Saiba se é possível fazer uma faculdade gratuita EAD

Carreiras — Escrito por

Quer avançar nos estudos, mas sem gastar muito? Descubra agora se o ensino a distância está disponível gratuitamente!

A cada ano, o ensino superior tem se tornado realidade para mais e mais brasileiros. No entanto, ainda é uma possibilidade distante para muitos.

Junto a todos os sonhos e conquistas, muitas responsabilidades e falta de tempo podem impossibilitar ou dificultar o início de uma faculdade. Nesse cenário, o ensino a distância ganha força e a oportunidade de estudar sem pagar nada pode ser a solução para esses problemas.

Será que dá para juntar os dois? Veja a seguir!

Faculdade EAD: como funciona?

Muitos estudantes enxergam a faculdade EAD como a melhor alternativa para a graduação. A possibilidade de estudar na hora em que quiser mantendo os horários flexíveis é um dos pontos mais fortes para a decisão de quem quer entrar no ensino superior.

Além de economia de tempo, o ensino a distância também possibilita a economia financeira, já que o aluno não precisa se deslocar ao polo educacional todos os dias e reduz drasticamente gastos com transporte e combustível, por exemplo (além do tempo no trânsito, dependendo da região).

As mensalidades também são mais em conta quando comparadas ao mesmo curso aplicado de forma presencial. Para você ter uma ideia, os valores mensais podem chegar a três vezes menos que uma graduação tradicional. É um impacto nas finanças, certo?

Mesmo assim, qualquer mensalidade pode pesar no bolso de muitas pessoas que querem e precisam aprimorar seus conhecimentos profissionais e se preparar para o mercado.

Mas para essa modalidade de ensino é importante ter disciplina. Adaptar os estudos à sua rotina significa mais responsabilidade e controle sobre as tarefas e aprendizado.

Os recursos necessários para dar andamento no conteúdo também são simples: basta ter conexão à internet e um dispositivo para acessar todo o material na plataforma da faculdade.

As provas costumam ser realizadas no polo educacional da instituição mais próxima nos períodos bimestrais. Porém, isso pode variar de curso para curso, já que algumas graduações costumam ser oferecidas no modo semipresencial — com algumas aulas presenciais além das provas.

É possível fazer uma faculdade EAD gratuita?

Se você busca pelo ensino a distância sem mensalidades, saiba que a educação pública é a sua opção.

Instituições federais e municipais já dispõem de cursos para essa modalidade de ensino em todo o País.

É a garantia de bons cursos em faculdades reconhecidas e avaliadas pelo órgão competente — o Ministério da Educação (MEC).

Mas lembre-se: mesmo a distância, os cursos nas faculdades públicas são disputados e, consequentemente, a dificuldade das provas aumenta. Portanto, prepare-se para conquistar uma boa colocação e garantir sua vaga nos processos seletivos.

Veja algumas das opções de faculdade que oferecem cursos EAD:

  • Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ
  • Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC
  • Fundação Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD
  • Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR
  • Fundação Universidade Federal do Tocantins – UFT
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense – IFSul
  • Universidade da Integração Internacional  da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB
  • Universidade de Brasília – UNB
  • Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
  • Universidade Federal de Uberlândia – UFU
  • Universidade Federal de Viçosa – UFV
  • Universidade Federal do Amapá – UNIFAP
  • Universidade Federal do Amazonas – UFAM
  • Universidade Federal do Ceará – UFC
  • Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO
  • Universidade Federal do Maranhão – UFMA
  • Universidade Federal do Pará – UFPA
  • Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS

Onde fazer uma faculdade EAD pagando pouco?

Como dito, um dos pontos fortes do ensino a distância é o valor reduzido das mensalidades. Mas você não perde nada em qualidade: a grade curricular e o nível de ensino são os mesmos de uma graduação presencial.

É importante verificar se as instituições de seu interesse atendem às especificações do MEC, como reconhecimento da faculdade e validação do curso. Em todo o País você poderá encontrar opções de ensino a distância.

Separamos para você algumas das faculdades mais buscadas quando se fala em EAD. Além de oferecerem uma extensa grade de cursos no formato a distância, as instituições também contam com bolsas de estudo e financiamento próprio para quem busca oportunidade de economizar na hora de estudar. Anote:

Acompanhe também:

Conheça as 10 faculdades a distância mais baratas do País

Saiba como conseguir vagas remanescentes no ProUni

Ficou mais fácil decidir pela faculdade EAD? Conte nos comentários qual faculdade chamou mais atenção e qual curso você deseja fazer!

Comente