Saiba quais são as mudanças do Enem 2019
O Enem acaba de anunciar mudanças. Saiba quais são, entenda melhor o que ficará diferente a partir dessas mudanças, e se prepare para a prova!
Se preparar adequadamente para o Enem está entre as prioridades de grande parte dos estudantes brasileiros. E essa preocupação não é à toa: atualmente, a nota do exame é passaporte carimbado para muitas universidades públicas e particulares do país, assim como programas de bolsas e financiamento estudantil.
Dessa forma, para obter um bom resultado na prova, é preciso estar por dentro de todos os detalhes sobre o Exame, e verificar também se haverá mudanças da edição passada para a atual.
Entenda quais são as mudanças no Enem a partir de 2019
De acordo com o Ministério da Educação, a princípio, em 2019 e em 2020, o exame não sofrerá nenhuma mudança relevante. Pelo que está previsto e foi divulgado, as mudanças importantes serão implementadas a partir de 2021.
A ideia com essas mudanças é que sejam feitos dois dias de prova, um para avaliar conhecimentos específicos e o outro em que o aluno fará uma prova cuja área do conhecimento será a da sua escolha.
Nesse formato, no primeiro dia o exame proporia aos alunos perguntas gerais, abordando conteúdos referentes à Base Nacional Curricular. No segundo dia, o tema da prova seria escolhido pelo aluno. De acordo com o Ministério, para esse modelo de exame, seriam oferecidas quatro provas específicas, referentes às quatro áreas do conhecimento.
Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade
Atualmente, há diversos caminhos para ingressar em cursos do ensino superior da rede privada e pública por meio da nota obtida no Enem.
O Sisu (Sistema de Seleção Unificada), por exemplo, é um programa do Ministério da Educação que seleciona candidatos para distribuição de vagas em diferentes cursos de universidades federais e estaduais do país.
Outro caminho possível com a nota do Enem é o ProUni (Programa Universidade para Todos), também do governo federal. Com este programa, o estudante pode obter bolsas de estudo parciais ou integrais em cursos de faculdades privadas do todo o país.
Há, ainda, a possibilidade de usar o resultado do Enem para participar do FIES, um programa do Ministério da Educação de financiamento estudantil dedicado a estudantes de baixa renda.
Além disso há faculdades que também usam a nota do Enem como seus vestibulares, e oferecem também oportunidades de bolsas de estudo.
Boas faculdades para estudar com a nota do Enem
Como foi dito antes, existem muitas boas faculdades cujos vestibulares são feitos por meio da nota do Enem, e que também oferecem boas oportunidades de bolsas de estudo e programas de financiamento estudantil (além de mensalidades bastante acessíveis!).
A seguir, confira opções que oferecem cursos bem-avaliados pelo MEC, assim como uma série de vantagens, como unidades e pólos de apoio espalhados por todo o território, além dos mais modernos laboratórios e bibliotecas com vasto acervo.
Saiba quais são:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) – no Distrito Federal
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
Leia também:
Descubra quais faculdades aceitam a nota do Enem
Pensando em prestar o Enem? Conte para nós o como está se preparando para a prova e qual faculdade quer fazer nos comentários abaixo!