Saiba quando sai o resultado do Enem 2019 e fique ligado
O Enem é o momento pelo qual milhões de estudantes em todo o país estão contando os dias, as horas e os minutos.
O motivo para tamanha expectativa é simples: o futuro profissional de muita gente será traçado ao longo desses dois dias de prova. Uma boa nota pode garantir acesso às melhores universidades do Brasil!
Por isso é tão importante ficar atento.
A seguir, saiba quando sai o resultado do Enem 2019 e fique ligado nos processos seletivos que virão na sequência!
Quando sai o resultado do Enem 2019
O resultado do Enem 2019 está previsto para o dia 17 de janeiro de 2020.
Você pode acessar sua nota pela internet, no site oficial do Enem.
Para entrar será preciso informar o número do CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição.
Quando entrar no sistema, você terá acesso às notas que obteve nas provas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Matemática, Ciências da Natureza e Redação.
O processo é individualizado, de forma que não dá para ver o resultado dos outros participantes.
O espelho da correção da redação não estará disponível ainda. Isso deve acontecer só algumas semanas mais para frente.
Uma boa nota geral no Enem é fundamental para quem quer entrar no ensino superior. E os processos seletivos começam logo após a divulgação dos resultados. Fique ligado em quais você pode participar.
Fique ligado nos processos seletivos do Enem 2019
Os participantes que fizerem o Enem 2019 Poderão participar de pelo menos quatro grandes programas de acesso ao ensino superior.
Tem alternativa para quem quer entrar em universidades públicas e particulares, em cursos presenciais e a distância.
Conheça os detalhes de cada um:
Ingresso direto
Esse processo seletivo abre antes da divulgação dos resultados do Enem por um motivo simples: dá para usar a nota de qualquer exame anterior a 2019.
É tudo muito simples. Assim que as faculdades abrem inscrições para novos alunos, os interessados podem acessar o site da instituição desejada, informar as notas obtidas e garantir vaga no curso que quiser automaticamente, sem precisar fazer vestibular.
Quem fizer o Enem 2019 também pode participar. Há vagas em cursos de todas as áreas do conhecimento, EAD e presenciais.
Esse sistema está disponível num número imenso de faculdades pelo país.
Sisu 2020
Com o resultado do seu Enem 2019 em mãos, prepare-se para entrar na corrida por uma vaga em universidade pública com o Sisu.
O programa conta com a participação de mais de 120 instituições em todo o Brasil. Por ano são distribuídas cerca de 300 mil vagas.
Aqui a moeda mais preciosa é a nota obtida nas provas. Quanto maior, mais chances.
O Sisu tem duas edições todos os anos, no primeiro e no segundo semestre. Qualquer pessoa que fez o Enem 2019 e não tirou zero na redação pode participar do Sisu 2020.
ProUni 2020
O programa de bolsas de estudos do governo federal abre inscrições alguns dias depois da divulgação dos resultados do Sisu.
Em 2020 teremos duas edições, no primeiro e no segundo semestre.
Com o ProUni, milhares de pessoas vão poder fazer uma faculdade privada sem pagar nada ou pagando apenas a metade da mensalidade. Há cursos presenciais e a distância à disposição.
Para participar é preciso cumprir alguns requisitos, que incluem: pelo menos 450 pontos na média das provas do Enem 2019, nota cima de zero na redação, formação de ensino médio em escola pública e renda de até três salários mínimos por pessoa do grupo familiar.
A seleção será feita com base na nota obtida no exame. Quem tiver mais pontos, tem mais chances de entrar.
FIES
Com o FIES é possível fazer uma faculdade particular de forma mais fácil, com financiamento a juros baixos e um prazo supergeneroso para pagar a dívida – tudo com o suporte do governo federal.
O benefício é concedido mediante processo seletivo. As inscrições abrem poucas semanas após a divulgação do resultado do Enem. Em 2020, a exemplo do ProUni e do Sisu, teremos também duas edições, no início dos semestres letivos.
Os interessados em participar vão poder usar a nota de qualquer edição do Enem a partir de 2010, desde que tenha pontuação igual ou maior que 450 na média das provas, sem ter zerado a redação. O programa é voltado a quem se enquadra em determinado perfil de renda familiar.
Faculdades que aceitam a nota do Enem 2019
Com esses processos seletivos, quem fez o Enem pode tentar vaga em milhares de faculdades pelo Brasil – especialmente se o objetivo é estudar em instituições privadas.
Por isso é importantíssimo se ligar na qualidade das faculdades onde você pretende estudar.
Antes mesmo de participar dos processos seletivos, verifique se a instituição em questão é reconhecida e bem avaliada pelo MEC. Hoje, num mercado de trabalho tão concorrido, ter um diploma diferenciado pode ser o caminho mais curto para o sucesso profissional.
Pensando nisso, a gente separou algumas ótimas faculdades onde você pode tentar vaga por meio do FIES, do ProUni e/ou do ingresso direto com a nota do Enem!
Veja abaixo:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
- Cruzeiro do Sul Educacional (presencial) – Em São Paulo
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
Veja também:
Veja qual nota precisa tirar no Enem pra entrar na faculdade
E aí, como você pretende usar seu resultado do Enem 2019? Conte para a gente ali nos comentários!