Estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) não é uma tarefa muito fácil, exige muita dedicação, esforço e disposição.

Uma opção bastante interessante para conseguir estudar para o ENEM é aproveitar a facilidade oferecida pela internet e os recursos disponíveis. Uma das principais ferramentas de aprendizado disponíveis atualmente são as vídeo-aulas disponibilizadas no Youtube.

Vídeo-aulas no Youtube

As aulas on-line ganharam tanta importância que o Youtube criou até um canal destinado exclusivamente para destacar e listar o ranking das melhores vídeo-aulas disponibilizadas no site. Estudar para o ENEM no Youtube é uma ótima alternativa, pois além de ser gratuito, possui também qualidade comprovada por diversos alunos que já utilizaram esta estratégia.

As aulas disponibilizadas na internet são, geralmente, feitas por professores que gostam de utilizar a tecnologia para disseminar conhecimento, atingindo grande volume de público. Elas são mais detalhadas e têm menor duração, pois o professor não é interrompido durante a explicação.

O professor costuma dividir os assuntos da melhor maneira, de forma que a atenção do estudante não se dissipe. Por parte dos estudantes, é possível pausar ou rever qualquer parte do vídeo que não tenha entendido completamente, tornando o estudo mais eficaz.

Mas quais canais são os mais recomendados?

  • Youtube Educação – É o canal mantido pelo próprio Youtube, com a finalidade de organizar as vídeo-aulas mais populares e com melhor qualidade em um único lugar. Aqui você encontra aulas de todas as matérias e assiste quantas vezes quiser.
  • Me Salva! – Este canal disponibiliza aulas, resolução de exercícios e dicas em vídeos sobre as matérias de Ciências Exatas. O canal já possui mais de 11 milhões de visualizações e conta com uma didática excelente.
  • Descomplica – O canal do Descomplica oferece vídeo-aulas, áudios, testes, monitorias e aulas ao vivo sobre todo o conteúdo do Ensino Médio, focado em preparar os estudantes para o vestibular e o ENEM.
  • Aulalivre.net – Este canal oferece diversas aulas em vídeo para os estudantes que se preparam para o ENEM. As aulas são gratuitas e o canal conta com mais de 10 milhões de visualizações. É oferecido também links de apostilas e exercícios para resolução.

4 vantagens do plano de estudo on-line

Além da qualidade e das facilidades de poder assistir quantas vezes achar necessário, estudar na frente do computador oferece outras facilidades que, com responsabilidade e dedicação, podem ser extremamente úteis. Confira algumas dessas vantagens abaixo.

Praticidade

Uma grande facilidade proporcionada pelos estudos através da internet é a praticidade, estudar para o ENEM no Youtube é muito fácil. Basta fazer uma rápida pesquisa sobre o assunto desejado, conferir o número de visualizações e as avaliações feitas por outros estudantes, após isso é só iniciar a exibição do vídeo e prestar bastante atenção.

Nesta forma de estudo você decide como, onde e quando estudar, desenvolve seu próprio ritmo de estudos e aprende da forma em que achar mais conveniente. Lembre-se apenas de fazer um cronograma com os assuntos que devem ser abordados para não se perder, uma dica é utilizar o Manual de Referência do ENEM que pode ser encontrado no site do MEC.

Comodidade

Outro fator interessante é a comodidade. Afinal para estudar pelo Youtube basta ter vontade, um computador e uma conexão com internet. Feito isso você pode escolher o lugar mais confortável e ali mesmo dar seguimento aos estudos. O lugar pode ser seu quarto, sua cama, uma biblioteca ou até mesmo o shopping, o importante é seguir o cronograma e não deixar de estudar.

Controle de Horário

O estudo on-line permite um total controle de horário por parte do estudante, pois é ele quem determina o horário da aula e o tempo de estudo. Além disso, mesmo que o estudante trabalhe, mesmo após o término do expediente não é necessário sair novamente de casa, enfrentar trânsito ou transportes lotados para começar a estudar, basta ligar o computador.

Custo/Benefício

Por fim e não menos importante, um dos maiores benefícios que pode ser determinante na escolha é o fator custo/benefício. Sem levar em consideração com os gatos de energia elétrica e internet, o ambiente de estudos fornecidos é gratuito e o aprendizado vai ser diretamente proporcional a dedicação e força de vontade do aluno.

Rotina de Estudos

O conteúdo abordado no ENEM é extenso e aprova exige muita atenção. As questões propostas são multidisciplinares e demandam uma leitura concentrada aliada ao raciocínio.

Para se preparar da maneira adequada é importante começar a estudar o quanto antes, para dar a devida atenção a todos os assuntos. Existem várias formas de estudar para o ENEM, seja em cursinhos preparatórios, aulas particulares, cursos específicos do ENEM ou até mesmo estudar utilizando a internet. É sempre interessante que o estudante tenha conhecimento de todas as formas de estudo disponíveis e utilize a que mais se enquadre em seu ritmo de aprendizado.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]