Veja quais são todas as regras do Enem 2018
Se você quer se dar bem no Enem, não basta só estudar. É preciso ainda prestar atenção a todas as regras que cercam o exame, desde a inscrição até a seleção por uma vaga na faculdade.
Já pensou, por exemplo, ser barrado no dia das provas porque levou um tipo de documento que não é aceito pela organização do exame? Ou perder o prazo para pagar a inscrição? Ou se confundir com o horário?
Para que você não corra nenhum risco até o dia das provas, a gente trouxe aqui um listão com as 14 principais regras do Enem 2018 que você deve ter em mente. Veja a seguir!
Regra 1: A inscrição no Enem 2018
Esta é a regra mais básica de todas: se você perder os prazos ou não fizer o cadastro corretamente, adeus Enem! As inscrições para o exame abrem no dia 7 de maio e ficam no ar até o dia 18 do mesmo mês. Nesse período, você deve entrar no site do Enem e informar corretamente todos os dados solicitados.
Regra 2: O pagamento da taxa de inscrição
Essa é outra regra que dá dor de cabeça em muita gente. Para não passar perrengue, entenda melhor: a inscrição só é confirmada depois do pagamento e processamento da taxa de inscrição. O boleto, chamado de Guia de Recolhimento da União, pode ser baixado do site do Enem assim que o candidato conclui o processo de inscrição. O MEC dá um prazo de alguns dias depois do encerramento para o candidato pagar o documento em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos correios. Em 2018, esse prazo vai até o dia 23 de maio.
Regra 3: A isenção do valor da inscrição
O Enem dá isenção a estudantes de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio no ano do exame e a pessoas de baixa renda. Mas para cada perfil há um processo de solicitação diferente – alguns a recebem automaticamente e outros precisam ter a solicitação analisada. Quem for submetido à análise terá que checar o andamento do pedido todos os dias no site do Enem enquanto durarem as inscrições. Se for negado, é preciso correr com o pagamento da taxa. Se não ficar ligadíssimo nessa regra, perde a chance de participar do exame.
Regra 4: Alteração de dados
Enquanto as inscrições estiverem abertas é possível alterar diversos dados, como endereço, cidade onde fará a prova, informações de contato e até a escolha da prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol).
Regra 5: Seu número de telefone e e-mail
O MEC às vezes envia comunicados importantes por mensagem no celular. Por isso, uma das regras do Enem é manter seu número sempre atualizado na página do participante. Se mudar por algum motivo, corra para alterar. O mesmo acontece com o endereço de e-mail.
Regra 6: Cartão de confirmação da inscrição
Pouco antes da realização das provas, o MEC libera o acesso ao cartão de confirmação de inscrição, um documento importantíssimo que traz seu número de inscrição, data, hora e local onde você irá fazer sua prova, o tipo de atendimento especializado (se houver) e a opção de prova de língua estrangeira. Você pode acessar o documento por meio do site ou pelo aplicativo do Enem. O MEC não envia o catão de confirmação pelo correio.
Regra 7: Dia das provas do Enem
O Enem 2018 acontece nos dias 4 e 11 de novembro, dois domingos consecutivos.
No primeiro dia você faz as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias.
No segundo, as de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias.
Regra 8: O tempo de aplicação das provas
O tempo para realização dos exames é diferente de acordo com o dia. No primeiro, as provas têm duração máxima de 5 horas e 30 minutos (até as 19h00, horário de Brasília). No segundo, 5 horas (até as 18h30, horário de Brasília).
Regra 9: Os horários
Os portões para acesso dos alunos ao local de prova abrem ao meio-dia e fecham às 13h. As provas começam pontualmente às 13h30. A regra aqui é implacável: quem chegar atrasado só poderá fazer o Enem de novo no ano que vem. Pessoas que vivem em regiões que não adotam o horário de verão (Norte e Nordeste) e locais com fuso diferente devem triplicar a atenção: os horários têm como referência o de Brasília.
