A Secretaria de Energia do Estado de São Paulo e o Centro Paula Souza definiram cursos técnicos voltados à formação e qualificação de mão de obra para a cadeia produtiva de Petróleo e Gás Natural.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.viarapida.sp.gov.br.

Cursos :
Ajudante de laboratório químico;
Assistente de desenhista técnico,
Assistente de identificação de materiais e utilidades industriais,
Assistente de segurança do trabalho,
Assistente de sistemas de controle e de
Assistente tubulações;
operador de jato abrasivo,
operador de máquinas (trator e escavadeira);
mecânico de manutenção e montador;
metrologia industrial;
montador de andaimes,
normas de qualidade e
pedreiro entre muitos outros.

Para se candidatar, basta ter pelo menos 16 anos e ser alfabetizado. Até o fim do ano, o Via Rápida oferecerá 14 mil vagas.

A definição gerou o catálogo de cursos de qualificação de petróleo e gás, em fase de produção gráfica, a ser distribuído para divulgação nas empresas do setor e na comunidade.

Viabilizados por parceria entre a Subsecretaria de Petróleo e Gás – uma das áreas de atuação da Secretaria de Energia – e o Centro Paula Souza, os cursos fazem parte do programa estadual Via Rápida Emprego e podem ser oferecidos em qualquer região do Estado, de acordo com a demanda local.

O Via Rápida Emprego é um programa do Governo do Estado de São Paulo, que oferece cursos básicos de qualificação profissional, de acordo com as demandas regionais. O objetivo é capacitar gratuitamente a população que está em busca de oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio.

Por: Diário do Grande ABC