Vantagens de fazer o ENEM
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) surgiu em 1998 e a princípio a finalidade dessa prova era de avaliar a qualidade do Ensino Médio brasileiro. Porém em alguns anos foi evoluindo e depois de uma mudança drástica se transformou no principal vestibular do país, possibilitando o ingresso em inúmeros cursos de várias instituições de ensino, públicas ou privadas, no Brasil afora.
Atualmente pra quem deseja ingressar no ensino superior, é imprescindível a realização dessa prova, são muitas as opções e as vantagens em que a nota obtida no exame implica, como por exemplo, pode ser usada para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), além da possibilidade de conseguir concluir o Ensino Médio e obter o certificado, até conseguir participar de um programa de intercâmbio por meio do Ciência sem Fronteiras (CSF).
Vantagens
Confira as maiores vantagens de se ter realizado a prova do ENEM e qual a melhor maneira de se utilizar a nota, de acordo com seu caso.
SiSU
A principal vantagem de se fazer a prova do ENEM pode ser a possibilidade de ingressar no ensino superior por meio do SiSU. O SiSU é um sistema informatizado onde são disponibilizadas inúmeras vagas em instituições públicas do ensino superior e para poder preencher uma destas vagas é necessário ter realizado a prova do ENEM e ter alcançado uma boa nota, afinal a concorrência é alta.
ProUni
Existe também a possibilidade de utilizar a nota do ENEM para conseguir uma bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior. O ProUni é um programa do Governo Federal, similar ao SiSU, porém as vagas disponibilizadas são em instituições privadas de ensino e são destinadas aos estudantes que se autodeclaram de baixa renda. Na primeira edição de 2013, para participar do processo era exigido que o estudante tivesse alcançado média geral superior a 450 pontos. As bolsas oferecidas são de 50% e 100% do valor da mensalidade.
Fies
Também é possível utilizar o ENEM para conseguir o financiamento oferecido pelo Governo para custear a mensalidade da sua faculdade. Ter realizado a prova do ENEM é exigido aos estudantes que concluíram o Ensino Médio a partir do ano de 2010.
Primeira Fase
Em algumas instituições de ensino que ainda não aderiram ao SiSU, no caso de públicas, e nem ao Prouni, no caso de privadas, a prova do ENEM pode ser utilizado como a primeira fase do vestibular, atuando como um filtro para selecionar os candidatos melhores classificados para a realização de uma segunda fase do próprio vestibular.
Conclusão do Ensino Médio
Além das vantagens destinadas aos estudantes que pretendem ingressar no ensino superior, ainda existe a opção para aqueles que desejam concluir o Ensino Médio. Essa opção é destinada às pessoas que possuem mais de 18 anos que ainda não conseguiram concluir o ensino médio e precisam do certificado, no último ano o mínimo exigido para a conclusão era de ter alcançado nota superior a 450 pontos em cada área e nota superior a 500 na prova de redação.
Ciência sem fronteiras
Há também vantagens para quem já ingressou no ensino superior, afinal o programa Ciência sem Fronteiras, do governo federal que oferece inúmeras oportunidades de intercâmbio, utiliza-se também da nota obtida no ENEM, além de outras notas, para selecionar os estudantes que estão aptos a participar desse programa.
[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]