Saiba quanto custa a inscrição do Enem 2016
Quem vai fazer o Enem 2016 já deve estar com a antena ligada na abertura das inscrições, que ocorrem no começo de maio.
Esse momento é um dos mais importantes na vida do enemzeiro, afinal é preciso fazer tudo certo para garantir a participação no Exame que abre as portas da universidade. Quem não quer começar 2017 matriculado num curso superior?
Este ano, o valor da inscrição do Enem subiu um pouco em relação à edição anterior. Por outro lado, o MEC ampliou a rede credenciada a receber os boletos – o que vai facilitar bastante a vida de muita gente.
Saiba a seguir quanto custa a inscrição do Enem 2016 e quais são os procedimentos essenciais para garantir sua participação no Exame deste ano!
Valor da taxa de inscrição do Enem 2016
Este ano o candidato vai ter que desembolsar R$ 68,00 para se inscrever no Enem. Houve apenas um pequeno aumento em relação ao valor cobrado no ano passado, que foi de R$ 65,00.
Onde acessar o boleto de inscrição do Enem 2016
O boleto com a taxa de inscrição do Enem 2016 será gerado assim que o candidato concluir a inscrição no Exame, na própria Página do Participante do Enem.
O participante deve baixar e imprimir o boleto. É possível acessar o documento quantas vezes for preciso, até o fim do período de inscrições.
Onde pagar a taxa de inscrição do Enem 2016
Este ano o MEC resolveu facilitar a vida de todo mundo e expandiu a rede autorizada a receber os boletos de pagamento do Enem.
Agora, o candidato tem três opções à disposição:
- Qualquer agência bancária
- Casas lotéricas
- Agência dos Correios
Formas de pagamento da taxa do Enem 2016
Na verdade, só existe uma forma de pagamento da taxa do Enem 2016: à vista! Não tem como parcelar esse valor nem como pagar no cartão de crédito ou no cheque pré-datado.
O candidato deve se dirigir a um dos locais de pagamento com dinheiro vivo em mãos.
A única exceção possível é fazer um débito na conta corrente, caso você pague o boleto no banco onde tem conta.
Prazo para pagamento da inscrição do Enem 2016
O prazo de pagamento do boleto do Enem 2016 começa no dia 9 de maio e vai até as 21h59 do dia 25 do mesmo mês. É um tempo suficiente para se programar com tranquilidade.
Mas recomendamos máxima atenção a esse ponto. O MEC não vai prorrogar a data-limite de pagamento e também não vai aceitar pagamento em atraso.
Quem pisar na bola nesse quesito vai ficar de fora do Exame. O ideal é quitar o débito logo nos primeiros dias de inscrição.
Confirmação do pagamento da inscrição do Enem 2016
Quem pagar a taxa de inscrição do Enem 2016 deve ficar de olho na Página do Participante do Enem. Nela aparecerá a confirmação do pagamento do boleto assim que a instituição financeira responsável repassar os dados para o MEC.
A confirmação do pagamento assegura a sua participação no Exame.
Caso haja algum problema de pagamento ou de dados da inscrição, a própria Página irá informar ao candidato.
Quem não precisa pagar a taxa de inscrição do Enem 2016
O Enem dispensa o pagamento da taxa de inscrição em dois casos:
- Alunos de escolas públicas que estão concluindo o ensino médio em 2016 e estejam matriculados numa instituição declarada ao Censo Escolar da Educação Básica. Aqui a isenção é automática e aparece já no momento da inscrição no Enem.
- Candidatos que se declararem de baixa renda ou estejam em situação de vulnerabilidade social também podem pedir isenção. Só que nesse caso o processo é um pouco diferente. Ele terá que preencher o formulário de Declaração de Carência Socioeconômica e atender aos requisitos de renda (não pode ter renda familiar superior a 1,5 salário mínimo por pessoa) e escolaridade (ter estudado em escola pública ou em escola privada na condição de bolsista integral).
Quem solicitar a isenção da taxa deve acompanhar a resposta do MEC pela Página do Participante.
Candidatos que pediram isenção no ano passado e não foram fazer a prova vão ter que dar explicações ao MEC caso queiram uma nova isenção esse ano.
Não custa lembrar: quem inserir informação falsa na inscrição do Enem pode responder por crime contra a fé pública e ser eliminado do Exame.
Inscrições do Enem 2016
As inscrições do Enem 2016 vão dos dias 9 a 20 de maio e são feitas exclusivamente no site oficial do Exame.
O processo é todo muito simples. Basta o candidato acessar a página, informar dados pessoais básicos, a prova de línguas que deseja fazer (Inglês ou Espanhol) indicar se precisa de atendimento especial (idosos, gestantes, pessoas com deficiência) ou se quer usar o Exame para emitir certificado de conclusão do ensino médio.
Vale a pena fazer a inscrição no Enem?
Vale muito! O Enem é hoje a principal porta de entrada para o ensino superior. É uma via democrática de acesso, tanto para aqueles que estão tentando entrar numa universidade pela primeira vez quanto para quem está buscando fazer uma segunda ou terceira graduação.
Com a inscrição no Enem, o candidato pode participar – sem qualquer custo – dos três maiores processos seletivos do Governo Federal:
- Sisu (Sistema de Seleção Unificada) – maior e mais concorrido dos três, o Sisu seleciona alunos para vagas em universidades públicas de todo o Brasil. O critério de escolha é a nota do Enem – quanto maior, melhor. Para participar, basta ter feito o Enem mais recente e ter tirado nota acima de zero na redação.
- ProUni (Programa Universidade para Todos) – é um programa de distribuição de bolsas de estudos em universidades privadas a estudantes que normalmente não teriam condições de pagar as mensalidades regulares. É voltado para quem fez o Enem mais recente e obteve no mínimo 450 pontos nas provas objetivas e nota maior que zero na redação. O ProUni é para quem tem renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa.
- FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) – O FIES concede crédito estudantil àqueles que desejam fazer uma faculdade privada. O sistema é um pouco diferente dos demais, pois aceita qualquer nota do Enem a partir de 2010, desde que o candidato comprove desempenho de pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota maior que zero na redação. Também é direcionado aos estudantes que mais precisam de ajuda, com rendimento familiar de até 2,5 salários mínimos por pessoa.
Veja também:
Conheça todas as datas do Enem 2016
O que achou do valor cobrado pelo Enem este ano? Vai fazer a prova? Conte para a gente nos comentários!