Espelho da prova de redação do ENEM 2012 estará disponível nesta quarta-feira

Notícias — Escrito por

Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2012, poderão acessar a correção das provas de redação. Para isso, é necessário que o candidato acesse o site do ENEM com o número de inscrição ou CPF e a senha. Como consta no edital, as correções tem apenas finalidade pedagógica, sem direito a recurso.

Ao estudante estará disponível sua prova digitalizada e a nota de cada uma das competências avaliadas. Ainda haverá um gráfico comparativo, mostrando o desempenho do aluno em relação ao desempenho geral dos candidatos. O tema da redação esse ano foi “Movimento imigratório para o Brasil no século 21”.

A nota da redação é calculada realizando uma média aritmética com as notas dos corretores. A correção é feita por dois corretores e caso a nota de um dos corretores se diferencie em mais de 200 pontos na média geral, ou superior a 80 pontos em alguma das competências avaliadas, a prova é levada a um terceiro corretor.

Ao todo são avaliadas cinco competências como o domínio da língua portuguesa, a compreensão do tema proposto, a capacidade de organização das ideias, demonstração de conhecimento dos mecanismos linguísticos referentes a uma argumentação e a apresentação de uma solução sobre a proposta dissertativa.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), ao todo foram corrigida mais de 4 milhões de redações com cerca de 1,7% obtendo nota zero e outras mais de 820 mil encaminhadas para o terceiro examinador, dessas redações, cerca de 100 mil ainda foram para uma quarta etapa, em uma banca examinadora, que é quando a diferença de notas persiste após a terceira correção.

 

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]

 

Tags: , , , ,

Comente