Confira onde você pode usar a nota do Enem 2021 para ingressar em uma faculdade pública ou particular e como funcionam os processos seletivos!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 demandou meses de preparação e estudos intensivos dos estudantes até a tão esperada realização da prova. Todo mundo precisou aprender novas formas de estudar, distantes da sala de aula e da companhia física dos colegas

E, algum tempo depois da prova, chega a tão esperada nota do Exame! Com o boletim de resultados nas mãos, surge uma dúvida muito importante: onde usar a nota do Enem?

O Enem 2020, assim como nas edições anteriores, será aceito como forma de ingresso para milhares de vagas no Ensino Superior públicas e privadas em todo o Brasil. Esses processos funcionam de forma diferente. Por tal razão, você precisa ficar ligado nas datas e requisitos de cada um deles.

Além disso, já dá para ir pesquisando qual faculdade e curso se encaixa mais na sua realidade. Se você prefere estudar perto da sua casa ou trabalho atual ou precisará mudar de cidade.

Com a nota do Enem você pode se inscrever em bolsas de estudos de até 100% do valor da mensalidade e pedir financiamento integral do seu curso. São oportunidades que valem a pena ficar de olho.

Vamos juntos entender melhor como funcionam cada um desses tipos de uso de nota do Enem!

Onde posso usar minha nota do Enem 2020?

Devido a pandemia de covid-19, mudanças importantes aconteceram no calendário acadêmico das faculdades do país. Algumas atrasaram suas aulas, outras conseguiram manter suas datas como de costume. Isso modifica as possibilidades de ingresso no primeiro semestre de 2021 para quem fez apenas o Enem 2020.

Veja qual é o seu caso:

Se você quer entrar em uma faculdade ainda no primeiro semestre de 2021 usando a nota do Enem 2020, estão disponíveis dois tipos de processo seletivo: o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o ingresso direto.

Se você realizou o Enem 2019, estarão disponíveis os seguintes meios: Programa Universidade Para Todos (Prouni), Programa de Financiamento Estudantil (Fies) e ingresso direto.

Se você realizou o Enem entre 2010 e 2019, poderá se inscrever via Fies e ingresso direto.

Como usar a nota do Enem 2020 no Sisu?

O Sisu é um processo seletivo organizado pelo Ministério da Educação (MEC) e realizado integralmente pela internet. Nele estão disponíveis mais de 200 mil vagas em Universidades e Institutos Federais públicos de todos os estados do Brasil.

A primeira edição do Sisu em 2021 será realizada após a divulgação das notas do Enem, prevista para o dia 29 de março de 2021. Você precisa ter participado dos dois dias de prova e não ter zerado a redação.

Algumas vagas no Sisu são destinadas especificamente para cotistas, como estudantes de escola pública e com baixa renda e pessoas negras ou pardas.

A nota de corte para cada curso é calculada durante os dias do processo seletivo, de acordo com a demanda dos interessados. Algumas faculdades exigem notas mínimas em determinadas áreas do conhecimento da prova. É um processo bastante disputado pelos estudantes.

Como usar a nota do Enem 2020 no Prouni ou Fies?

O Governo Federal é o responsável pelo Prouni e pelo Fies. Os dois programas auxiliam os estudantes a ingressar numa faculdade particular com bolsas de estudo ou financiando as mensalidades para pagamento após a conclusão do curso.

A classificação para o Fies e o Prouni funciona semelhante ao do Sisu, com disputa e nota de corte conforme a procura por determinado curso. As faculdades particulares não são obrigadas a oferecer as suas vagas e cursos nos dois programas.

Portanto, pode ser que o curso que você esteja interessado não esteja disponível agora. A lista varia ano a ano conforme a decisão dos diretores em ofertar as vagas por este sistema.

Além disso, os dois processos possuem algumas regras rígidas para comprovação de renda familiar para obtenção de bolsas de 50% a 100% (Prouni) ou juros subsidiados no caso de financiamento das mensalidades (Fies).

A primeira edição do Prouni e do Fies em 2021 não contemplará os estudantes que fizeram apenas o Enem 2020. A razão para isso acontecer é que os dois programas farão suas seleções em janeiro de 2021, antes da nota do Enem 2020 sair.

Portanto, se você quer usar a nota do Enem 2020 para participar do Fies ou do Prouni, será preciso esperar que o governo lance novos editais e que haja interesse das faculdades particulares em ofertar vagas neles.

Como usar a nota do Enem 2020 no ingresso direto?

Na lista que apresentamos lá em cima, você viu que apenas uma forma de garantir sua vaga na faculdade está disponível em todas as situações. É o ingresso direto com as instituições de ensino.

O ingresso direto é uma das formas mais fáceis para o aluno entrar em uma faculdade particular. Ao apresentar sua nota no Enem para a faculdade, você não precisa fazer vestibular novamente ou pagar as taxas caríssimas que essas provas custam!

Basta acessar o site ou se dirigir presencialmente até a instituição desejada, escolher um dos cursos disponíveis, enviar as informações necessárias e, em média, em até 48 horas a faculdade dá o retorno sobre a seleção.

E se você está preocupado com o fato dos programas de bolsa e financiamento do governo não estarem disponíveis, saiba que é possível estudar em 2021 pagando pouco.

Vale a pena ficar de olho nas oportunidades disponíveis com ingresso direto. Algumas faculdades contam com programas próprios de bolsas de estudo e com prazos de pagamento especiais, tudo isso sem depender dos programas do governo.

Faculdades que aceitam a nota do Enem 2020

A primeira coisa que você deve prestar atenção antes de realizar sua matrícula em uma faculdade é se ela é devidamente reconhecida pelo MEC.

O reconhecimento do MEC garante que você receberá um diploma válido ao fim do curso e que a instituição segue todas as normas de qualidade educacional e parâmetros de ensino que o mercado de trabalho exige.

Na lista a seguir, separamos algumas faculdades que oferecem uma variedade muito grande de cursos e que possuem essa certificação do MEC:

Leia também: Descubra que notas você precisa tirar no Enem em cada curso

O momento para conquistar sua vaga na faculdade está se aproximando! Conte pra gente nos comentários qual curso você pretende fazer com sua nota do Enem.