Estão abertas as inscrições para o ENEM 2013.

Enem, Fies, Prouni, Redação, Sisu, Vestibular — Escrito por

Na manhã desta segunda-feira (13), ficou disponível o sistema para inscrições do ENEM 2013. Os estudantes já podem acessá-lo e realizar a mesma. O prazo para se inscrever para as provas, que serão realizadas nos dias 26 e 27 de Outubro deste ano, vai até o dia 27 de Maio de 2013.

Cronograma

As inscrições tiveram início nesta segunda (13) e deverão ser realizadas até o dia 27 deste mesmo mês. O pagamento deve ser efetuado até o dia 29, também de Maio. A primeira prova será realizada no dia 26 de Outubro e a segunda no dia 27. O gabarito será divulgado até dia 30 de Outubro, deste ano. Por fim, será divulgado o resultado individual, ainda com data indefinida.

Como se inscrever

Através do site http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem/ o candidato poderá realizar sua inscrição. Seguindo a ordem de informações pedidas, o mesmo deverá possuir, fornecer, e realizar o seguinte:

  • CPF e data de nascimento;
  • Endereço;
  • Contatos, celular e e-mail;
  • Opções de atendimento diferenciado;
  • Obter uma senha;
  • Selecionar a língua estrangeira;
  • Situação Escolar;
  • Dados Socioeconômicos;
  • Acompanhar a Inscrição.

Sisu, ProUni e Fies

Após a realização da inscrição, o candidato deverá possuir senha e Número de Inscrição. Estes dois serão indispensáveis para a participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que destina vagas das universidades cadastradas, aos alunos classificados pelo ENEM.
O programa de bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni), também utilizará o ENEM. Assim como os financiamentos do Programa de Financiamento Estudantil (Fies).

Provas

O exame conta com quatro provas objetivas e uma redação, divididos em dois dias. No primeiro dia (26 de Outubro) serão realizadas as provas de ciências da natureza e de ciências humanas, com duração de 4h30. Já no segundo, com duração de 5h30, serão realizadas as provas de matemática, de linguagens e códigos e a redação.
Os portões serão abertos às 12h e o exame terá inicio às 13. Para entrar na sala, o estudante deverá possuir o RG ou o Boletim de Ocorrência justificando a ausência do mesmo (neste caso o estudante será sujeito a uma identificação específica). Para sair da sala, o estudante deve permanecer o mínimo de 2 horas. Porém, para sair com o caderno de questões, deverá permanecer até que faltem 30 minutos para o término da prova.
A conferência dos dados e de eventuais falhas no caderno de questões cabe ao candidato e deverá ser feita antes do início da prova.
É proibido falar com outros candidatos, utilizar óculos escuros, calculadoras, lápis, borracha, dispositivos eletrônicos, celulares, mp3’s ou qualquer outro transmissor ou recebedor de dados. Objetos que não sejam a caneta e o RG, deverão ser guardados no envelope com lacre, fornecido pelos aplicadores.

Redação e Mudanças

Na última quarta-feira, o MEC anunciou mudanças nos critérios e na correção das redações.
Provas com trechos caracterizados como “fuga ao tema” ou com claros deboches, receberão nota zero. Além disso, a correção na ortografia será mais rigorosa, não podendo haver notas máximas em textos contendo erros na escrita.
A discrepância aceita nas notas também será mais rígida, não podendo existir diferença de 100 pontos entre as notas dos avaliadores. Caso isto aconteça, um terceiro avaliador será solicitado.

Resultados

Os gabaritos das provas serão divulgados até o dia 30 de Outubro. Já os resultados individuais, ainda não possuem data definida.
Para acessar o resultado individual, quando possível, o candidato deverá entrar no site do ENEM/Inep e informar a senha, junto ao número de inscrição ou CPF.

Mais informações podem ser obtidas no Edital do ENEM 2013, através do site do Inep.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]

Tags: , , , , ,

Comente