Entenda como entrar em uma faculdade gratuita EAD

Carreiras — Escrito por

Você sabia que é possível estudar de graça na modalidade a distância? Se você tem interesse nesse tema, confira nosso artigo e descubra tudo sobre como estudar em uma faculdade gratuita EAD!

Fazer faculdade é o desejo de milhares de pessoas, mas alguns obstáculos acabam impedindo ou adiando a realização desse sonho. Dentre os problemas que impedem as pessoas de começar um curso superior, dois se destacam: a questão financeira e a falta de tempo. 

Para resolver a questão financeira, muitas pessoas decidem prestar vestibulares de universidades públicas, assim têm a possibilidade de estudar de graça. Já quando o problema é a falta de tempo, a maioria opta por estudar a distância. 

Porém, muitas vezes esses problemas andam juntos, e a mesma pessoa que tem pouco tempo disponível também não pode arcar com altas mensalidades. Neste caso, a melhor opção é escolher uma faculdade gratuita EAD.

Pouca gente sabe, mas existem algumas formas de estudar a distância de graça. Confira abaixo como!

Como fazer uma faculdade gratuita EAD?

A forma mais conhecida para estudar de graça a distância é ingressando na universidade pública. Para isso, é necessário se dedicar bastante ao vestibular, pois a concorrência é muito grande.

Para selecionar os candidatos, algumas universidades aplicam o próprio vestibular, já outras aceitam a nota obtida no Enem. Ou seja, existem duas formas de entrar na faculdade pública: realizando o vestibular da instituição ou fazendo o Enem. 

Mas também é possível estudar gratuitamente em faculdades privadas! Graças a programas como o ProUni, que oferece bolsas de até 100%, hoje em dia muita gente não paga nada para estudar em instituições privadas.

Para concorrer a uma vaga no ProUni é necessário realizar o Enem. É por meio da nota neste exame que o candidato será classificado para concorrer às bolsas de estudo — que podem ser integrais (100%) ou parciais (50%). 

O programa também exige que o candidato tenha estudado em escola pública ou em escola particular como bolsista integral, além de ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos. 

O que fazer se eu não passar na faculdade pública nem no ProUni?

Entrar na faculdade pública, seja por meio do Enem ou do vestibular, não é nada fácil, afinal são muitos candidatos concorrendo com você. O mesmo ocorre com o ProUni, pois muitas pessoas desejam conquistar uma bolsa na faculdade particular. 

Sendo assim, não conseguir uma vaga na universidade pública nem uma bolsa no ProUni é uma possibilidade real. Caso isso aconteça, não desanime! Existem outras formas de fazer faculdade EAD pagando pouco. A seguir explicamos como!

Como fazer faculdade a distância pagando pouco?

Primeiro, é preciso entender que o curso a distância por si só já é mais barato. Isto porque os cursos EAD dão menos gastos à faculdade, visto que não exigem da instituição uma estrutura física que abrigue a todos os alunos todos os dias. 

Mesmo assim, algumas pessoas podem achar o valor da mensalidade um pouco pesado. Se este é o seu caso, saiba que algumas instituições oferecem programas de bolsas e descontos. Para saber quais faculdades oferecem facilidades de pagamento, basta fazer uma pesquisa em seus sites.

Para te ajudar nisso, selecionamos algumas opções de instituições que podem te interessar. Todas elas possuem cursos EAD com mensalidades acessíveis e oferecem bolsas e descontos. 

Além disso, são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e aceitam o Enem como forma de ingresso. Confira:

Veja também:

Confira as 10 melhores faculdades com ensino a distância

Os melhores cursos EAD do Brasil

Já escolheu onde vai estudar? Então queremos saber tudo: o que vai estudar? E quando começará? Comente no espaço abaixo!

Comente