O período de inscrição do Prouni 2021 está chegando e com ele a sua chance de ingressar nas melhores universidades particulares do país. Criado em 2004 pelo Ministério da Educação (MEC), o Programa Universidade para Todos abre inscrições duas vezes no ano e oferece bolsas de estudo integrais e parciais em diversas instituições privadas brasileiras.

O objetivo do programa é facilitar o acesso à educação de nível superior para a população de baixa renda, portanto se você não tem grana para arcar com seus estudos e tem o sonho de conseguir o diploma da graduação, essa pode ser sua grande oportunidade.

Quer saber mais sobre como se inscrever e ficar de olho em todas as datas importantes? Continue lendo esse artigo e fique de olho no cronograma completo que preparamos para te ajudar a não perder os prazos!

Como fazer a inscrição do Prouni 2021? 

Se inscrever no Prouni é muito simples! Durante o período, basta realizar o cadastro de forma gratuita pela internet, sem burocracia. Veja o passo a passo:

  1. Para concorrer a uma das bolsas do programa, primeiramente você deve acessar o site oficial do Prouni;
  2. Em seguida, informe seu CPF e o número de inscrição e senha cadastrados no último Enem. Caso não se lembre, você pode encontrá-los no site oficial do Enem;
  3. Vá para a próxima etapa, confira seus dados e atualize informações caso seja necessário;
  4. Agora preencha o questionário com seus dados socioeconômicos. Não esqueça! Por ser um programa que oferece bolsas a pessoas de baixa renda, é preciso submeter os dados de todos os membros do grupo familiar para comprovar a renda. É de extrema importância fornecer dados corretos nesta etapa, pois durante a matrícula as informações serão checadas;
  5. Para encerrar o seu cadastro no processo só falta escolher duas opções de cursos desejados. Aqui vale uma dica: escolha os cursos por ordem de prioridade, em uma ou mais instituições de ensino. O sistema dará preferência à sua primeira opção, portanto avalie bem qual o curso e instituição que estão no topo da sua lista. Para te ajudar nesta etapa, o site oferece a opção de filtrar por instituição de ensino, por curso ou por município. Enquanto a inscrição do Prouni 2021 estiver aberta, você poderá alterar suas opções de curso. Ao indicar os cursos que deseja fazer, também é preciso escolher o tipo de bolsa que deseja tentar – cotas ou ampla concorrência. Mais uma vez, estas informações serão checadas, portanto, forneça os dados corretos.

Inscrição Prouni 2021: quando começa?

O Programa Universidade para Todos é um dos processos seletivos mais concorridos atualmente, pois garante acesso a instituições de ensino reconhecidas e com ótima infraestrutura. Portanto, para não perder a chance de disputar uma bolsa é preciso estar atento às datas.

O período de inscrições para o segundo semestre do Prouni 2021 tem início entre os dias 13 e 16 de julho, mas o processo seletivo conta com várias outras datas importantes e que você não pode perder de vista.

Muita gente não sabe, mas antes mesmo de se inscrever, você pode consultar as bolsas de estudos e universidades disponíveis no sistema, o que te permite sair na frente dos demais candidatos.

Pra não esquecer as datas importantes do processo seletivo, anote na agenda esse cronograma: 

  • Consulta de bolsas: 12 de julho
  • Período de inscrições: 13 à 16 de julho

Como funcionam as etapas do Prouni?

Além disso, você também pode trocar de opção de curso do segundo até o último dia de inscrição, sabia? O sistema ficará disponível enquanto as inscrições estiverem abertas, assim você pode consultar as notas de corte, que serão atualizadas diariamente a partir do segundo dia do processo, e até mesmo modificar suas opções de curso após avaliar se a sua nota lhe garantirá uma boa posição em relação ao número de vagas disponibilizadas.

  • Atualização da nota de corte e mudança de opção de curso: 14 à 16 de julho

A nota de corte pode variar bastante conforme a quantidade de pessoas inscritas, desempenho da maioria dos candidatos ao curso, sem contar a variação por turno, faculdade e modalidade de concorrência. Por isso é importante monitorar as mudanças diárias em suas opções de curso. 

