Conheça a prova do Enem e se prepare para ir bem na prova
Entenda como é a prova do Enem, aprenda a se preparar para tirar uma boa nota e veja como usar seu resultado para entrar na faculdade!
Para ter um bom desempenho na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é importante conhecer a estrutura do exame, pois assim você já sabe o que esperar e pode se preparar adequadamente.
O Enem se tornou o principal mecanismo de ingresso no ensino superior no Brasil, já que diversas instituições públicas e privadas utilizam a nota do exame para selecionar seus estudantes, em vez de aplicar o vestibular tradicional.
Veja a seguir todas as informações sobre a prova do Enem e saiba como se preparar para garantir um bom resultado. Conheça ainda as opções de como usar a nota do Enem para ingressar na faculdade. Vamos lá!
Como é a prova do Enem?
As provas do Enem costumam ser aplicadas em dois domingos consecutivos, no mês de novembro. Os candidatos precisam fazer ao todo 4 provas objetivas, cada uma contendo 45 questões de múltipla escolha, mais uma redação.
As provas avaliam as seguintes áreas do conhecimento:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
- Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia.
- Matemática e suas Tecnologias: Matemática.
Redação do Enem
A redação do Enem que, na verdade, faz parte das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, consiste na elaboração de um texto em prosa, seguindo a estrutura argumentativa-dissertativa, de até 30 linhas.
O texto deve ser elaborado a partir de uma questão social, cultural, científica ou política proposta na prova. Essa questão é o chamado tema da redação do Enem.
Como a prova do Enem é corrigida?
As provas objetivas são corrigidas a partir de uma metodologia complexa chamada Teoria de Resposta ao Item, que atribui pesos diferentes às questões, levando em consideração o padrão de resposta dos candidatos.
Por isso, não é possível calcular a nota do Enem a partir dos gabaritos, pelo número de acertos, pois dois candidatos que acertaram o mesmo número de questões na mesma prova podem ter notas diferentes.
Já as redações são corrigidas individualmente e passam pela avaliação de, no mínimo, dois corretores. A correção avalia 5 competências e cada uma vale 200 pontos:
- Domínio da Língua Portuguesa formal escrita.
- Compreensão da proposta de redação.
- Capacidade de selecionar e organizar informações, fatos e argumentos.
- Construção argumentativa.
- Capacidade de formular uma proposta de intervenção para o tema que respeite os direitos humanos.
Assim, a nota máxima que se pode tirar na redação do Enem é 1.000 (mil).
Como se preparar para o Enem
Ao buscar mais informações sobre a prova do Enem, você já começou a se preparar!
Também é importante estudar e revisar os conteúdos que são cobrados com mais frequência em cada área do conhecimento, além de fazer provas anteriores para treinar.
As provas e gabaritos de edições anteriores do Enem podem ser acessados no site do Inep.
Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade
Depois de fazer o Enem, é hora de usar seu resultado para ingressar na universidade e dar o próximo passo rumo a um futuro cheio de oportunidades!
Existem diferentes formas de usar a nota do Enem para entrar na faculdade:
- Tentar uma vaga em instituições públicas pelo Sisu.
- Participar do ProUni para concorrer a bolsas de estudos em instituições privadas.
- Tentar um financiamento pelo FIES.
- Ingressar de forma direta em uma faculdade particular com bolsa de estudos (ingresso direto).
Para se inscrever no Sisu, o candidato precisa ter feito a última edição do Enem e obtido nota acima de zero na redação. Porém, como a concorrência é grande, a pontuação mínima para conseguir uma vaga (nota de corte) pode ser bem alta, de acordo com o curso.
Para participar do ProUni, é exigida pontuação geral igual ou maior que 450 e nota acima de zero na redação (na última edição do Enem). Há também uma série de requisitos socioeconômicos, incluindo limites de renda familiar, para poder concorrer às bolsas.
Já o FIES permite que o estudante financie as mensalidades da faculdade para quitar a dívida após se formar. Também exige pontuação mínima de 450 e nota maior que zero na redação como pré-requisitos, além de estipular limites de renda mensal.
O ingresso direto, por sua vez, é o jeito mais simples e rápido de entrar na faculdade e obter uma bolsa de estudos.
Ao optar por utilizar a nota do Enem, o candidato fica automaticamente dispensado de fazer o vestibular interno da instituição.
E, como a bolsa é concedida diretamente pela faculdade, o processo é rápido e sem burocracia, diferente dos programas do governo (ProUni e FIES). Geralmente o percentual de desconto da bolsa varia conforme a pontuação do candidato no Enem e pode chegar a 100%.
Segue uma lista de faculdades reconhecidas pelo MEC que aceitam a nota do Enem para ingresso direto e concedem bolsas de estudos:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
Veja também:
Saiba como entrar no site oficial do Enem
Conheça os conteúdos que caem mais frequentemente no Enem
Depois conhecer a prova do Enem e saber como se preparar, deixe sua resposta nos comentários: qual faculdade você quer fazer?