Descubra que dia sai a nota do Enem 2021 e fique preparado para entrar na faculdade

Se você é um dos participantes do maior vestibular do Brasil, então deve estar com ansiedade para saber que dia sai a nota do Enem 2021, que se trata da edição adiada do Enem 2020. Não é verdade?

Afinal, com a nota do Enem você poderá se inscrever em diversos programas e editais para concorrer a uma vaga na faculdade.

Saber com antecedência o dia que é divulgado o resultado, além de ajudar com a ansiedade, permite se preparar para as inscrições nos principais programas que aceitam a nota do Enem como seleção de novos alunos para o curso superior.

Neste texto, você encontrará informações importantes sobre o Enem 2020, como o calendário oficial, onde encontrar os resultados do exame e quais programas aceitam a nota do Enem.

Como é a prova do Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é considerado o maior vestibular do Brasil. É uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) para avaliar a educação no país e oferecer oportunidades para os estudantes ingressarem em uma faculdade. Todo ano, milhares de candidatos participam do exame.

O Enem conta com uma redação no estilo dissertativo-argumentativo, que vale até mil pontos, e quatro provas objetivas, cuja a soma das notas também valem até mil pontos.

As provas objetivas são divididas em quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia), Linguagens (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira e Artes) e Matemática.

Como é a avaliação do Enem?

As provas objetivas do Enem são corrigidas usando uma metodologia chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI). Neste sistema específico, a pontuação é baseada não somente nos erros e acertos, mas nos níveis de dificuldade de cada questão e com mecanismos que reconhecem os “chutes”.

Por ser uma avaliação individual, que monitora o conhecimento do aluno sobre cada tema abordado, é possível que dois participantes que acertaram o mesmo número de questões tenham notas diferentes. Cada prova vale até 250 pontos. Portanto, a parte objetiva do Enem pode chegar até mil pontos.

Já a redação do Enem é corrigida por dois avaliadores independentes. Cada um dá uma nota de zero a duzentos para cada critério exigido. Como são cinco critérios, a nota total de cada avaliador pode chegar até mil pontos. A nota final da redação é a média aritmética dessas das notas dos dois avaliadores.

Leia também: Saiba quais são os possíveis temas de redação do Enem

Que dia é o Enem 2021?

Devido à pandemia do novo coronavírus, o Enem 2020 foi adiado para o início de 2021, mas seguirá a mesma dinâmica de aplicação das edições anteriores, ocorrendo em dois domingos consecutivos.

A única diferença das edições anteriores é que neste ano, haverá também uma edição digital do exame, cuja intenção é substituir a prova tradicional no futuro.

Confira abaixo as datas de aplicação do Enem 2020:

Enem Impresso

  • 17 de janeiro: Redação, Linguagens e Ciências Humanas;
  • 24 de janeiro: Matemática e Ciências da Natureza

Enem Digital

  • 31 de janeiro: Redação, Linguagens e Ciências Humanas;
  • 07 de fevereiro: Matemática e Ciências da Natureza

Que dia sai a nota do Enem 2021?

Mesmo com o adiamento da aplicação do Enem devido ao novo coronavírus, a expectativa do Ministério da Educação é que o resultado saia no dia 29 de março. 

Contudo, os gabaritos oficiais das provas objetivas deverão estar disponíveis alguns dias após a aplicação do exame. Com os resultados, os alunos poderão ter alguma ideia sobre a pontuação que conquistaram no Enem.

Onde consultar a nota do Enem?

Após a divulgação do resultado, o aluno poderá acessar sua nota na “Página do Participante”, no site oficial do Enem. Para isso, o aluno deverá fazer o login com seu CPF e senha cadastrados durante a inscrição no exame.

Além de conferir sua pontuação final no Enem, o participante também poderá acessar o espelho da redação, que é uma cópia do texto produzido com a correção e comentários dos avaliadores. O espelho da redação tem finalidade exclusivamente pedagógica.

Onde usar a nota do Enem?

Você pode usar sua nota do Enem para concorrer a uma vaga ou bolsa de estudos nas principais universidades do país.

O Governo Federal possui três programas que ajudam os participantes do exame a realizarem esse sonho: Programa Universidade Para Todos (Prouni), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O Prouni oferece bolsas de estudo parciais ou integrais em universidades particulares a candidatos com baixa renda, enquanto o Fies os ajuda com financiamento estudantil a baixos juros. Já o Sisu substitui o vestibular tradicional das principais universidades públicas.

Além desses três programas do governo, muitas instituições de ensino também aceitam a nota do Enem em seus processos seletivos e vestibulares. Entretanto, cada universidade define suas próprias regras, devendo o aluno consultar as informações necessárias na instituição escolhida.

Conheça algumas faculdades bem reconhecidas pelo MEC que aceitam a nota do Enem e oferecem ótimos descontos:

Saiba mais: Entenda como acessar o espelho da redação do Enem 2020

E aí, preparado para ingressar no Ensino Superior? Comente aqui como está a sua preparação e se já decidiu qual faculdade irá fazer.