Quando sai o resultado do Prouni 2021?

Assim que o período de inscrição é encerrado, o sistema do Prouni seleciona os candidatos com as melhores notas e o resultado da chamada regular (a 1ª chamada) sai logo em seguida. Confira:

  • Resultado da 1ª chamada: 20 de julho
  • Período de entrega dos documentos: 20 à 28 de julho
  • Resultado da 2ª chamada: 03 de agosto
  • Período de entrega dos documentos: 03 à 11 de agosto

Após a divulgação do resultado, o candidato selecionado deverá fazer sua matrícula na faculdade, levando toda documentação necessária para a comprovação socioeconômica. Caso a matrícula não seja concluída ou seus dados não correspondam às regras do Prouni, o candidato perde a vaga, dando a chance aos candidatos da 2ª chamada e posteriormente da lista de espera. 

Como funciona a lista de espera do Prouni?

Para os candidatos que ficaram de fora das duas chamadas regulares, ainda há solução: a lista de espera. As bolsas que não forem preenchidas nas chamadas serão ocupadas por participantes da lista de espera e confirmam as informações socioeconômicas declaradas no momento da inscrição.

Para participar da lista de espera, o candidato deve obrigatoriamente manifestar o interesse em participar da mesma no site do Prouni. Veja as datas:

  • Manifestação da lista de espera: 17 e 18 de agosto
  • Convocação da lista de espera: 20 de agosto
  • Período de entrega dos documentos: 23 à 27 de julho

Mas atenção, o programa estipula algumas regras para participar da lista de espera. Apenas podem se inscrever os candidatos que:

  • Não foram pré-selecionados nas chamadas regulares;
  • Pré-selecionados na segunda opção de curso, reprovados por não formação de turma.

Quem pode fazer a Inscrição para o Prouni 2021?

Podem se inscrever no Prouni 2021 os candidatos que não possuem diploma no curso do ensino superior e têm renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa. O Prouni também exige um desempenho mínimo no Enem: média de pelo menos 450 pontos nas provas e nota maior que zero na redação. Quanto maior for a sua nota do Enem, maiores as chances de conseguir uma vaga. Além disso, é necessário que o candidato atenda a pelo menos um dos requisitos abaixo: 

  • Ter cursado o ensino médio inteiramente em escolas públicas;
  • Ter cursado o ensino médio inteiramente em escolas particulares com bolsa integral;
  • Ter cursado parte do ensino médio em escolas públicas e parte do ensino médio em escolas particulares como bolsista integral;
  • Ser portador de necessidades especiais;
  • Ser professor contratado de escola pública, neste caso o professor pode concorrer a bolsas nos cursos de licenciatura, normal superior ou então pedagogia. No caso dos professores, o critério de renda não é considerado (pode ganhar mais de 3 salários mínimos).

Como conseguir uma bolsa de 100% no Prouni?

Como falamos anteriormente, as bolsas podem variar devido a renda do candidato, portanto, para se inscrever no programa é preciso atender aos seguintes critérios socioeconômicos:

  • Bolsas de 100%: As bolsas integrais são destinadas aos candidatos que possuem renda familiar mensal de até um salário e meio por pessoa.
  • Bolsas de 50%: As bolsas parciais são destinadas aos candidatos que possuem renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Fácil de entender, não é mesmo? As bolsas do Prouni são válidas para toda a duração do curso, mas para continuar recebendo o benefício o estudante precisa ter aprovação mínima de 75% nas disciplinas cursadas em cada período letivo. 

Onde eu posso estudar com o Prouni?

Existe uma imensa lista de faculdades em todas as regiões do país que participam do Prouni, oferecendo bolsas integrais ou parciais. Para serem aceitas no programa, as instituições precisam ser reconhecidas pelo MEC, além de ter uma avaliação positiva.

Para te ajudar nesse processo, selecionamos algumas faculdades particulares certificadas pelo MEC com ensino de qualidade e que participam do Prouni:

E então, já sabe tudo sobre a inscrição do Prouni 2021? Que tal nos contar aqui nos comentários qual curso deseja fazer?