Conheça opções de faculdades de Marketing agora mesmo

Carreiras — Escrito por

Está em busca de uma faculdade de Marketing? Conheça algumas opções e saiba mais detalhes sobre o curso!

Marketing é uma área que está em pleno crescimento. Isso porque o campo foi visivelmente ampliado com o crescimento da internet e o número de usuários online (basta se lembrar dos anúncios que aparecem quando você navega na internet).

Assim, além daquele marketing tradicional, voltado para empresas e produtos por meio de divulgação em rádio, TV e jornais, hoje se expande o Marketing Digital, subdividindo-se em Marketing de Conteúdo, Marketing para redes sociais (como Instagram e Facebook), para YouTube, blogs e outras mídias.

Portanto, se você está pensando em ter um diploma de curso superior em Marketing, escolheu o momento certo! Neste texto, vamos dar mais detalhes e apresentar ideias que podem ajudar na sua escolha. Confira:

Tipos de curso superior em Marketing

Você sabia que o ensino superior no Brasil é dividido em três diferentes graus? São eles: bacharelado, licenciatura e tecnológico. Eles se caracterizam por apresentar um foco um pouco diferente quanto à atuação do formando no mercado de trabalho.

No caso do Marketing, existe o curso do tipo bacharelado e tecnológico. Abaixo, vamos explicar isso mais detalhadamente.

Bacharelado em Marketing

O curso de Marketing do tipo bacharelado tem como objetivo formar um profissional que tenha conhecimentos amplos sobre a área, sendo capaz de atuar posteriormente em diversos campos específicos que queira escolher.

O bacharelado em Marketing pode receber os nomes de “Propaganda e Marketing”, “Comunicação e Marketing” ou “Marketing Estratégico”.

Características do bacharelado em Marketing:

  • Duração média de 4 anos.
  • Disciplinas: matérias teóricas mais amplas  (nas áreas de Economia, Sociologia, Antropologia, Matemática e Logística) e matérias mais específicas (como Comportamentos de Compra, Estratégias Mercadológicas, Comunicação, Relacionamento com Clientes).
  • Exige um TCC (trabalho de conclusão de curso).
  • Pode exigir Estágio Obrigatório.

Tecnológico em Marketing

O curso tecnológico em Marketing também é de nível superior, porém tem como objetivo formar um profissional com conhecimentos mais específicos para que atue em áreas que exigem o domínio prático.

Normalmente, o nome desse curso é “Gestão em Marketing”, mas isso pode variar de uma instituição para outra. Apesar disso, alguns são direcionados a uma determinada área do Marketing. Por isso, é importante que você verifique a grade curricular (disciplinas do curso) para garantir que vai se matricular no curso que deseja.

Em alguns casos, o nome do curso já deixa claro qual é o enfoque dado, como “Gestão de Marketing no Varejo”, “Gestão de Marketing de Pequenas e Médias Empresas”, Gestão de Marketing em Turismo”, “Gestão de Vendas e Marketing”.

Características do curso tecnológico em Marketing:

  • Duração média de 2 anos.
  • Disciplinas: matérias mais práticas e específicas (Estratégia Empresarial, Marketing e formação de preço, Comportamento do Consumidor, Planejamento e desenvolvimento de novos produtos).
  • Exige um TCC.

4 bons motivos para fazer Marketing

Se você ainda está com receio e não decidiu se quer mesmo fazer faculdade de Marketing, vamos te dar um empurrãozinho apresentando quais são os atrativos desse curso:

  • É uma profissão do futuro: cada vez mais as empresas compreendem que o Marketing é indispensável para que elas cresçam ou se mantenham no mercado.
  • Há diversas possibilidades de atuação: as oportunidades são muitas, incluindo  agência de publicidade, empresas inovação, logística, vendas e design de produto.
  • Auxilia a sociedade: o Marketing traz diversas melhorias na comunicação e no uso das coisas, pois cria novas necessidades no mercado de produtos e serviços, ajudando a sociedade a evoluir como um todo.
  • Está ligada à inovação: é uma área muito rica para quem deseja lidar com inovações que surgem, como bancos virtuais, novos métodos de pagamento e redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn).

Mercado de trabalho para formados em Marketing

Como já dissemos, o Marketing é uma área que está em expansão e crescimento e atinge novos nichos de mercado, onde se torna cada vez mais indispensável. Por isso, qualquer empresa hoje busca por um profissional da área para melhorar sua comunicação com clientes.

Por esse motivo, acreditar que o mercado de trabalho para esse profissional se restringe apenas a agências de comunicação ou no setor de marketing das empresas é uma bobagem.

Veja só em quais áreas o profissional de Marketing atua:

  • Comunicação empresarial: cria ações e material de comunicação voltados para o público interno da empresa.
  • Consultoria: presta assessoria a empresas para promover o lançamento de produtos ou serviços.
  • Desenvolvimento de produtos: identifica as necessidades dos consumidores e cria ou renova produtos e serviços para atendê-los.
  • Gerenciamento de produtos: desenvolve estratégias de venda desde o momento em que um produto é lançado até sua chegada ao mercado.
  • Pesquisa de mercado: obtém dados sobre o consumidor, seus hábitos de consumo e o impacto da chegada de um produto ao mercado.
  • Planejamento estratégico: coleta, analisa e interpreta dados do mercado para a criação de um plano de marketing que vai ajudar a atingir as metas da empresa.
  • Mídias sociais: propõe ações de promoção da marca no ambiente virtual, além de se relacionar com os usuários e avaliar o que é exposto sobre a empresa na internet.
  • Merchandising: planeja a inserção publicitária de uma marca nos veículos de comunicação e avalia os resultados da ação.
  • Marketing de conteúdo: criar conteúdo para blogs, sites e redes sociais, atraindo e envolvendo pessoas de modo a criar uma percepção positiva da marca e, assim, gera mais negócios.
  • Marketing político: atua na comunicação política cuidando da imagem do candidato ou no marketing eleitoral.

Onde estudar Marketing?

Se este texto ajudou você a tomar a decisão de fazer um curso de Marketing, o passo seguinte é pensar em qual faculdade se matricular.

Existe um número significativo de instituições de ensino que ofertam o curso superior de Marketing (seja bacharelado ou tecnológico). A vantagem é que também existe faculdade de Marketing a distância, o que pode ser uma oportunidade e tanto para quem não tem tempo sobrando na rotina.

Dentre as diversas instituições, selecionamos algumas reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC onde você poderá estudar Marketing. Todas elas participam de programas de bolsas de estudos e de financiamento estudantil, além de trabalharem com descontos, convênios e parcelamento das mensalidades. Confira:

Veja também:

Melhores faculdades de Marketing

Marketing a distância

Agora que você já sabe tudo sobre Marketing, já decidiu se quer mesmo fazer o curso? Está pensando em fazer bacharelado ou tecnológico? Divida seus planos e ideias com a gente deixando um comentário abaixo!

Comente