Por causa da pandemia de Covid-19, o Enem 2020 está de pernas pro ar.

Depois de muito debate entre os organizadores e o poder público, seguido de uma votação popular, ficou estabelecido que, até segunda ordem, as provas serão aplicadas em janeiro de 2021.

Num ano normal, janeiro é o mês em que os resultados do Enem deveriam ser divulgados!

Com essa confusão, muita gente está perdida em relação às datas e aos procedimentos que devem ser realizados antes do exame, inclusive o local de prova.

A seguir, veja como descobrir tudo isso!

Local de prova do Enem 2020

Como saber o local de prova do Enem 2020?

Bom, num cenário típico, os alunos saberiam ainda em outubro, período no qual geralmente a organização do evento libera acesso ao cartão de confirmação da inscrição.

Na edição deste ano, os inscritos no Enem vão poder descobrir o local da prova somente a partir do dia 14 de dezembro.

No entanto, dependendo da situação da pandemia no país, essa data poderá ser alterada. Por vias das dúvidas, fique de olho no noticiário.

O cartão de confirmação da inscrição deve ser acessado no site oficial do Enem ou no aplicativo oficial a partir da data anunciada. O inscrito precisa informar o numero de CPF e a senha cadastrada durante a inscrição.

Além do local do prova, o cartão traz dados importantes, como:

  • Data e hora do exame.
  • A opção de língua estrangeira.
  • Indicação de atendimento especial, caso tenha sido solicitado.
  • Demais orientações relativas à prova.

Mesmo com a situação complicada em andamento, o Enem será aplicado presencialmente em todo o Brasil, seguindo recomendações de distanciamento e segurança do Ministério da Saúde.

A gente recomenda que os participantes levem sempre o cartão de confirmação da inscrição, impresso ou no aplicativo, só por precaução.

Vale lembrar que o acesso ao cartão é de total responsabilidade do participante, pois a organização do Enem não envia mais o documento por e-mail ou por correio.

Dica legal: muita gente faz o percurso de casa até o local de prova antecipadamente, para ir se familiarizando com o caminho, conhecer as linhas de ônibus que passam no local, a situação do trânsito e quanto tempo leva de casa. Todas as providências para driblar imprevistos no dia das provas são válidas!

Quando acontecem as provas do ano em 2020

Este ano, teremos dois tipos de Enem: o impresso e o digital. Cada um será realizado em data própria.

A versão impressa do Enem deve acontecer nos dias 17 e 24 de janeiro, dois domingos seguidos.

A versão digital será realizada em 31 janeiro e 7 de fevereiro.

Para pessoas privadas de liberdade, o Enem acontece nos dias 24 e 25 de fevereiro.

Tanto o Enem digital quanto o tradicional têm o mesmo número de questões e o mesmo grau de dificuldade.

No primeiro dia, serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas tecnologias, de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e a Redação. Os portões do local de prova abrem pontualmente ao meio-dia e fecham, também pontualmente, às 13 horas. Os cadernos de prova só podem ser abertos a partir das 13h30.

No primeiro dia, são dadas cinco horas e meia para que os participantes resolvam todas as questões e escrevam a redação. Com isso, o encerramento ocorre às 19 horas.

No segundo dia, é a vez das provas de Matemática suas Tecnologias e de Ciências da Natureza as suas Tecnologias. Os horários de abertura dos portões são os mesmos, só que dessa vez os alunos terão cinco horas pra terminar tudo, ou seja, até as 18h30.

Os horários acima têm como base a hora oficial de Brasília, por isso quem mora em cidades com fuso diferente deve triplicar a atenção e ficar de olho nos horários definidos para o seu local.

Para ter acesso à sala de aula, o participante deve apresentar um documento oficial com foto e dentro da data de validade.

Quando saem os resultados do Enem 2020

O resultado do Enem está previsto para sair em março de 2021.

Os participantes poderão conferir seu desempenho final no site oficial do Enem, informando o número de inscrição e senha.

Na sequência, começam os processos seletivos para quem quer disputar uma vaga na faculdade, bolsa de estudos ou financiamento estudantil.

O primeiro a acontecer é o Sisu, programa que utiliza a nota do Enem para distribuir vagas em universidades públicas e institutos federais de educação, ciência e tecnologia. É o mais concorrido e o que requer maior nota nas provas.

Na sequência vem o ProUni, que distribui milhares de bolsas a quem quer estudar em faculdade privada. O programa é destinado a estudantes de baixa renda que tiveram bom desempenho nas provas.

Tem ainda o ingresso direto, modalidade muito popular que permite entrar em praticamente qualquer curso de faculdade privada sem fazer vestibular, apenas informando o desempenho obtido no Enem.

Por fim teremos os FIES, o programa para quem busca crédito estudantil a juros baixos para fazer uma faculdade. O programa aceita a nota de qualquer Enem a partir de 2010, desde que o participante atenda ao critério de renda familiar.

Todos os programas têm duas edições por ano, no primeiro e no segundo semestre letivo.

Onde estudar com a nota do Enem 2020

Considerando o ProUni, o ingresso direto e FIES, o número de vagas disponíveis para acesso via Enem é gigantesco!

Mas o bom mesmo de tudo isso é poder estudar nas melhores faculdades, aquelas que têm alto conceito no mercado de trabalho.

A gente selecionou algumas onde você pode usar a nota do Enem para estudar com bolsa, descolar crédito estudantil ou entrar sem fazer vestibular.

Conheça:

Veja também:

Descubra que nota você precisa tirar no Enem pra ganhar bolsa

Como está sua expectativa para fazer o Enem 2020 em janeiro? Conte para a gente nos comentários!