
  • se necessita de atendimento especializado, quais recursos precisará e documentos que comprovem a necessidade de atendimento especializado
  • sua atual situação no Ensino Médio (já concluiu ou ainda está estudando);
  • escola que frequentou o Ensino Médio
  • questionário socioeconômico
  • dados de contato (telefone e e-mail);

Além de todos esses dados, o Inep também está exigindo que os participantes enviem uma foto de seus rostos para a homologação da inscrição. Ela deve obedecer os seguintes critérios:

“Foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares)”.

Além de criar uma senha para acessar a página do participante posteriormente, você também precisa escolher nesse momento da inscrição do Enem 2021 alguns detalhes envolvendo a aplicação do seu exame:

  • formato da prova (impresso ou digital);
  • cidade onde quer realizar a prova;
  • idioma para a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

Por fim, será autorizado a todos os participantes transexuais, travestis ou transgêneros que necessitam alterar sua forma de tratamento pelo nome social que façam essa solicitação entre os dias 19 a 23 de julho de 2021.

É importante responder com exatidão todos os dados pedidos pela organização do exame. A inclusão de informações falsas ou imprecisas podem acarretar na exclusão do participante e responsabilização criminal.

Como fazer o Enem Digital 2021

Em 2021, aproximadamente cem mil estudantes em todo o Brasil terão a oportunidade de testar o formato digital do Enem. A prova é a aposta do Ministério da Educação para aplicações futuras e está sendo ampliada aos poucos.

Não são todas as cidades do Brasil que oferecem a oportunidade de prestar a prova digital. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), organizador da prova, limitou a quantidade de vagas por local de aplicação.

Por isso, se você quer mesmo fazer esse tipo de exame, vale a pena ir até o Edital do exame e conferir se a sua cidade está incluída na lista do Inep. Caso contrário, você precisará se deslocar muitos quilômetros para realizar o Enem 2021.

As inscrições serão aceitas por ordem de interesse. Ou seja, a partir da abertura das inscrições, quem pedir primeiro para realizar o exame desta forma durante o processo de preenchimento dos dados terá sua solicitação processada prioritariamente até o preenchimento completo das vagas.

O Enem Digital 2021 será aplicado no mesmo dia e com as mesmas condições da prova impressa, portanto, não há nenhuma desvantagem para os outros milhões de participantes que farão o exame na base do papel e caneta esferográfica preta.

O que fazer com a nota do Enem 2021

Seu boletim de desempenho no Enem pode ser a chave de ingresso na faculdade.

Caso não haja atrasos no cronograma da prova, ele deverá ser divulgado no mês de janeiro de 2022, como acontece tradicionalmente.

São vários os processos disponíveis para disputar uma vaga em um curso superior. Os mais conhecidos são:

  • Sisu: vagas em universidades públicas federais e estaduais.
  • Prouni: bolsas de estudo integrais ou parciais em faculdades particulares para pessoas com renda baixa.
  • Fies: financiamento do valor das mensalidades do curso com possibilidade de 

juros zero, conforme regras estipuladas pelo programa.

  • Ingresso direto: apresentação da sua nota para uma faculdade particular e dispensa do vestibular.

O Sisu é sem dúvida a opção mais disputada entre esses processos. Normalmente o aluno precisa de uma nota geral mais alta para conseguir uma vaga por lá.

Além da disputa dentro do sistema pela vaga como do Sisu, o Fies e o Prouni contam com critérios de renda detalhistas e rigorosos para aprovação da matrícula. Antes de se inscrever, é muito importante verificar se você cumpre os requisitos para evitar frustrações.

Atualmente, a forma mais fácil de entrar em uma faculdade e ainda obter descontos e bolsas em diferentes épocas do ano é pelo ingresso direto. 

As faculdades particulares oferecem uma grande variedade de cursos presenciais e a distância, com qualidade reconhecida pelo MEC.

Faculdades para estudar com a sua nota do Enem 2021

Você não precisa esperar sua nota sair para já dar uma olhada nos cursos que as faculdades da lista especial da lista abaixo oferecem.

E pode ficar tranquilo, pois todas elas aceitam o resultado do Enem como forma de ingresso direto. Além disso, contam com programas de bolsas de estudo e mensalidades acessíveis. Confira:

Leia também: Descubra que notas você precisa tirar no ENEM em cada curso

E, aí! Ficou por dentro de tudo sobre a inscrição no Enem 2021? Então conta pra gente em qual curso você pretende ingressar com a sua nota!