O Enem 2020 nem aconteceu ainda e já tem muita gente sonhando com a divulgação dos resultados.

Nessa edição, excepcionalmente, as notas vão demorar um pouco mais que o normal, por causa da pandemia de Covid-19.

A seguir, veja que dia sai a nota do Enem 2020, para quando as provas foram adiadas e quais são os caminhos para conseguir entrar na faculdade!

Que dia sai a nota do Enem 2020

Com o adiamento das provas do Enem por causa da pandemia, tudo ficou de pernas pro ar.

Isso, obviamente, afetou a data de divulgação dos resultados. O Boletim de Desempenho Individual, que normalmente costumava ser liberado na primeira quinzena de janeiro, vai ter de esperar quase quatro meses mais.

A organização do Enem estima que os resultados das provas devem sair até, no máximo, o dia 29 de março de 2021 – talvez até uns dias antes.

Portanto, a partir da metade de março, fique atento porque as notas podem ser reveladas a qualquer momento.

Para descobrir quanto obteve em cada prova e na redação, o participante só precisa acessar o site oficial do Enem, informar CPF e senha.

A consulta pode ser feita também pelo aplicativo oficial do Enem.

Quem está contando as horas para os resultados deve, provavelmente, estar na expectativa de entrar na faculdade – que é o grande objetivo do Enem, afinal de contas.

Veja detalhes no próximo tópico!

Como entrar na faculdade usando a nota do Enem 2020

Uma boa nota no Enem praticamente garante acesso àquele curso que você quer tanto fazer.

As chances de conseguir uma vaga se multiplicam depois da divulgação dos resultados, quando os participantes têm à disposição diferentes maneiras de entrar na faculdade.

Veja algumas opções:

  • Estudar em universidade pública – O Sisu é o programa que oferece as tão sonhadas vagas em universidades públicas e institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Para se dar bem nessa corrida é preciso driblar a concorrência, o que só se faz com uma boa nota no Enem 2020 e atenção redobrada. Dá para tentar vaga em uma das mais de 100 instituições participantes, mesmo nas mais badaladas. A seleção dura uma semana e deve acontecer duas vezes em 2021.
  • Ganhar bolsa de estudos – Com a nota do Enem também é possível ganhar uma bolsa de estudos para fazer uma faculdade privada sem pagar nada, ou arcando com apenas metade do valor das mensalidades. O ProUni é o programa que torna isso possível. Todo início de semestre, o governo distribui milhares de bolsas em cursos presenciais e EAD. Para conseguir uma é preciso ter uma excelente nota no Enem 2020 e atender a uma série de critérios, como renda, formação escolar e desempenho nas provas.
  • Financiar os estudos – Uma alternativa para quem não conseguir entrar no Sisu ou no ProUni é tentar financiar os estudos em condições facilitadas. O FIES faz exatamente isso. Com a nota do Enem (a de 2020 ou de qualquer outro a partir de 2010) dá para tentar obter o crédito estudantil em cursos de todas as áreas, incluindo alguns bem caros, como Medicina. O programa exige pelo menos 450 pontos na média das provas e tem requisitos de renda familiar.
  • Entrar na faculdade privada sem fazer vestibular – Essa é uma das formas mais fáceis de entrar no ensino superior atualmente. Com o ingresso direto, o candidato só precisa apresentar o desempenho em qualquer Enem para conseguir a vaga desejada. Na maioria das faculdades, o único requisito é não ter zero na redação e que o Enem apresentado seja a partir de 2010. O sistema vale para cursos presenciais e a distância, exceto Medicina. Não há qualquer requisito de renda ou de formação escolar. Qualquer pessoa que fez o Enem pode participar.

Informações importantes sobre o Enem 2020

A gente resumiu algumas informações importantes do Enem 2020 para você não esquecer.

Vamos lá:

Formato das provas

O Enem 2020 manterá seu formato tradicional, ou seja: quatro provas objetivas com 45 questões cada (totalizando 180) e uma redação, que deve ser escrita no formato dissertativo-argumentativo em prosa.

Data das provas

Em 2020, por causa da estreia do Enem digital, as provas vão acontecer em quatro domingos, distribuídos entre os meses de janeiro e fevereiro.

Primeiro acontece o Enem impresso, na seguinte ordem:

  • 17 de janeiro – Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Redação.
  • 24 de janeiro – Ciências da Natureza e Matemática.

O Enem digital, que acontece em salas equipadas com computadores, vem na sequência:

  • 31 de janeiro – Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Redação.
  • 7 de fevereiro – Ciências da Natureza e Matemática.

Horário das provas

Os portões dos locais de prova vão abrir pontualmente em todo o país ao meio-dia, seguindo o horário de Brasília, e fecharão às 13h. As provas começam a ser aplicadas às 13h30.

Quem não chegar até o horário-limite de fechamento vai perder o Enem, não tem recurso que dê jeito.

No primeiro dia, os participantes terão cinco horas e meia para fazer tudo – incluindo preencher com atenção os gabaritos e passar a redação a limpo. No segundo, cinco horas.

Onde estudar com a nota do Enem 2020

O Enem 2020 contará com a participação de centenas de instituições públicas e milhares – sim, milhares – de faculdades privadas.

Somados os cursos presenciais e a distância, haverá milhões de vagas à disposição.

Dentro desse gigantesco universo, você já parou para pensar em como escolher as melhores faculdades?

Sim, porque é fundamental ter um diploma reconhecido no mercado, algo que irá dar aquela alavancada na sua carreira.

A dica é: procure sempre instituições bem avaliadas pelo MEC e que sejam bem vistas pelo mercado.

A gente escolheu algumas para você conhecer. Clique para saber mais:

Veja também:

Descubra quantos pontos você precisa no ENEM pra cada curso

O que você pretende fazer com a nota do Enem 2020? Conte para a gente!