Regra 10: O documento
Para fazer a identificação e entrar na sala de prova do Enem 2018, só vale apresentar documento de identificação oficial, recente e com foto.
A regra permite utilizar:
- Carteira de identidade (RG) – desde que expedida pela Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal
- Carteira Nacional de Habilitação
- Passaporte
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (emitida a partir de 1997)
- Identidades profissionais oficiais
- Certificado de Dispensa de Incorporação ou Certificado de Reservista
- Identidade oficial de estrangeiro – inclusive de refugiado
Regra 11: Treineiros
Quem ainda não está no terceiro ano do ensino médio também pode se inscrever no Enem. Porém, a regra é clara: só pode fazer o exame para se familiarizar com o nível de dificuldade das provas. O treineiro não pode utilizar a nota obtida para entrar em qualquer processo seletivo do Governo Federal, mesmo que tenha gabaritado todas as questões.
Regra 12: Atendimento especializado
A regra determina que a solicitação de atendimento especializado deve ser feita no momento da inscrição.
O Enem oferece suporte a:
- Pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo e discalculia.
- Gestante, lactante, idoso, estudante em classe hospitalar e/ou pessoa com outra condição específica.
Em alguns casos é necessário comprovar a situação com laudos médicos.
Regra 13: O que levar e o que não levar no dia das provas
Essa é a regrinha mais básica do Enem e todo mundo precisa conhecê-la. Atenção especial ao tipo de caneta, combinado?
Fique de olho:
- No Enem, só é permitido usar caneta esferográfica preta de corpo transparente. Não leve lápis grafite, borracha, apontador, etc.
- É proibido se comunicar com qualquer pessoa na sala além do fiscal.
- Nem tente usar celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, gravadores, relógios, chaves, fones de ouvido, transmissores, gravadores, câmeras ou qualquer outro equipamento do tipo. É desclassificação na hora.
- Não pode usar óculos escuros nem gorro na hora da prova.
Regra 14: Os processos seletivos
Existem quatro principais processos seletivos que usam a nota do Enem. Cada um deles tem suas regras específicas. As mais básicas são:
- Sisu: para concorrer a uma vaga em universidade pública é preciso ter feito o Enem mais recente e não ter zerado a redação. Quem fizer o exame em 2018 poderá participar em 2019.
- ProUni: para concorrer a uma bolsa de estudos é preciso ter feito o Enem mais recente, com pelo menos 450 pontos na média das provas, sem zerar a redação. O candidato precisa se encaixar também em critérios de renda e formação escolar.
- FIES: para concorrer a um financiamento a juros baixos, precisa ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e acima de zero na redação, além de atender a certas exigências de renda familiar.
- Ingresso direto: para entrar em uma faculdade particular sem precisar fazer novo vestibular, basta apresentar nota obtida no Enem e ter pontuação igual ou superior à mínima exigida pela instituição. As regras variam de acordo com a instituição e é preciso verificar se há disponibilidade de vagas para o curso do seu interesse.
Onde estudar com a nota do Enem 2018
Você viu que o Enem tem regra para tudo, mas tem algo que é inteiramente livre: o seu poder de escolha.
Não importa se você vai tentar vaga em uma universidade pública ou particular. O que é fundamental mesmo é garantir uma formação de qualidade. E isso só se faz em instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, que têm o curso que você quer e estrutura de primeira.
Se você ainda não sabe por onde começar, a gente traz algumas sugestões bem interessantes de faculdades por todo o Brasil.
Confira:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Universidade Estácio de Sá (UNESA)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) – no Distrito Federal
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
- Universidade Anhembi Morumbi (a distância)
- FMU (a distância)
- UNIFACS (a distância) – em Salvador/BA
- UnP – Universidade Potiguar (a distância) – em Natal/RN
Veja também:
Veja se você pode concorrer a uma vaga por cotas Sisu 2018
Tudo pronto para encarar as regras do Enem? Tem mais alguma dúvida? Conte para a gente nos comentários!