Conheça algumas faculdades EAD que são reconhecidas pelo MEC

Universidades — Escrito por

Você quer fazer um curso de graduação EAD? Então confira algumas faculdades a distância reconhecidas pelo MEC!

Mais baratos e mais flexíveis, os cursos EAD vêm ganhando cada vez mais espaço no Brasil. De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o país tem cerca de 1,5 milhão de alunos matriculados em graduações semipresenciais. Graças a essa popularidade, é muito fácil encontrar faculdades a distância reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Se antes os cursos a distância eram limitados somente à Pedagogia e licenciaturas, hoje em dia é possível encontrar diversas opções, desde engenharias até áreas voltadas para a promoção da saúde.

Se você deseja fazer uma graduação semipresencial, mas tem dúvidas sobre quais são as faculdades a distância reconhecidas pelo MEC, continue a leitura deste post. Além de citar algumas instituições, vamos falar também sobre outras questões importantes sobre o assunto. Acompanhe!

Importância de escolher uma faculdade reconhecida pelo MEC

Quando uma instituição de ensino é reconhecida pelo MEC, significa que ela passou por uma avaliação rigorosa sobre seu controle de qualidade. Nesse processo de avaliação, são analisados diversos aspectos, que vão desde a estrutura da instituição até a qualidade do corpo docente.

Atenção: caso um estudante faça um curso em uma faculdade que não tem o reconhecimento do MEC, seu diploma não será validado. Então, além de perder tempo em fazer a graduação, o aluno ainda investe dinheiro à toa – caso a faculdade seja privada.

Isso ocorre porque, segundo as leis brasileiras, para um diploma de curso superior ter validade, ele precisa ser expedido por uma instituição reconhecida pelo MEC. Por isso, o aval do Ministério é o que garante que seu diploma seja aceito no mercado de trabalho, em instituições de pós-graduação, mestrado e doutorado e por conselhos de registro de classe.

Entenda o que significa uma faculdade ser reconhecida pelo MEC

Nem sempre um curso superior oferecido por uma instituição de ensino é reconhecido pelo MEC. Mas como essa faculdade pode oferecer uma graduação que não tem reconhecimento legal? Bom, para que ela conquiste o “selo de qualidade”, a instituição precisa passar por duas etapas.

Primeiro, é necessário que a instituição consiga autorização para oferecer o curso. Pela lei, uma faculdade só pode oferecer uma nova graduação mediante autorização do MEC. Quando ela é apenas autorizada, significa que é nova e ainda vai passar pelo processo de reconhecimento.

O reconhecimento é solicitado pela instituição após a primeira turma do curso já ter feito metade da graduação. Então, o MEC envia uma comissão para avaliar a faculdade e o curso de acordo com os critérios adotados pelo órgão.

Depois da avaliação, o MEC reconhece ou não o curso. Nesse momento, ainda podem ser solicitadas melhorias e ajustes para que uma nova visita seja feita – caso haja falhas e o reconhecimento não seja possível logo na primeira avaliação.

Conheça algumas faculdades a distância reconhecidas pelo MEC

Agora que você já sabe a importância de fazer um curso a distância em uma faculdade reconhecida pelo MEC, está na hora de conhecer algumas instituições que atendem a esse critério. Confira essas boas faculdades para você começar seu curso agora:

Descubra como saber se uma instituição é reconhecida pelo MEC

Para saber se uma faculdade a distância é reconhecida pelo MEC, basta acessar o portal do órgão e fazer uma busca. Você pode pesquisar por curso ou faculdade, basta digitar o nome da graduação ou instituição no campo “Pesquisar” e escolher os filtros.

É possível procurar por estado e cidade. Quando você pedir para “buscar”, aparecerá a lista das faculdades reconhecidas pelo MEC e seus respectivos links para acessar o site da instituição.

Também é possível saber qual a nota que a graduação de seu interesse tem de acordo as normas de avaliação do MEC. Para um curso ser reconhecido, ele precisa alcançar a pontuação mínima de 3 e máxima de 5.

As instituições citadas no tópico anterior são apenas algumas das universidades a distância reconhecidas pelo MEC. Para saber a lista completa das instituições presentes em sua cidade, faça uma pesquisa rápida utilizando o link que informamos logo acima.

Veja também:

Como fazer uma faculdade EAD com a nota do ENEM

Como organizar o tempo e obter sucesso no ensino a distância

Gostou do post e quer ficar por dentro de diversos assuntos sobre vestibular, faculdades e carreira? Então, siga nosso perfil no Facebook e acompanhe as postagens no blog. Temos diversos conteúdos que vão ajudar na escolha da faculdade e do curso certos para você!

Comente