Tem dúvidas sobre o que estudar para o Enem? Então confira agora as principais informações sobre a prova!

O Enem é um exame muito esperado e temido pelos jovens brasileiros, visto a importância de ser aprovado nele. Porém, o nervosismo na hora de fazer a prova só irá prejudicar seu desempenho. Para evitar isso, fazer um bom planejamento e saber exatamente o que estudar para o Enem é fundamental.

Crie um plano de estudos seja em uma planilha, uma agenda ou nos dois. Defina quais disciplinas vai estudar por dia, estipule horários, revise e faça simulados diariamente ou o máximo que puder.

O conteúdo do Enem é bastante amplo: pode ir desde o início da segunda fase do ensino fundamental até o último ano do ensino médio. Por isso, é importante procurar na internet as provas anteriores e refazê-las. Além do mais, realize um estudo completo de todas as matérias estudadas, principalmente no ensino médio.

Separamos as principais informações sobre o que estudar para o Enem e se sair bem na prova:

O que estudar para o Enem?

Após a reforma do ensino médio, várias escolas adotaram um modelo de currículo composto por matérias-base, em que algumas disciplinas são optativas e a carga horária é diferente.

Porém, o conteúdo do Enem não será alterado. De acordo com o Ministério da Educação (MEC) e o Inep, os candidatos devem continuar seguindo o modelo atual do ensino médio, ou seja, os conteúdos de ciências humanas, da natureza, linguagens e matemática ainda serão cobrados sem alterações. Veja abaixo o que vai cair em cada um desses conteúdos:

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Essa etapa do exame é composta por disciplinas de História, Filosofia, Geografia, Sociologia e conhecimentos gerais referentes às matérias.

Os temas a serem estudados são idade contemporânea; idade moderna; história do Brasil; Brasil colônia; geografia agrária; cartografia; ideologia; geopolítica; meio ambiente; globalização; democracia e cidadania; mundos do trabalho; natureza do conhecimento; cultura; indústria cultural e ética.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Essa parte é composta por questões de Biologia, Química e Física.

Os assuntos mais cobrados são termodinâmica; leis da Física; físico-química; mecânica; óptica; eletricidade; ondulatória; meio ambiente; humanidade; citologia; química orgânica; histologia; fisiologia e biotecnologia.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Na etapa de Linguagens, serão cobradas questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes e Literatura.

Os temas mais abordados são leitura e interpretação de texto; compreensão textual; análise do discurso; domínio lexical; artes e gêneros textuais.

Há ainda a redação, na qual os candidatos deverão demonstrar conhecimentos sobre pautas atuais. Para ter um bom desempenho na redação, é importante conhecer os assuntos mais cobrados nas edições anteriores. Assim, você terá base para iniciar seus estudos.

Conhecer os temas anteriores ajuda bastante, mas não é o suficiente para obter uma boa nota. É importante manter-se atualizado sobre os acontecimentos do ano, por isso leia bastante revistas, jornais, sites de notícias e noticiários da TV. O tema da redação sempre é focado em problemas e tendências atuais, portanto manter-se informado fará com que você consiga elaborar um bom texto.

Matemática e suas Tecnologias

Nessa parte da prova, os principais temas cobradas são Geometria; Aritmética; escala, razão e proporção; funções; porcentagem; probabilidade; gráficos e tabelas.

Como se sair bem no Enem?

Obter uma boa nota no Enem significa iniciar sua vida acadêmica, por isso ir bem na prova é o desejo de todos os candidatos. Para tal, além do planejamento, você pode utilizar mais alguns recursos:

Cursinho pré-vestibular

O cursinho vai relembrar todas as matérias que foram vistas na escola e que caem no Enem. A principal vantagem é que ele prepara você não apenas para o Enem, mas também para o vestibular das universidades públicas.

Cursinho online

O cursinho online é uma ótima opção para que mora longe de um pré-vestibular presencial, tem pouco tempo disponível para estudar ou deseja pagar menos.

Você assiste às aulas pela da internet, acessa os materiais de apoio e apostilas no site da instituição e envia as redações para correção.

Estudo por conta própria

Muitos candidatos optam por estudar em casa, sem o apoio de um cursinho presencial ou online. Nesse caso, ter foco e disciplina é primordial para obter um bom desempenho.

Quando você decide estudar por conta própria, algumas ferramentas podem ajudar, como assistir a videoaulas no YouTube, comprar livros focados em conteúdos para o Enem, revisar as matérias estudadas e ir à biblioteca.

Onde usar a nota do Enem?

O Enem é a porta de entrada para aqueles que desejam começar o ensino superior. Com ele, é possível ingressar em uma universidade pública, participar de programas de bolsas como o ProUni ou Fies, realizar o Sisu e o Sisutec.

Selecionamos algumas faculdades particulares que são reconhecidas pelo MEC, têm mensalidades acessíveis e aceitam a nota do Enem como forma de ingresso em seus cursos.

Conheça agora essas opções:

Veja também:

Descubra que notas você precisa tirar no Enem em cada curso

Descubra o que você deve fazer depois do Enem

Agora que você já sabe o que estudar para o Enem, decidiu onde vai utilizar sua nota? Conte para a gente!