Veja quais são as faculdades a distância que aceitam o ProUni

Prouni — Escrito por

Estudar a distância, com bolsa de estudos? Descubra quais faculdades aceitam o ProUni e conquiste seu diploma de nível superior.

Os cursos a distância são cada vez mais procurados por aqueles que querem ou precisam fazer um curso superior com horários flexíveis e sem gastos com deslocamentos.

Se não há nenhuma faculdade em sua cidade na área que deseja estudar, essa é uma excelente opção! 

Quer saber de algo melhor ainda? Os cursos a distância são reconhecidos pelo MEC e seus certificados têm a mesma validade que a de um curso presencial.

Além disso, você pode conseguir bolsas parciais ou integrais pelo ProUni, já que muitas instituições aderiram a esse processo seletivo e, a cada ano, há mais vagas disponíveis na modalidade EAD.

Por essa razão, e para que você não deixe escapar essa oportunidade, hoje falaremos sobre quais as faculdades a distância que aceitam o ProUni. Confira!

Como funciona o ProUni para faculdades a distância?

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um processo seletivo do governo federal que subsidia bolsas de estudo para alunos de baixa renda em faculdades privadas.

Para ser beneficiado com uma bolsa integral (100%), o candidato precisa comprovar uma renda bruta familiar de no máximo 2,5 salários mínimos per capita.

Comprovando uma renda bruta de até 3 salários mínimos per capita, é possível conseguir uma bolsa de 50%.

Todas as regras estão no edital do programa, que é publicado duas vezes ao ano, no início de cada semestre letivo.

Os cursos a distância também seguem os editais, pois, como já dissemos, têm a mesma validade que os cursos presenciais, assim como a grade curricular e todas as outras obrigações acadêmicas.

As inscrições são feitas on-line, no site do ProUni e você pode concorrer às bolsas no período em que o processo seletivo estiver aberto, de maneira bem simples. Vejamos, a seguir, com mais detalhes.

Como fazer inscrição em faculdades a distância que aceitam o ProUni?

O ProUni faz sua seleção considerando a nota do Enem.

O candidato precisa ter feito a prova do ano imediatamente anterior para concorrer às duas edições do processo, ou seja, para as vagas de 2020, é preciso a nota do Enem de 2019.

Os passos são:

  • Entrar no site do ProUni no período de inscrições.
  • Colocar o número de inscrição e senha do Enem.
  • Preencher todas as informações solicitadas, inclusive questionário sobre suas condições socioeconômicas.
  • Escolher duas opções de curso e as instituições, em ordem de preferência.

Para concorrer às vagas, é preciso atingir no mínimo 450 pontos nas questões objetivas e receber nota acima de zero na redação. Mas tenha em mente que para concorrer a determinados cursos, você precisará de uns pontinhos a mais.

As duas opções de curso e instituição escolhidas podem ser alteradas durante todo o processo. Caso sua nota não seja suficiente, você pode trocar e escolher outro curso, ou outra faculdade.

Uma boa notícia é que as vagas a distância nem sempre são preenchidas na primeira chamada, sendo oferecidas posteriormente como vagas remanescentes.

Para as vagas remanescentes ainda há uma “colher de chá”, que permite que você faça sua inscrição com a nota do Enem desde a edição de 2010. Para tanto, você não pode perder de vista os prazos e deve conferir os resultados todos os dias. 

Fique atento também às exigências da faculdade, porque podem haver atividades presenciais, como provas no polo escolhido. 

Também é válido para as vagas EAD, um número destinado de cotas para pessoas com deficiência e autodeclarados pretos, pardos ou índios, caso seja a sua situação.

Como sei quais faculdades a distância aceitam o ProUni?

As faculdades que oferecem bolsas pelo ProUni têm um período para fazer suas inscrições no programa e o candidato só sabe quais são elas nas datas dos processos seletivos.

As que já participaram de edições anteriores costumam divulgar em seus sites. Sendo assim, se a vaga que você está de olho é oferecida todos os anos, além de aguardar a abertura do edital, acompanhe as notas de corte para saber quanto será preciso tirar no Enem.

Durante as inscrições, além de quais faculdades, você também saberá quais são os cursos a distância com bolsas.

Veja algumas instituições que todos os anos abrem vagas pelo ProUni:

Não é demais lembrar que todos os cursos EAD dessas universidades são reconhecidos pelo MEC. Com esse diploma, sua carreira dará um salto imenso!

Quantas bolsas são oferecidas pelo ProUni para faculdades a distância?

No site do ProUni, conseguimos ter uma ideia de como o programa tem dado oportunidade para muitos estudantes completarem o ensino superior.

A seguir, separamos os dados sobre as bolsas oferecidas em alguns estados do Brasil. O número de bolsas inclui cursos a distância e presenciais:

Estado Bolsas Integrais Bolsas Parciais Total
São Paulo 34.752 24.488 59.240
Minas Gerais 11.010 12.132 23.142
Paraná 8.668 10.179 18.847
Distrito Federal 2.654 9.129 11.783
Rio de Janeiro 7.882 1.744 9.626

Na tabela, não há uma divisão entre as modalidades de ensino, mas o número de bolsas para cursos a distância chega a ser maior do que para os presenciais, principalmente nos cursos superiores tecnológicos, incluindo Gestão Financeira, Gestão de Pessoas, entre outros.

Em média, são destinadas 13% das vagas para cursos a distância. Sendo assim, das mais de 244 mil bolsas concedidas em 2019, quase 32 mil foram para cursos na modalidade EAD.

O número de bolsas nas capitais é maior, porém, o ProUni chega a muitas universidades em cidades menores, no interior dos estados.

São muitas chances, não é mesmo? Não deixe passar essa oportunidade e faça sua inscrição para o próximo semestre!

O que fazer se não passar no ProUni?

Se não conseguir sua bolsa pelo ProUni, essas faculdades oferecem bolsas internas que podem aliviar o seu bolso, deixando o seu sonho de cursar uma faculdade bem mais real:

A pontuação exigida é menor, com apenas 300 pontos no Enem e nota acima de zero na redação, você pode garantir uma vaga e entrar direto, sem prestar vestibular!

Claro que, quanto mais pontos tiver, melhor classificado ficará e seu desconto nas mensalidades poderá ser maior.

Veja as regras para o ingresso direto nos sites ou nos polos e obtenha mais informações sobre todas as vantagens que elas oferecem.

Os polos EAD são distribuídos em muitas cidades, é só procurar o mais próximo e fazer sua matrícula!

Veja também:

É possível conseguir uma bolsa de estudos para o EAD?

Entenda como funcionam as bolsas remanescentes do ProUni

Já pesquisou o curso a distância que irá cursar em 2020? Comente qual escolheu e qual nota será preciso tirar no Enem para entrar na universidade e ganhar uma bolsa pelo ProUni!

Comente