Descubra quais faculdades a distância aceitam o Enem 2018

Enem — Escrito por

O Ensino a Distância (EAD) vem crescendo a passos largos. Nas universidades brasileiras, essa modalidade de ensino já representa cerca de 40% das vagas oferecidas.

E muitas adotaram as notas do Enem como critério de seleção dos candidatos, seja em substituição ao vestibular ou para ingresso por meio do programa governamental ProUni.

As instituições que aceitam a pontuação do Enem estão distribuídas por todo o Brasil. Então, fique ligado em mais essa oportunidade de fazer a faculdade dos seus sonhos e turbinar sua carreira.

Descubra agora mesmo como as faculdades a distância usam as notas do Enem, veja nossa lista de sugestões e, de quebra, conheça algumas características do EAD!

Como as faculdades a distância podem usar as notas do Enem 2018?

A nota do Enem serve para muita coisa. Além de medir o nível de conhecimento dos estudantes, ela pode significar o acesso ao ensino superior, em cursos presenciais e também a distância. Veja como:

Enem 2018 como substituição do vestibular

Toda faculdade tem o seu vestibular. Nos cursos a distância, o mais comum é p vestibular agendado, no qual o candidato escolhe dia e horário para fazer a prova.

Mas, em inúmeros casos, fazer o vestibular – seja ele tradicional ou agendado – não é necessário. Se você teve um bom desempenho no Enem, e se a sua nota é suficiente para entrar no curso desejado, você conquista a vaga diretamente.

A nota necessária para passar varia de acordo com a faculdade e o curso, obedecendo a fatores como número de vagas e de candidatos inscritos, por exemplo.

Alguns cursos a distância aceitam as notas do Enem como complemento à pontuação do vestibular.

Como cada faculdade tem autonomia para definir seus processos seletivos, o melhor mesmo é entrar em contato com a instituição de seu interesse para verificar quais são as oportunidades e os procedimentos.

Enem 2018 para entrar na faculdade via ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado para facilitar o acesso a estudantes de baixa renda ao ensino universitário. Ele distribui bolsas de estudo em faculdades presenciais e a distância do país inteiro.

Para se inscrever no programa é preciso se enquadrar nos requisitos de renda familiar e formação. Quanto ao Enem, o candidato deve ter um desempenho de pelo menos 450 pontos na média geral das provas. Não pode ter zerado na redação.

O ProUni acontece duas vezes ao ano e é voltado apenas a quem ainda não tem um diploma de nível superior. Quem fizer o Enem 2018 e se enquadrar nos requisitos vai poder concorrer nas duas edições do ProUni 2019.

Faculdades a distância que aceitam a nota do Enem

A lista de faculdades é grande. Vamos apresentar aqui algumas dicas de instituições reconhecidas e muito bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) que contam com uma extensa relação de cursos a distância.

Elas aceitam a nota do Enem como substituição do vestibular e também trabalham com o ProUni. Assim, você pode considerar esses dois caminhos para usar a pontuação do Enem como acesso a um curso EAD.

Além do ProUni, algumas delas mantêm programas particulares de bolsas de estudo que consideram as notas do Enem e dão descontos conforme o desempenho do obtido no exame.

Confira:

Como funciona uma faculdade a distância?

As faculdades a distância utilizam plataformas digitais onde acontece praticamente todo o curso. Lá, estão disponíveis os textos de cada matéria, exercícios, áudios e vídeos, entre outros recursos virtuais.

A maioria das aulas também fica disponível nessa plataforma.

Todo curso a distância deve ter, por lei, uma parte presencial. Ela acontece em um polo de apoio. São atividades como provas, apresentações de trabalho, reuniões em grupo ou aulas práticas de laboratório, por exemplo.

A frequência com que você tem que comparecer ao polo vai variar de acordo com o tipo de EAD que você escolheu. Os tipos mais comuns são o online (pouca carga presencial) e o semipresencial (a presença do aluno no polo é solicitada uma ou mais vezes por semana).

O conteúdo do curso a distância é equivalente ao do presencial e os diplomas têm o mesmo valor. E as vantagens são óbvias: o conforto de poder estudar em casa, a flexibilidade de horários e a economia nas mensalidades e em itens como alimentação e transporte.

 

Veja também:

Conheça as 10 faculdades a distância mais baratas do país

Está pensando em fazer um curso a distância? Já sabe qual faculdade vai tentar? Deixe seus comentários!

Comente