Respire fundo e prepare-se para uma informação de cair o queixo: o Brasil tem nada menos que 1.560 faculdades de Administração, que oferecem atualmente 2.170 cursos e contam com 682.55 alunos matriculados. E isso sem contar os inúmeros cursos de tecnólogo na área.

A mais recente Estatística da Educação Superior revela que, em número de matrículas, o bacharelado em Administração ocupa o segundo lugar, perdendo apenas para outro queridinho dos brasileiros: Direito.

Por ano, as faculdades de Administração oferecem mais de meio milhão de novas vagas, conforme o pessoal vai se formando. E uma boa parte delas pode ser ocupada por quem se deu bem no Enem!

Quer saber como fazer e que critérios considerar para escolher uma boa faculdade no meio de tantas opções?

Então fique aqui com a gente que vamos falar sobre como entrar em Administração com a nota do Enem e onde estudar. Confira agora mesmo!

Como entrar em Administração com a nota do Enem

Antes de correr atrás de uma faculdade de Administração que aceite a sua nota do Enem, você precisa ter um bom entendimento dos processos seletivos que usam o desempenho do exame para classificar os candidatos.

Essa informação vai fazer com que você economize um tempão (e muita dor de cabeça!) lá na frente.

Existem basicamente quatro formas de usar a nota do Enem para cursar Administração. Entenda melhor:

  • Sisu: serve para entrar em universidade pública. Para participar, basta não ter zerado no Enem mais recente. A nota para passar dificilmente fica abaixo de 600 pontos. Vale somente para cursos presenciais.
  • ProUni: garante bolsa de estudos até o fim do curso. Aqui, a nota de corte começa por volta de 450 pontos, que também corresponde ao mínimo participar. O candidato não pode ter zerado na redação e deve se enquadrar em critérios socioeconômicos. Vale para cursos presenciais e a distância.
  • FIES: este programa tem nota de corte e critérios de participação parecidos com os do ProUni. A diferença é que oferece financiamento estudantil a juros baixos e prazo de pagamento longo. Vale apenas para cursos presenciais.
  • Ingresso Direto: é a forma mais simples e desburocratizada de entrar no curso de Administração. As notas variam muito de faculdade para faculdade. Por isso, se você acha que não foi tão bem assim no Enem, nada de desanimar! Consulte as faculdades que vamos indicar ao final deste texto e veja quantos pontos elas estão pedindo para entrar em Administração – você pode se surpreender positivamente!

O que avaliar na hora de escolher a faculdade de Administração

Antes de passarmos uma lista de boas faculdades de Administração que aceitam o Enem, aqui vai um alerta.

Das mais de 1.500 instituições que oferecem o curso, apenas 138 pertencem à rede pública de ensino superior. Isso quer dizer que tem muita faculdade privada de Administração pelo Brasil afora, o que não significa alta qualidade em todas elas.

Para você não perder tempo nem dinheiro, fique de olho no seguinte:

  • Se a faculdade é reconhecida e bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC)
  • Se ela tem o curso de Administração na modalidade, turno e localidade ideais para as suas expectativas.
  • Se oferece algum tipo de benefício que ajude a aliviar o bolso: ProUni, FIES, descontos, bolsas e financiamentos.

Faculdades de Administração que aceitam o Enem

Agora sim!

Confira algumas faculdades de Administração reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem o curso em diversos formatos, turnos e localidades. Todas elas aceitam a nota do Enem para ProUni, FIES e ingresso direto, além de terem outros programas de descontos, convênios, parcelamento da mensalidade e bolsas de estudo.

Clique em cada uma para saber mais:

Veja também:

Saiba em quais faculdades você pode estudar com o Enem

E aí, já escolheu onde vai estudar Administração com a nota do Enem? Conte para a gente nos comentários!