Veja opções de faculdades de Engenharia a distância

Carreiras — Escrito por

Conheça todas as faculdades de Engenharia que podem ser feitas a distância e saiba onde estudar para ter um diploma reconhecido.

A área de Engenharia oferece excelentes oportunidades em termos de emprego e salários. Cada curso de Engenharia (Civil, Mecânica, Elétrica, etc.) tem características próprias e vários já estão disponíveis na modalidade EAD.

Estudar a distância é a melhor opção para quem precisa conciliar faculdade e estudos, sem falar que os cursos EAD têm mensalidades mais baratas que os presenciais em instituições particulares.

Nesse artigo você conhecerá todas as faculdades de Engenharia que podem ser feitas a distância e entenderá em detalhes como funciona esse modelo de ensino.

Quais são as opções de cursos de Engenharia EAD

Confira abaixo todos os cursos de Engenharia que podem ser feitos a distância (de acordo com informações do sistema e-Mec) e uma breve descrição de cada área.

Engenharia Agronômica

A Engenharia Agronômica se ocupa de todas as etapas do processo de produção na agricultura e pecuária, incluindo o planejamento, gestão e execução de projetos relacionados à produção de alimentos de origem vegetal e animal.

Engenharia Ambiental

A Engenharia Ambiental é direcionada ao equilíbrio entre desenvolvimento e preservação do meio ambiente, respeitando os limites dos recursos naturais na implementação de projetos.

O engenheiro ambiental é responsável por desenvolver e implementar métodos e técnicas que protegem o meio ambiente dos danos que a atividade humana pode causar.

Engenharia Biomédica

Ramo da Engenharia voltado para o desenvolvimento de equipamentos médicos e odontológicos utilizados para diagnóstico e tratamento.

O engenheiro biomédico cria, desenvolve e finaliza tais equipamentos, além de ser responsável por sua manutenção corretiva e preventiva.

Engenharia Cartográfica

Engenharia responsável pela coleta e análise de dados geográficos utilizados na elaboração de mapas. O profissional da área realiza pesquisas de campo e cálculos para criar mapas e cartas geográficas, impressos ou digitais.

Engenharia Civil

O engenheiro civil é responsável por planejar, gerir e executar obras públicas e privadas de todos os portes, como pontes, viadutos, prédios, avenidas, etc. Esse engenheiro se ocupa ainda da análise das características do solo, definição dos tipos de fundação e estudo da insolação nos projetos.

Engenharia de Alimentos

Ramo da Engenharia responsável por desenvolver e implementar técnicas voltadas para a fabricação, conservação, armazenamento e transporte de alimentos industrializados de origem animal ou vegetal.

Engenharia da Computação

A Engenharia da Computação engloba o conjunto de conhecimentos utilizados no desenvolvimento de computadores, periféricos e sistemas de integração entre hardware e software.

Engenharia de Comunicações

A Engenharia de Comunicações se ocupa da análise, desenvolvimento, dimensionamento e implementação de sistemas de comunicação, assim como dos processos de operação, fabricação e manutenção de equipamentos de comunicação.

Engenharia de Controle e Automação

Segmento da Engenharia ligado ao desenvolvimento e execução de projetos de automação industrial, envolvendo a criação e operação dos equipamentos utilizados em processos automáticos na indústria.

Engenharia de Petróleo

Esse ramo da Engenharia se ocupa do conjunto de técnicas utilizadas para descobrir jazidas, explorar, processar e comercializar o petróleo. O profissional da área pode atuar em plataformas marítimas, refinarias e na indústria petroquímica.

Engenharia de Produção

Engenharia ligada ao gerenciamento dos recursos financeiros, humanos e materiais para o aumento da produtividade em empresas. O campo de trabalho nessa área é bem amplo, pois engloba indústrias e empresas de praticamente todos os setores.

Engenharia de Software

A Engenharia de Software tem a ver com o desenvolvimento de softwares e programas para computador. O engenheiro de software desenvolve e aperfeiçoa novos programas, além de criar aplicativos, jogos e plataformas digitais para as mais diversas áreas.

Engenharia Elétrica

A Engenharia Elétrica estuda todos os aspectos relacionados à energia, desde seu processo de geração, transporte e distribuição até sua utilização em diferentes segmentos, como residências, indústrias e comércio.

Engenharia Mecânica

O engenheiro mecânico projeta, desenvolve, constrói e faz a manutenção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de refrigeração e aquecimento e ferramentas da indústria mecânica.

Engenharia Mecatrônica

Assim como a Engenharia de Controle e Automação, a Engenharia Mecatrônica relaciona-se ao desenvolvimento e implementação de projetos de automação industrial, porém com maior ênfase na parte mecânica.

Engenharia Química

A Engenharia Química se ocupa dos processos industriais que utilizam transformações físico-químicas, como técnicas de extração de matérias-primas e sua utilização e transformação em produtos químicos, como plásticos, têxteis e papéis.

Como é a faculdade de Engenharia a distância

Os cursos de Engenharia são do tipo bacharelado e duram em média 5 anos.

Independentemente do curso escolhido, na faculdade de Engenharia a distância o aluno assiste às aulas teóricas online, numa plataforma disponibilizada pela instituição de ensino, onde também é possível tirar dúvidas com tutores e interagir com colegas.

Existem também diversas atividades que devem ser feitas presencialmente, como aulas práticas, visitas, laboratórios, orientação para o TCC e provas. Essas atividades devem ser realizadas no polo de ensino e costumam ocorrer de uma a duas vezes por semana.

Como boa parte da carga horária dos cursos corresponde a atividades presenciais, podemos classificar a faculdade de Engenharia a distância como semipresencial.

Para se formar, além das aulas práticas e teóricas, é preciso que o aluno cumpra uma carga horária de estágio obrigatório e realize um trabalho de conclusão de curso (TCC).

Não há diferença de grade curricular entre os cursos presenciais e semipresenciais de Engenharia.

Além disso, o diploma oferecido por cursos EAD é igual ao da graduação tradicional, dando direito ao registro junto ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) ─ desde que o aluno tenha estudado numa faculdade reconhecida pelo MEC.

Onde estudar

Pesquisamos para você algumas faculdades que oferecem diferentes cursos de Engenharia EAD reconhecidos pelo MEC, garantindo um diploma válido em todo o país.

São instituições que participam do ProUni e contam com sistemas próprios de crédito educativo facilitado, bolsas de estudo e convênios de descontos, além de terem unidades e polos de ensino em diferentes regiões do Brasil.

Veja também:

Conheça as faculdades a distância que aceitam o ProUni

Quanto ganha um Engenheiro?

Como vimos, há várias opções de faculdade de Engenharia que podem ser feitas a distância, economizando tempo e dinheiro e garantindo o acesso a um diploma igual ao do curso presencial.

E você, pretende cursar Engenharia EAD? Qual curso? Deixe um comentário!

Comente