Descubra o que é o espelho da redação do Enem

Enem — Escrito por

Vai fazer o Enem 2019? Então descubra como acessar o espelho da sua redação!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a avaliação mais esperada, todos os anos, pelos estudantes do país.

Com esse exame é possível ingressar em instituições públicas (federais e estaduais), além de concorrer a programas que disponibilizam bolsas de estudo e financiamentos em instituições privadas.

A prova do Enem é composta pelas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e uma redação.

Todas essas áreas exigem muita preparação e foco durante o ano inteiro, mas a redação é a que mais assusta os candidatos. Por isso, preparamos para você este texto, que explica um ponto importante: o espelho da redação. Fique ligado!

O que é o espelho da redação do Enem

O espelho da redação do Enem nada mais é que a sua folha de redação corrigida, com as notas de cada uma das 5 competências, para fins pedagógicos.

Você pode acessá-lo no sistema do Enem, em sua página pessoal. Basta entrar e verificar as competências em que teve mais sucesso e aquelas às quais você deve dar mais atenção.

Veja agora mais sobre as competências corrigidas na redação do Enem!

As competências exigidas na redação do Enem

Como explicamos, na espelho da Redação do Enem você tem acesso a correção das 5 competências exigidas para ter um bom texto, mas você sabe quais são essas competências?

As 5 competências avaliadas são:

  • Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
  • Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  • Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Os corretores deverão indicar para cada uma das competências uma nota entre 0 e 200 pontos. Isso significa que sua redação pode receber, no máximo, 1000 pontos.

Acesso ao espelho da redação do Enem

O espelho fica disponível logo após a liberação das notas do exame. Ele pode ser visto na página pessoal do candidato, através do CPF cadastrado e senha.

Como se preparar para a Redação do Enem

Sabemos que a redação do Enem assusta muitos estudantes, pois costuma trazer temas diversificados e às vezes não esperados. Mas se você quer se preparar para uma boa redação deverá seguir alguns passos abaixo:

  • Calcular o seu tempo.
  • Não sair do tema proposto.
  • Não desrespeitar o direitos humanos.
  • Não usar palavrões, xingamentos e cópias de textos.
  • Respeite o número de linhas.
  • Usar a língua portuguesa na norma culta.

Pronto! Copiou tudo? Agora é só praticar para chegar na prova e fazer uma redação nota 1000!  

Onde usar a sua nota do Enem

Você pode usar a nota do Enem para ter acesso a muita coisa, desde bolsas de estudo e financiamentos do ProUni e Fies, até o ingresso em universidades públicas pelo Sisu e em instituições privadas por meio do ingresso direto.

Veja agora uma lista com as principais instituições reconhecidas pelo MEC, que aceitam o Enem como forma de ingresso, sem vestibular, e disponibilizam bolsas de estudo e financiamentos próprios, sem burocracia:

Veja mais:

Descubra como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

O que é o Sisu?

Como você vai usar a sua nota do Enem? Conta pra gente aqui nos comentários!

Comente