Estudantes optam por relaxamento às vésperas do Enem

Enem — Escrito por

Às vésperas da aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estudantes de São Luís intensificaram as aulas de revisão para obter a maior nota possível no concurso.

Mas também há aqueles que preferiram relaxar depois de meses de estudo, vendo na tranquilidade uma arma a mais para o bom desempenho nos testes.

O exame acontece neste fim de semana, desde ontem, os alunos do cursinho Evolução estão participando de um aulão de revisão. Ontem, 125 estudantes se reuniram para uma maratona de estudos que foi das 8h às 21h.

Hoje as aulas terminam mais cedo, às 13h. “Em casa eu continuarei estudando até a manhã de sábado. Quero tirar a maior nota possível, pois o curso de medicina é muito concorrido”, disse Francisco Diniz.

Na escola Gold Icep, a direção da instituição de ensino implantou o Cursinho Expressinho Enem com aulas extras às segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras, para possibilitar aos candidatos a revisão de todo o conteúdo para que o estudante esteja mais seguro na hora de realizar as provas.

“A revisão acontece como complemento do ensino durante a qual os alunos, além das aulas de rotina, disponibilizam outros horários para ampliar seus conhecimentos e fixarem o conteúdo”, comentou a diretora da escola, Adriana Carvalho.

Relaxamento
– Alguns estudantes preferiram dedicar os últimos dias antes das provas para descansar, depois de uma maratona de meses de estudos. Igor Coutinho disse que aproveitará as vésperas do Enem para se preparar para a tensão dos dois dias de avaliação. “Tenho estudado diariamente para o Enem. Foquei meus estudos nas matérias onde tenho mais dificuldades, por isso me considero pronto para responder às questões. Agora estou preparando o lado psicológico.

O bom desempenho depende muito mais da calma na hora de responder às provas, pois a tensão dificulta o entendimento das questões”, disse. Ele foi um dos 160 alunos do terceiro ano do Colégio Educator que se reuniram ontem para participar de atividades de relaxamento, praticando ioga, automassagem e concentração.

“O Enem é uma prova de resistência. Cada aluno tem um tempo médio de três minutos para responder cada uma das 180 questões, então, além de conhecimento sobre o conteúdo abordado, eles precisam de preparo físico e equilíbrio emocional, por isso essa atividade de hoje”, informou Lilia Figueredo, diretora.

Eliminação
De acordo com o edital do Enem, a eliminação do participante pode ocorrer durante a realização das provas, caso ele faça qualquer espécie de consulta ou comunicação com outros participantes ou utilize lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros ou quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como celulares, Iphones, Ipads, durante as provas. Para fazer as provas, o inscrito deve usar somente caneta esferográfica preta com corpo transparente.

Tags:

Comente