O exame utilizado por estrangeiros para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) teve um índice de aprovação de 74,7%, segundado dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nesta segunda feira, 15 de julho. No total foram 3.972 inscrições para o programa, sendo que 2.970 foram aprovados. As provas foram aplicadas no mês de abril.

De acordo com o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, o número de inscrições para o primeiro semestre teve um aumento de 45%. Além disso, o índice de aprovação dos candidatos vem crescendo a cada ano, mostrando a importância e o reconhecimento do exame, tanto no Brasil, como internacionalmente.

O Celpe-Bras é um exame de proficiência na língua portuguesa, que avalia estrangeiros. É reconhecido oficialmente, sendo aceito por instituições e empresas internacionais como forma de comprovação da fluência na língua portuguesa. No Brasil o teste é exigido por instituições de ensino superior, para cursos de graduação e pós-graduação, como forma de ingresso de alunos estrangeiros. Também serve como documento para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que desejam trabalhar no país.

O exame é aplicado em 22 postos no Brasil e em 47 postos no exterior, sendo aplicado duas vezes por ano. Avalia a compreensão escrita e oral do candidato, possuindo quatro níveis de avaliação – intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior. As inscrições para a segunda edição do Celpe-Bras já estão abertas e vão até dia 13 de agosto. As provas da segunda edição serão aplicadas nos dias 22, 23 e 24 de outubro de 2013. Podem se inscrever os estrangeiros que, na data do teste, tiverem 16 anos ou mais. O participante poderá escolher o país onde deseja fazer o exame.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]