Conheça as faculdades de Educação Física que aceitam o Enem

Enem — Escrito por

Quem sonha em fazer uma graduação em Educação Física, seja do tipo bacharelado ou licenciatura, não vai ter dificuldades de encontrar o local ideal onde estudar.

Hoje, no Brasil, há mais de 1.000 cursos em atividade, de acordo com a mais recente Estatística da Educação Superior.

O curso é de fácil acesso em todas as regiões do país, em diferentes turnos e modalidades de ensino.

Se você fez o Enem e pensa em usar o desempenho para cursar Educação Física, veio ao lugar certo!

Aqui vamos falar sobre as possibilidades de acesso e dos benefícios disponíveis para estudar Educação Física. Ao final, apresentamos uma lista selecionadíssima de boas faculdades que aceitam o Enem.

Confira agora mesmo!

Como usar o Enem para cursar Educação Física

A nota do Enem virou uma verdadeira porta de entrada para o ensino superior. Com o curso de Educação Física não é diferente – as opções vão de ingresso sem vestibular a bolsa de estudos e financiamento facilitado.

Por isso, fique super de olho nas informações que vamos passar. Vamos dar um giro pelo calendário anual de processos seletivos, contar como faz para participar e qual nota no Enem vai garantir a sua vaga.

Logo depois que sai o resultado do Enem, começa a corrida por um lugar ao sol na universidade.

O primeiro grande processo seletivo de âmbito nacional é o Sisu, que distribui vagas em cursos presenciais de universidades públicas. Para se inscrever, basta ter feito o Enem mais recente e não ter zerado na redação.

Para conquistar uma vaga em Educação Física no Sisu, é bom ter por volta de 650 pontos. Essa é mais ou menos a média nacional. Em algumas faculdades, a nota de corte pode superar os 700 pontos, enquanto em outras (poucas), dá para entrar com 560 pontos.

Logo depois do resultado do Sisu, abrem as inscrições do ProUni, programa federal de distribuição de bolsas de estudos em faculdades particulares. As bolsas são para cursos presenciais, semipresenciais e a distância. Para se inscrever no ProUni você precisa se enquadrar em alguns requisitos socioeconômicos e de desempenho no Enem (pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação).

As notas de corte de Educação Física no ProUni ficam entre 460 e 730, com média nacional por volta de 580.

Se você não conseguiu vaga no ProUni, pode tentar o FIES, que ajuda a pagar a mensalidade de cursos presenciais. Os juros são baixos e a dívida só começa a ser cobrada após a formatura. Para se inscrever é preciso ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010 (com pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação). O FIES tem também alguns requisitos de renda familiar.

As notas de corte para financiar o curso de Educação Física pelo FIES ficam entre 451 e 670, com média nacional de 535 pontos, aproximadamente.

Mas olha, deixamos o melhor para o final: tem um jeito ainda mais simples de estudar Educação Física com a nota do Enem!

Qual o jeito mais fácil de estudar Educação Física com a nota do Enem?

A forma mais simples, rápida, descomplicada e sem estresse de entrar na faculdade de Educação Física usando a nota do Enem tem nome e sobrenome: Ingresso Direto.

Nessa modalidade, adotada por muitas e muitas faculdades privadas, tudo o que você precisa fazer é apresentar seu desempenho no Enem. Se for suficiente, a vaga é sua!

Não é uma beleza? As regras e notas de corte variam bastante entre as faculdades, mas o sistema é super comum até mesmo em grandes redes de ensino, como a Anhanguera e a Cruzeiro do Sul, por exemplo.

Boas faculdades de Educação Física que aceitam o Enem

Separamos para você algumas faculdades de Educação Física reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) que trabalham com ingresso direto, ProUni, FIES e outros programas de incentivo, como bolsas, descontos, convênios e parcelamento facilitado das mensalidades.

Conheça:

 

Veja também:

Descubra que nota você precisa tirar no Enem para ganhar bolsa

O que achou de usar a nota do Enem para estudar Educação Física? Já decidiu a faculdade? Conte para a gente aqui nos comentários!

Comente