Saiba quanto precisa tirar no Enem pra passar em Gastronomia
Nos últimos anos, os cursos superiores de Gastronomia vêm ganhando cada vez mais estudantes.
Se você está pensando em estudar Gastronomia, saiba que é possível encontrar a graduação em formato de bacharelado (4 anos de duração) e tecnólogo (2 anos, em média). Ambos os cursos concedem diploma de ensino superior e são reconhecidos pelo mercado, com a diferença que o curso de tecnólogo é mais “mão na massa” do que o de bacharelado.
Tradicionalmente, para entrar em um curso superior é necessário prestar o vestibular. Mas temos uma notícia para você: sabia que dá para entrar em Gastronomia utilizando a pontuação do Enem? Sim!
Há quatro maneiras diferentes de usar seu desempenho no Enem para cursar Gastronomia. Vamos explicar melhor cada uma delas a seguir, além de mostrar quanto você precisa tirar no exame para passar em cada processo seletivo e onde encontrar boas faculdades que aceitam essa forma de ingresso.
Como usar o Enem para entrar em Gastronomia?
Entenda as principais formas de usar o Enem para cursar Gastronomia:
Sisu: O Sistema de Seleção Unificada classifica estudantes para vagas em universidades públicas e é o mais disputado processo seletivo que utiliza a nota do Enem como critério de classificação. Para concorrer a uma vaga no Sisu é necessário ter feito a edição mais recente do Enem, sem ter zerado na redação.
ProUni: O Programa Universidade para Todos foi criado pelo governo federal para ajudar o estudante de baixa renda a cursar o ensino superior. O benefício vem em forma de bolsas de estudo integrais e parciais em faculdades particulares. Para se candidatar a uma vaga é preciso se enquadrar em critérios de renda familiar e formação, além de apresentar pelo menos 450 pontos no Enem mais recente, sem ter zerado a redação.
FIES: O Fundo de Financiamento Estudantil é outra iniciativa governamental para ajudar estudantes de baixa renda. No entanto, em vez de ser uma bolsa, ele funciona como um empréstimo. Ou seja, o governo ajuda a pagar as mensalidades da faculdade particular. A dívida só começa a ser paga depois da formatura. Para tentar uma vaga é preciso se enquadrar nos requisitos de renda familiar e desempenho no Enem (os detalhes são divulgados no edital do processo seletivo).
Ingresso Direto em faculdades particulares: Muitas faculdades particulares começaram a trabalhar com ingresso direto pela nota do Enem. Geralmente, o processo é muito simples e livre de burocracia: basta apresentar a pontuação obtida e alguns documentos pessoais no ato da matrícula.
Quanto precisa tirar no Enem pra entrar em Gastronomia pelo Sisu?
O curso de Gastronomia é mais fácil de ser encontrado em faculdades particulares, mas segundo o site do MEC, há 15 graduações em atividade oferecidas por universidades públicas. Sendo assim, você pode tentar uma vaga pelo Sisu em uma dessas instituições.
É importante saber desde já que o processo seletivo é muito concorrido.
Para você ter uma ideia, a nota de corte mais baixa em edições recentes do Sisu ficou em torno de 630. A mais alta ficou em 762. Lembrando que a nota de corte é a pontuação obtida pelo último da fila a conseguir a vaga. Imagine então a nota do primeiro colocado… e é por isso que uma boa classificação no Sisu depende de muita dedicação e estudo!
Quanto precisa tirar no Enem pra entrar em Gastronomia pelo ProUni?
Como a maioria dos cursos de Gastronomia está na rede particular (são 262 cursos em atividade, contra apenas 15 em universidades públicas) e as mensalidades podem ultrapassar os R$ 2.500, ganhar uma bolsa de estudos integral ou mesmo parcial pode ser um ótimo negócio!
Mas não pense que obter uma vaga em Gastronomia pelo ProUni é moleza: além de um ótimo desempenho no Enem, é necessário atender a critérios de renda familiar e formação.
Quanto à nota de corte, edições recentes mostram um variação considerável: de pouco mais de 450 pontos a até quase 700. A pontuação necessária varia de acordo com a faculdade, campus, turno e modalidade de concorrência (cotas ou não).
Para você se situar, uma das unidades da Universidade Estácio de Sá (UNESA) no Rio de Janeiro exigia 545 pontos para o turno da manhã, enquanto uma unidade da mesma instituição em Belo Horizonte pedia nota de corte de 550.
Quanto precisa tirar no Enem pra financiar o curso de Gastronomia pelo FIES?
O FIES é uma ótima alternativa caso você não tenha conseguido o Sisu ou o ProUni. No entanto, o governo federal vem apertando o cinto nos últimos anos e aumentou as exigências para obtenção do financiamento, incluindo uma boa nota no Enem e adequação aos critérios de renda familiar.
Em edição recente do programa, a menor nota de corte para Gastronomia ficou em 455 na Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) a distância. A maior nota de corte do FIES para Gastronomia ficou por volta de 630.
Quanto precisa tirar no Enem pra entrar direto em Gastronomia em faculdades particulares?
A nota de corte para entrar direto no curso de Gastronomia com o desempenho no Enem pode variar muito. Há faculdades que exigem uma nota mínima em cada prova do Enem, outras que medem o desempenho pela média das provas, outras ainda que exigem apenas que o candidato não tenha zerado a redação.
Enfim, cada local tem suas próprias regras e as notas de corte variam. Para saber mais, entre em contato com a instituição de ensino de sua preferência.
O que é comum a todas elas é que o ingresso direto é uma ótima forma de acesso ao ensino superior, pois evita o estresse do vestibular, muitas vezes é gratuito e não tem burocracia!
Onde estudar Gastronomia com a nota do Enem?
Está procurando uma faculdade para cursar Gastronomia? Nós podemos lhe ajudar com isso!
Fizemos uma seleção com faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC).
Além disso, todas aceitam a nota do Enem, participam do ProUni e do FIES e trabalham com programas próprios de bolsas, descontos e financiamentos estudantis privados.
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) – a distância
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) – a distância
- Universidade de Franca (UNIFRAN) – a distância
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
- Universidade Estácio de Sá (UNESA)
- Faculdade das Américas (FAM) – em São Paulo
Veja também:
Veja as melhores faculdades de Gastronomia do Brasil
E aí? Pretende utilizar a nota do Enem para entrar em Gastronomia? Conte para a gente nos comentários!