A redação do ENEM é decisiva para muitos estudantes e a nota é usada na contagem de pontos do processo seletivo que permite a entrada em uma faculdade. Ela deve ser cuidadosamente escrita e deve conter ao máximo 30 linhas e no mínimo 7 linhas. O gênero exigido no ENEM é o dissertativo- argumentativo onde o candidato assume uma posição e faz uso de argumentos consistentes para defender sua posição sobre o tema que foi proposto. O tema pode variar de acordo com a prova e assuntos atuais que geraram polêmica em todo o mundo, podendo ser de ordem política, social, científica ou cultural.

A redação pode sofrer penalidades de acordo com os erros cometidos pelos participantes do exame na hora de escrever e desenvolver o texto, fazendo com que sejam descontados pontos na redação, diminuído a nota final.

Segundo o Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, são alguns dos erros mais cometidos pelos participantes do exame:

  • Concordância: Quando o sujeito aparece antes verbo e gera a falta de concordância do verbo com o sujeito.
  • Concordância verbal: Quando o sujeito é colocado depois do verbo ou em uma posição muito distante.
  • Concordância nominal: Quando o adjetivo e o substantivo, que são ligados ao verbo não apresentam concordância.
  • Grafia e acentuação: Erros como letras minúsculas em início de frases, nome de lugares e pessoas também iniciadas com letras minúsculas.
  • Grafia: Uso de palavras complexas em contextos que não fazem sentido ou que possuam escrita difícil.
  • Crase: Uso da acentuação em lugares indevidos e a ausência em momentos que o acento deve aparecer.
  • Períodos: A compreensão e o entendimento do texto são comprometidos pelo uso de períodos longos e incompletos, mutilados e ou sem fim.
  • Pontuação: Pontuação em posições erradas pode mudar o sentido de frases. Aparecem graves problemas de pontuação. Os erros simples, aqueles que não mudam o sentido do texto, são os mais comuns na pontuação.
  • Vírgula: Uso inapropriado na separação de sujeito, objeto direto e indireto e verbo.
  • Gíria: Linguagem informal demais faz com que o vício da língua falada apareça na escrita.
  • Regência: Quando a ausência ou o uso de forma inadequada da preposição geram uma regência nominal e ou a regência verbal inadequada.
  • Estrutura sintática: Falta do uso de conectivos em frases justapostas e ou orações subordinadas que não tenham a sua oração principal. A estrutura sintática fica comprometida.

Erros que levam a eliminação do candidato

É importante que o candidato tenha em mente que a primeira coisa que deve estar atento é ao tema e não fugir a proposta pedida, para isso existe os textos de apoio que colaboram com o desenvolvimento de idéias. A fuga não é aceita e o que o participante escrever será desconsiderado. O candidato receberá um consequente zero na redação. O não respeito da estrutura da tipologia exigida, dissertativo-argumentativo também elimina o candidato.

A cópia de questões e textos bases não são contabilizados em números de linhas e o texto com quantidade inferior a 7 também receberá nota zero. O candidato deverá sempre escrever de acordo com os princípios e dos argumentos persuasivos para defender sua tese e que devem estar baseados nos direitos humanos.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]

O ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio será realizado nos dias 3 e 4 de Novembro de 2012. O gabarito oficial será divulgado no dia 7 de Novembro e o resultado do desempenho individual será dado no dia 28 de Dezembro. Serão aplicadas quatro provas com questões objetivas e de múltipla escolha com 45 questões cada e uma redação.

No primeiro dia de prova será aplicada a prova de Ciências Humanas e suas tecnologias que compreendem as disciplinas: Geografia, História, Sociologia e Filosofia; e a prova Ciência da Natureza e suas tecnologias que abrange disciplinas de Química, Física e Biologia. Os candidatos terão 4 horas e meia para resolver as duas provas objetivas.

No segundo e último dia, será aplicada a prova de Linguagens, Códigos e sua tecnologias que fazem referencia às disciplinas Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Literatura, Artes, Educação Física; e a prova de Matemática e suas tecnologias. A redação também é realizada no segundo dia e o candidato terá 5 horas e meia para a resolução das 90 questões objetivas e a redação.